Dica de Destaque

[Resenha] Star Wars A última ordem - Divagando Sempre

 

Ano da primeira publicação 1993

Páginas 467

Autor/a Timothy Zahn




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Leia, deu a luz aos gêmeos enquanto o Império planeja um ataque para finalmente acabar com os Rebeldes. Mestre C'baoth continua obcecado com seu plano de capturar Leia e seu filhos, assim como ter Luke e Mara Jade. Juntos, com os poderes jedi, ele tem certeza que conquistarão o universo. 

Mas, não é o que o Almirante Thrawn pensa e junto com Pellaeon, apenas concorda com os planos de C'baoth enquanto ainda for conveniente para o Império. Apesar dos contrabandistas serem neutros nessa guerra, todos concordam que viver outra guerra clônica não está nos planos de vida deles e se juntam a Karrde em um plano arriscado. 

Enquanto isso, Leia tenta encobrir a fuga de Mara Jade juntamente com Luke, Han, Chewbacca e Lando para um planeta onde Mara acha que é o centro de clonação do Império. Leia acaba se juntando a Karrde para irem até lá tentar ajudar o grupo que pode estar indo na direção do perigo. 

Thrawn se prepara para o ataque da Nova República já contando com a vitória enquanto mantém C'baoth prisioneiro no planeta dos clones, para onde Mara Jade e Luke foram. O que Thrawn não contava era que sua ganância poderia ser o preço de sua derrota. 



Minhas divagações finais 

Depois de muito tempo, finalmente terminei a trilogia de Thrawn. Esse último foi meio cansativo para mim. Thrawn e C'baoth tinham objetivos diferentes e talvez por essa razão o conflito entre eles seria inevitável. C'baoth sendo um clone, apresentava ideias loucas que Thrawn só concordava enquanto ele ainda fosse útil. Tanto que no final deixou ele preso no planeta dos clones, embora ainda tenha sido benéfico para o clone jedi.

A jornada do grupo no planeta em busca dos clones, inicialmente foi até interessante, mas cada vez que voltava neles, ficava óbvio a lentidão dos acontecimentos ali e no final, acabou sendo aquela correria. Deram uma solução conveniente para Mara Jade diante de seu dilema em matar Luke Skywalker. Talvez não tenha gostado tanto assim, pois desde que ela apareceu, foi a personagem que mais odiei. 

Não há tempo para hipocrisia quando temos exemplos que mudaram de lado como Han Solo e Lando. Ou até o próprio Darth Vader no último segundo. Confesso que até cheguei a pensar que Mara Jade era um clone defeituoso como C'baoth. Acha que eu não ia longe demais nas minhas teorias? Estava até demorando para pensar algo diferente nessa história. Mas seria louco demais. 

O grupo aqui não ficou muito tempo separado, embora Luke esteve distante enquanto houve um pequeno ataque na base da República e Leia e os gêmeos correram perigo. Embora Mara Jade tenha ajudado no combate, ainda foi presa suspeita de traição. Por isso quando ela mencionou o planeta escondido dos clones, Leia bolou esse plano arriscado ainda mais quando Luke voltou e quis participar da missão. Embora Mara Jade tenha deixado claro para Leia que pretendia matar seu irmão. 

Thrawn parecia altamente poderoso mas nesse último acho que a ganância subiu a sua cabeça e contando já com a vitória, acabou sendo derrotado. Se tivesse escutado Pellaeon, quem sabe o que teria acontecido. Dessa vez o grupo ficou junto embora Leia tenha se juntado ao grupo depois. Mas apesar de não terem tido muito espaço na história, sempre vou amar Solo, Lando  e Chewbacca juntos. 

Não sei qual livros ler agora ou se Timothy Zahn continuou alguma outra história. Apesar da lentidão em algumas partes nesse livro, a escrita é sempre fluída, as descrições são ótimas, não são cansativas. Trabalhar nesse universo cheio de detalhes, de traição, de poder, criar um universo, naves e armas dessa magnitude naquela época onde a tecnologia ainda estava em avanço, é genial. Eu sei que os filmes tomaram outro rumo e o destino dos gêmeos de Leia e Solo é sombrio, mas não sei se tem algum livro sobre isso. Vi que tem variações com outros escritores e espero um dia poder conferir todos. Mesmo que não vá lembrar direito da história depois de tanto tempo...

Mas, recomendo a leitura. 

Nota 9/10

Comentários