Dica de Destaque

[Review] O pálido olho azul - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2022

Duração 2h 8m

Direção Scott Cooper

Elenco Christian Bale, Harry Melling, Gillian Anderson, Lucy Boynton, Robert DuVall




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Augustus Landor é um investigador aposentado, após o desaparecimento de sua filha. No entanto, ele é procurado pelos militares de uma escola, onde um de seus cadetes foi encontrado enforcado. Mas o mistério não foi o caso que poderia ser considerado suicídio, mas sim seu corpo ter sido profanado e seu coração retirado. 

Landor então pede a ajuda de um jovem cadete, Edgar Allan Poe,  para investigar o caso de seu colega. Mas, quando mais um corpo aparece, Landor suspeita que essas mortes pode ter algo como o ocultismo envolvido e a família do médico legista da região é seu principal suspeito. 









Minhas divagações finais 

Logo que saiu o filme, eu queria muito ter visto na época porque estava sendo muito comentado. Principalmente por ter Christian Bale no elenco. Não é novidade que Bale se transforma em qualquer papel que ele pegue. Mas, não fazia ideia do que se tratava o filme. 

Inesperadamente, me senti enganada por ser um daqueles suspenses do tipo O sexto sentido. Todos os sinais estavam ali, mas eu ignorei todos eles. A reviravolta me deixou de queixo caido. Confesso que não esperava por isso.

A história segue a investigação de Landor atrás de um suspeito responsavel pelas mortes. Várias vezes desconfiei de Poe, porque sua morbidez e seu interesse no caso, era muito suspeito. Mas como Landor disse em uma conversa com Poe: com muita paciência, o suspeito muitas vezes interroga a si mesmo. E foi aqui que desconfiei de Poe. Por que? Também não faço ideia. Mas quando terminei o filme e vi o trailer, caiu a ficha da pista que estava bem na minha frente e eu ignorei. 

Foi uma boa jogada e eu, particularmente, mesmo depois de ver várias críticas negativas, confesso que terminei o filme deslumbrada. Bale incorporou um personagem sombrio, que buscava a verdade quando escondia seus próprios segredos. E a escolha em pedir ajuda ao jovem Poe, não foi ao acaso. A única parte que não gostei, foi a do Poe acusando Landor, do mal que causou a jovem Lea, por quem acabou tendo sentimentos. E mesmo depois de tudo o que ela fez, ficou fazendo drama por causa dela. Eu desconfiei dela desde que começou a interagir com Poe e revelou ser muito doente. Mas a virada nessa história toda foi surreal. 

Sempre vai ter alguém que vai dizer que sabia tudo desde o início. Não, eu jamais desconfiei desse desfecho. Que tinha alguma coisa errada na história de Landor sobre sua filha ter fugido, era bem óbvio, mas não vi nenhuma pista do que aconteceria em seguida. Ou seja, eu, me surpreendi e achei tudo satisfatório. Depois descobri que o filme é uma adaptação de livro e como não o li, não tenho nenhuma base de comparação e não afirmar se o livro é melhor. Geralmente prefiro o livro, mas o filme foi de um entendimento razoável, a fotografia espetacular e o personagem ainda jovem baseado no escritor Edgar Allan Poe foi fenomenal. 

Não vou dar spoilers dessa vez, por mais que queira comentar com, porque a graça do filme é descobrir tudo conforme a história for desenrolando. Cheguei a conclusão que sou completamente do contra. Quando eu gosto de um filme, chove críticas negativas e quando não gosto, é cheio de elogios... vai entender.

No mais, claro, super recomendo. 

Nota 9/10

Comentários