Dica de Destaque

[Review/crítica] The first Slam Dunk (anime movie 2022) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2022

Duração 2h 4m

Direção Takehiko Inoue

Nota 9/10




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Ryota Miyagi, armador do time de basquete da escola Shohoku, relembra sua história até aquele momento, enquanto seu time joga contra os campeões nacionais do colégio Sannoh. 

Ryota era mais jovem quando perdeu seu irmão, que já jogava basquete. Seu modo de enfrentar o luto e não esquecer de Sota, foi chegar onde era seu sonho e não conseguiu realizar. Também foi um meio de parar de criar confusão deixando sua mãe ainda mais apreensiva. 

Durante a dura partida, outros jogadores têm um breve momento de destaque, mas a história completa é de Ryota. 










Minhas divagações finais 

Sempre tive vontade de ver o anime, mas como era difícil encontrar onde ver, fui deixando o tempo passar. Me lembrou muito Kuroku no basket, que tinha a mesma pegada de jogadores colegiais e seus dramas. Porém, esse Slam Dunk o foco é em um jogador secundário. O protagonista mesmo é Hanamichi Sakuragi. 

Eu não sabia nada da história do anime, mas ainda assim acho que exatamente por isso, talvez se eu conseguir ver o anime, saberei um pouco mais sobre Ryota, que pelo que li, não tem sua história explicada. O anime é dos anos 90 e esse filme é mais atual, então o visual ficou um pouco diferente. Achei uma mistura entre estranho e diferente. Mas, no final acostumei e acabei gostando. 

Basquete é um dos meus esportes preferidos, embora não acompanhe mais e não saiba mais muita coisa sobre. Mas, achei o filme excelente, tanto nos gráficos quanto na história em si. Enquanto o jogo ia desenrolando, a história de Ryota ia acompanhando os momentos críticos do jogo e sua vida particular foi bem conturbada, mas isso não fez com que desistisse de jogar e a morte de um familiar, sempre acaba afastando aqueles que ficam. 

Lendo mais sobre o anime, entendi algumas coisas e inicialmente não tinha gostado muito do Hanamichi. Estranhamente ele me lembrava do Kuwabara de Yu Yu Hajusho, por ser rebelde e encrenqueiro e ser escandaloso, mas digo no modo de falar. E quando vou pesquisar, ele é o principal da história de Slam Dunk. 

Não precisa necessariamente ter conhecimento do anime ou mangá, mas com certeza eu teria apreciado mais a obra se conhecesse um pouquinho mais sobre eles. Os jogos foram tensos e frenéticos e espero que com o anime eu conheça mais um pouco sobre cada um deles. O desafio, a superação, é típico dessas histórias, mas garanto que vale a pena. Recomendo. 

Nota 9/10

Comentários