Dica de Destaque

[Resenha] O psicopata americano (livro) - Divagando Sempre

 

Ano da primeira publicação 1991

Páginas 480

Autor/a Bret Easton Ellis




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Patrick Bateman é um assassino em série enquanto trabalha em Wall Street.  Enquanto está em jantares, encontros e no trabalho, apesar de demonstrar uma personalidade estranha, ninguém desconfia que ele possa estar matando pessoas por aí. 



Minhas divagações finais 

Talvez esse seja um dos piores livros que já li na vida. E não me refiro a escrita mas a história no todo. Ou algumas partes pelo menos. Que Bateman seja um psicopata sem emoções, tudo bem, mas as coisas que ele fazia eram muito insuportáveis por ser descrito nos mínimos detalhes. Enquanto sua observação na vestimenta de amigos e acompanhantes passava a ser monótona e cansativa, quando estava fazendo sexo ou matando as mulheres, a crueldade do ato era tão detalhada, que só consegui ler da primeira vítima. Quando via que iria ter mais, eu passei a pular essas partes. 

Bateman tinha várias coisas que me incomodava e intrigava. Mas no geral, era o próprio inferno em pessoa. Não via limites e sua onda de matanças não tinha um padrão, então, mesmo sendo um serial killer, seria impossível associar todas as mortes com ele. Talvez as mulheres e os homens que ele conhecia, possivelmente poderia vir a ser um suspeito. Mas os mendigos e a criança? 

Um certo ponto da leitura, estava começando a pensar que ele era louco e que tudo o que fez, todas as pessoas que matou eram coisas da sua cabeça. Já que algumas vezes ele falava coisas meio sem sentido para as pessoas e elas pareciam não ter ouvido. Cheguei a pensar que no final, seria revelado que ele escrevia sua vida de um sanatório. Mas claro, minhas teorias são sempre mais complicadas do que de fato é a história. 

O que me incomodava é que ele nunca era pego, as pessoas que desapareciam ninguém sentiu falta, com exceção de uma pessoa que um detetive particular chegou a procurar mas que no final não deu em nada. 

Bateman se preocupava com sua aparência, em estar na moda, em ostentar seu dinheiro, humilhava os mendigos e as mulheres, canibal ,ou seja, o verdadeiro retrato de alguém que não merecia estar vivo. Eu sinceramente pensei que por se tratar de um psicopata, pelo menos seus métodos de matar teria algum sentido. A origem do porque ele ser assim fosse trabalhado e que no final ele seria pego. Mas terminou como começou. Sem sentido. Ainda prefiro minha teoria dele ser louco e estar no sanatório. 

Não recomendo pelas atrocidades e detalhes em excesso. Mas se tiver estômago esteja avisado e preparado. Porque eu não estava e só segui minha curiosidade. Vi que tem o filme e embora seja estrelado por Christian Bale, não sei se tenho estômago para a parte visual. Talvez deixe para ver qualquer dia desses. 

Nota 6/10

Comentários