Dica de Destaque

[Review/crítica] Velozes e furiosos 10 (Fast X) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2023

Duração 2h 21m

Direção Louis Leterrier

Elenco Vin Diesel (Dominic Toretto) 

Michelle Rodriguez (Letty)

Alan Ritchson (Aimes)

Jason Momoa (Dante Reyes)

Sung Kang (Han)

Ludacris (Tej)

Tyrese Gibson (Roman)

Jordana Brewster (Mia Toretto)

John Cena (Jakob Toretto)

Nathalie Emmanuel (Megan)

Charlize Theron (Cipher)

Recomendação: TALVEZ? Ainda não digeri completamente essa história... até o final pensarei com cuidado em minha nota. 




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Roman reúne Tej, Megan e Han para uma missão em Roma, enquanto Dom e Letty ficam para trás. Mas, Cipher aparece ferida dizendo ao casal que alguém que deseja vingança contra Dom, atacou seu esconderijo e virou toda a sua equipe contra ela. Little Nobody é chamado para cuidar de Cipher quando informa desconhecer qualquer missão em Roma. 

Então o casal vai para Roma avisar a equipe e são emboscados causando a maior destruição na cidade. Aimes, agora no lugar de Mr. Nobody que está desaparecido, acredita que a equipe de Toretto são terroristas e coloca todos como procurados. Dom então descobre que a pessoa que quer vingança contra ele, é Dante Reyes, filho do traficante Hernan que no Rio de Janeiro acabou sendo morto e roubado pela equipe de Toretto. 

Dante, munido de toda tecnologia roubada de Cipher, encurrala Dom e sua equipe em um plano de eliminação total, não importando onde estejam e que local será destruído. Mesmo unindo forças com aliados improváveis, até o momento Dante segue um passo a frente da segurança de todos os envolvidos na operação do Rio. Isso inclui Hobbs e Shaw. 










Minhas divagações finais 

Apesar de todas as críticas que vi, ainda não consigo definir meus exatos sentimentos pelo filme. Primeiro porque Dante levou 10 anos para planejar sua vingança embora tenha chegado com tudo como se tivesse planejado naquele momento. Pode ser que demorou tudo isso para rastrear cada integrante da equipe e estudar nos mínimos detalhes como se vingar de cada um. Para mim ficou meio sem sentido essa vingança por não termos tido nenhuma menção ao Dante no filme 5 que implicasse uma futura vingança de um filho do traficante. Porém, os encaixes para as cenas mostrando Dante e o modo como acabou aparecendo depois, não vou negar, ficaram interessantes. Mas não comprei essa ideia dele querer vingar a morte do pai. Não é como se ele fosse criança que perdeu tudo e viveu na miséria. 

Depois achei um caos tantos personagens vivendo, ou lutando no caso, por suas vidas ao mesmo tempo que cada grupo descobria modos de deter Dante ou apenas se proteger dele. Era luta aqui, viagem ali, todo mundo se separando, encontrando outras pessoas, se unindo com outros, gente morta aparecendo... (mais um). Ou seja, além de não existir lógica nem nada, ninguém morre de verdade nessa saga. 

Mas para mim, o mais chocante de tudo, foi que as críticas que vi, pasmem, elogiaram o vilão de Jason Momoa sendo que provavelmente, devo ser a única que não gostou desse personagem. Que a essência da franquia se perdeu a muito tempo, todos já superamos esse fato e apenas nos divertimos com as sequências, embora Dante seja um dos poucos inimigos da família Toretto que não está em busca de nenhum dispositivo ou arma potencialmente radioativa para destruição mundial. Ele só quer se vingar de Toretto pela morte de seu pai. Dessa vez não tem nenhuma agência ou Hobbs pedindo a ajuda de Toretto. Muito pelo contrário, infiltraram um agente duplo na agência, coisa que nunca havia acontecido durante a liderança do Sr. Nobody que não entendi em que momento ele desapareceu e ainda me aparece uma filha?

Visto por esse ponto, Dante com certeza é um dos piores vilões, porque para se vingar de Toretto, ele acaba destruindo cidades sem remorso algum. Fora seu jeito completamente insano e ao mesmo tempo cômico. Que Momoa faz seus personagens na base da diversão eu entendo, temos aí Aquaman, que apesar de ser um herói, não tem como levar muito a sério. Embora Dante seja movido pela vingança, ele é cômico demais. 

Não que foi de todo ruim, depois de ver todos na sequência aprendi a ignorar os absurdos, mas tirando a volta do Han, não gostei muito da volta de outra pessoa que apareceu no final, não gostei da participação da Brie Larson (mas é algo pessoal meu, não gostar dessa atriz), achei um caos muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e terminando o filme literalmente naqueles momentos do tipo: a seguir cenas dos próximos capítulos. O que me anima é pensar que no próximo teremos Hobbs e Shaw em ação também. 

Concluindo, apesar de tantos nomes famosos no mesmo lugar, aqueles que estamos acostumados com papéis de mocinhos, viraram a casaca e com certeza fizeram um ótimo papel se você termina odiando eles como eu, então, em meio a revirada de olhos e meu desgosto por alguns personagens, foi mediano. Talvez o piorzinho de toda a franquia. Acho que depois de tanto anos, já está na hora de nossos pilotos se aposentarem de vez. Daqui a pouco vai ter outra sequência com o pequeno Brian levando essa vida também. Ah sim, já que mencionei, eu acho que teria sido melhor se o nome do menino tivesse sido Paul em vez de Brian... mas... ok né. 

Nota 6/10

Comentários