Dica de Destaque

[Review] Passageiros (Passengers) - Divagando Sempre

 


Ano de lançamento 2016

Duração 1h 56m

Direção Morten Tyldum

Elenco 

Jennifer Lawrence (Aurora)



Chris Pratt (Jim)



Michael Sheen ( Arthur)



Lawrence Fishburne (Gus)




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Uma nave, Avalon, transporta 5000 passageiros ao planeta Homestead II, em uma viagem de 120 anos com todos em suas cápsulas em hibernação. Devido a um mau funcionamento, um passageiro desperta. Jim, um engenheiro mecânico que passa um ano sozinho na nave, com exceção de Arthur, um bartender androide. 

Após um ano sozinho, depois de várias tentativas de voltar a hibernar, depois de curtir uma solidão se divertindo sozinho, ele acaba ficando depressivo com tanto espaço e considera tirar a vida. No entanto, acaba vendo a cápsula de Aurora, uma mulher que lhe chama a atenção e vendo seu perfil de vídeo, desperta ainda mais seu interesse. 

Aurora acaba despertando antes e inconformada com a situação, tenta tudo que Jim já tentou um ano antes, e aceitando a nova situação, passa a conviver com Jim criando sentimentos entre os dois. No entanto, a nave passa a ter algumas falhas e um outro passageiro acaba despertando. 

Aurora descobre como despertou enquanto a nave precisa ser reparada antes que todos morram no espaço. 







Minhas divagações finais 

Segunda vez que vejo o filme apenas porque gosto muito de Chris Pratt e Jennifer Lawrence. Mas vendo pela segunda vez, vejo como seria diferente se tivesse algumas mudanças significativas. Embora o trailer mostre muito do filme, talvez se tivesse sido de outra forma, fosse mais interessante. 

Com certeza tem SPOILERS

E se, a história começasse com Aurora despertando e encontrando Jim? Aí segue o filme como é, ele conta que só ele despertou da ala dele e isso já faz um ano e que ainda falta 89 anos para chegarem ao destino. Aí eles passam por todo o processo de se conhecerem, de conviver juntos e ter um relacionamento, até Aurora descobrir como ELA despertou. 

Aí volta no tempo e passa a mostrar Jim despertando primeiro. Não parece fazer sentido, mas estaríamos confusos como Aurora e ficaríamos surpresos como ela despertou. Acho que o problema maior foi esse para mim, pois não teve surpresas, drama, nada a trabalhar. Ok, tivemos Jim, sozinho, sua decisão de acordar Aurora sabendo que ela perderia a chegada da nave, o conhecimento de outro mundo e a volta dela, pois esse era seu plano. Como escritora, ela queria conhecer outro planeta, ficar um ano ou dois ali e depois voltar. Muitos anos se passariam e muitas coisas teriam mudado. Mas, ela perdeu isso quando Jim, em ato desesperado de solidão, a acordou. 

Por sua vez, mesmo irritada, decepcionada com Jim, quando Gus desperta e revela os erros que encontra na nave, Aurora e Jim, precisam contar um com o outro para salvar a nave. Mesmo quando a situação inverte e dependendo do resultado, ela pode acabar ficando sozinha, ela até cogita a ideia de deixar a nave explodir, salvo por Jim a lembrando dos 5000 passageiros hibernando. 

No final, ela tem a escolha de voltar a hibernar e realizar seus sonhos, mas Jim ficaria o resto dos anos sozinho e depois, ela nunca mais o veria. Então decidindo ficar junto com ele, por um momento pensei que eles teriam no mínimo um filho, que pudesse ficar para contar a história. Eu sei, sempre penso além do que realmente é. 

Não ficou claro quantos anos Jim e Aurora viveram ou quem morreu primeiro, talvez fosse Jim, já que os relatos finais foram narrados por Aurora, ou talvez só porque era ela a escritora e ela falava bem. Eles deixaram o corpo de Gus no espaço. E o que aconteceu com o deles? Imagina a surpresa do capitão se um filho de Jim e Aurora acordasse na mesma hora e ele, sabendo o que aconteceu, começasse a explicar? Começando pela estranha vegetação que cresceu dentro da nave... 

Bom, não sei ao certo o que deu errado, só queria que tivesse acontecido como imaginei. Mas, tirando isso, amei ver Chris e Jennifer juntos, sem contar nosso querido bartender. Só achei que foi muita ignorância eles imaginarem que só porque outras naves chegaram ao destino com sucesso, nada aconteceria com eles. Foi assim com Titanic que acharam que era impossível afundar e no entanto... 

Enfim, apesar de tudo, recomendo. 

Nota 9/10

Comentários