Dica de Destaque

[Review] Wham (Documentário) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2023

Duração 1h 32m

Direção Chris smith 




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Documentário com cenas gravadas na época em que George Michael e Andrew Ridgeley, formaram o Wham.  Amigos desde os 12 anos, Andrew queria muito cantar com George, embora seu pai fosse claramente contra. Na época, artistas musicais não eram bem vistos como forma de sucesso na vida, já que seu pai gostaria que George se formasse em medicina ou algo do tipo. Ele também achava que Andrew não era uma boa influência ao filho. No entanto, isso não impediu que George  cantasse. 

Não só de cantor George se destacou, ele também compôs algumas músicas saindo da sombra de Andrew. Mas, George passou a vida se escondendo por conta de sua sexualidade e só muitos anos depois, ele finalmente afirmou ser gay. Andrew sempre esteve bem com tudo, o sucesso de George ou sua sexualidade não afetaram sua amizade com ele, na verdade ele sempre fez o que quis e sempre foi feliz e tranquilo com sua vida. 

Só depois de muitos anos, que o Wham se separou e George seguiu carreira solo. Mas veio a falecer em 2016 com seus 53 anos. 







Minhas divagações finais 

Dessa vez fui surpreendida por achar que o documentário era antigo, por conta das gravações com entrevistas ou vídeos de quando George e Andrew eram ainda jovens. Mas, quando fui ver  a data de lançamento, é muito recente, de 2023. 

Confesso que apesar de tantos sucessos do Wham, só conhecia algumas já da carreira solo de George Michael. Tanto que nem sabia que o Wham era composto por ele e Andrew. Ainda assim, achei a história deles maravilhosa. Achei Andrew espetacular por ser o tipo de pessoa que nunca teve inveja do sucesso do companheiro. Incentivava ele a criar suas próprias músicas e quando se separaram, foi com tristeza por não estar mais ao lado do amigo e com alegria que o mesmo seguiria seu próprio caminho e brilharia ainda mais. 

Como George escondeu por muitos anos sua sexualidade, achei triste que morreu tão novo e quem sabe se viveu um grande amor? O doc foca mais no seu passado, por isso pensei que fosse de antes dos anos 2000. No início do Wham, suas músicas não eram exatamente o meu tipo, mas todos com certeza conhecem ou já ouviram Careless Whisper. Clichê dizer ou não, essa sempre foi minha música favorita dele. 




Eu amo documentários musicais pois contam sobre a vida do artista, como começou, as lutas para chegar ao sucesso, enfim, apesar de que podemos encontrar tudo na Internet, os filmes documentais tem imagens com entrevistas, as vezes até antigas, como no caso de Wham, quando ainda eram bem jovens. Embora, no doc não tenha mencionado sobre, li que George se envolveu com drogas. Uma pena, mas nesse meio com certeza deve ser mais fácil se envolver devido a vários fatores. O que as vezes nunca pensam, é nas consequências depois. 

Obviamente que não acompanhei a carreira de George, então não imagino o que passou depois dos anos 90. Eu sempre escutei Careless Whisper, Last christmas e Wake me up before a go go, confesso que não conheço muitos outros sucessos. A história de George é cheia de inspiração, dedicação e sucesso. Ele mereceu todo o reconhecimento que teve. 

Recomendo.

Nota 9/10

Comentários