Dica de Destaque

[Review/crítica] Mad Max além da cúpula do trovão - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 1985

Duração 1h 47m

Direção George Miller, George Ogilvie

Elenco Mel Gibson, Tina Turner, Bruce Spencer, Helen Buday, Angelo Rossitto




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Sozinho no deserto, após uma guerra nuclear devastar as cidades, Max, um antigo patrulheiro das estradas, agora um nômade, cruza o deserto em um veículo puxado por camelos,  quando uma aeronave o ataca levando tudo. Seguindo seus rastros, ele vai parar em um povoado chamado Bartertown governado por Titia Entity.

Para reaver seus pertences, Max faz um acordo com Titia, que disputa a liderança do povoado contra o anão Master, que administra uma refinaria de metano alimentado por fezes de suíno. Max se infiltra na refinaria para conhecer seu oponente e enfrentá-lo na Cúpula do Trovão em um duelo até a morte. 

Embora o trato fosse acabar com Master, Max não cumpre o acordo e quebrando as regras, é deixado para morrer no deserto. Ele é encontrado por uma habitante do deserto e levado para uma comunidade primitiva formada por crianças e adolescentes, sobreviventes da queda de um avião e deixadas por seus pais que saíram em busca de ajuda e nunca retornaram. Encontrando Max, pensam ser o Capitão do avião que voltou para buscá-los.

Max tenta convencê-los de que não existe mais cidades e é obrigado a ir atrás de um grupo que sai pelo deserto em direção a única outra civilização que ele conhece por ali, Bartertown. Sabendo o que isso implica, ele vai atrás das crianças e segue então, uma perseguição feroz pelo deserto sob o comando de Titia atrás de Max. 









Minhas divagações finais 

Sendo o último filme de Mel Gibson como Max, apesar de ter terminado com portas abertas para sequências, e sabendo que ele não estará nas próximas, para mim essa parte da história com ele foi bem satisfatória, pela década em que foi produzido foi bem direcionado. 

Max termina como os anteriores, mesmo que encontre outras pessoas e as ajude, mesmo não sendo um herói declarado, ele sempre fica para trás e sozinho. Pensava que o homem que o roubou de aeronave fosse da comunidade de Titia e Max fosse enfrentá-lo para recuperar seus pertences. Pensando bem, ele sempre perde suas coisas. 

Em Bartertown, Titia e Master disputavam o local, mas ele tinha mais poder por comandar a refinaria que controlava todo o resto, embora ela fosse a líder. Por diversas vezes ela poderia ter simplesmente matado Max, mas todas as vezes optou em apenas deixá-lo no deserto.  Durante a luta na Cúpula eu tinha uma vaga lembrança que seria tipo corrida de motos com fogo ali dentro. Não sei de onde tirei isso. Mas enfim, minhas lembranças são mesmo hilárias. 

Óbvio que as corridas no deserto continuam eletrizantes e Tina Turner fez uma participação interessante sendo a vilã da história. Engraçado como esses sobreviventes se vestem, principalmente os grupos do lado do mal. Será que é para identificar melhor quem será os bandidos? Embora Master tenha se aproveitado de seu poder, ficou claro que Titia era das piores. 

No mais, gostei dessa trilogia com Mel Gibson e os efeitos visuais são bem mais realistas considerando a época que foi gravado. Um clássico imperdível com certeza. Recomendo. 

Nota 10/10

Comentários