Dica de Destaque

[Review/crítica] O fotógrafo e o carteiro: o crime que parou a Argentina - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2022

Duração 1h 45m

Direção Alejandro Hartmann

Recomendação: SIM




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Documentário que conta a investigação do assassinato do fotojornalista Jose Luis Cabezas, um crime que chocou a Argentina e expôs uma conspiração política e financeira. 

Tudo começa em 1997 quando o colega de Cabezas, após deixá-lo em uma festa, o procura no dia seguinte para continuarem o trabalho. No entanto a esposa de Cabezas diz que o marido ainda não tinha retornado para casa. Mais adiante, um carro é encontrado incendiado com um corpo dentro. Após identificarem o corpo, começa a história do fotojornalista que acabou ficando famoso mundialmente pelo seu brutal assassinato. 

Investigações levaram a um empresário poderoso que nunca tinha revelado seu rosto, até Cabezas conseguir tirar uma foto e publicar no jornal Notícias, onde trabalhava, um dos jornais mais populares da Argentina. O que ninguém suspeitava era seu relacionamento com o governo do país. 

Após negar qualquer envolvimento com Cabezas, descobriu-se que seus capangas haviam sequestrado, torturado e matado o fotojornalista. Seu envolvimento político mudou o rumo das eleições presidenciais e antes de ser condenado, Alfredo Yabrán cometeria suicídio. 






Minhas divagações finais 

Já falei várias vezes que amo documentários e esse mais ainda pela língua que amo, embora a história tenha sido muito mais interessante do que realmente parecia. Aborda o assassinato de um fotojornalista que foi encontrado queimado junto ao seu carro. A autópsia revelaria que teria levado dois tiros na cabeça e espancado durante o trajeto até o local do crime. Além de ter sido algemado enquanto o carro pegava fogo. 

Um crime desses obviamente teria que ter um motivo muito forte para alguém a sangue frio, cometer um ato tão hediondo desses. E uma simples foto de alguém que vivia no anonimato, custou uma vida embora tenha revelado uma teia de corrupção. 

Fazia um tempo que esse título estava na minha lista, provavelmente por ser documentário criminal e achei uma história surpreendente. Quem poderia imaginar que uma foto exposta causaria tudo isso? Geralmente não gosto muito da imprensa, mas ninguém merece o que houve com Cabezas. E seu amigo que passou a vida no E se...? E se ele tivesse ficado com Cabezas? Teria o mesmo fim? Teria feito alguma diferença e os dois sairiam ilesos? Uma pena que culpado ou não, Yabrán teve uma saída conveniente ao cometer suicídio, o que aumentava as suspeitas sobre ele. 

E como em todo lugar do mundo, os criminosos por mais que a sentença seja prisão perpétua, sabemos que nunca é de fato perpétua pois passado um tempo, eles estão em liberdade... E as vítimas nunca mais podem voltar e tudo o que resta são memórias e histórias para contar. 

Se gosta de investigação criminal recomendo o documentário. Gostei de como tudo foi conduzido e como chegaram ao empresário. 

Nota 9/10

Comentários