Sinopse
Após doze anos no poder, o Imperador Paul vê o seu reinado ser ameaçado por uma constante e crescente conspiração interna – e externa – onde cada passo em falso pode significar uma nova guerra civil. Agora Arrakis, o tão especial planeta conhecido como Duna, se torna foco das atenções e cobiça comercial de todos. Paul está ciente das consequências de suas escolhas, mas também está ciente de qual caminho deverá seguir.
Jogando com as mesmas cartas que os seus inimigos, Paul deixará a conspiração que o cerca florescer e na hora certa mostrará que todo caminho já é pre-destinado a acontecer, e assim então ele se tornará uma lenda entre todos aqueles que o viram ascender ao trono. Desse conflito inevitável, somente o Messias poderá vencer, mesmo que a morte seja sua única saída.
Minha análise e impressões pessoais
A sinopse acabou entregando muita coisa hahaha mas como a saga é longa e não se trata de histórias de imortais, bem, haveria grandes perdas uma hora ou outra. Mas deixe-me começar do início.
Ah o início, que longo caminho entediante até chegar nos finalmente. Foi uma jornada cheia de política, conspirações, medo... se eu esperava esse final? Jamais. Mas Paul sofria pela grande responsabilidade adquirida e durante todo esse tempo, ele desejava ser livre. Ele poderia ter escolhido outro caminho? Sim, mas seu final já era predestinado e me senti tremendamente triste e vazia.
Foram capítulos tentando entender como Paul escaparia das conspirações para matá-lo, meu ódio pela Irulan, pois para mim ela era uma interesseira capaz de matar o próprio marido. Se bem que, as condições em que ela vivia também não era totalmente certo em um casamento. E Chani, que parecia ser uma guerreira e após esses anos em que Paul virou o Imperador pareceu se tornar uma mera dona de casa hahaha eu achava que eles enfrentariam muitos perigos e tivesse muita luta, mas a história foi voltada para questões políticas e lutas internas. Achei que no final Paul se sentiu feliz e liberto... embora eu seja contra esse final...
Alia agora vai continuar essa história e me pergunto qual será o tema dos próximos livros. Confesso que só me interessei pela saga esteticamente falando por causa do filme hehehe quando vi que Jason Momoa seria Ducan Idaho, corri ler o primeiro volume e fiquei totalmente decepcionada com seu final. Mas... se for ter um filme sobre o Messias de Duna, tenho certeza que vou amar hahaha
Me questiono agora quem serão os protagonistas dos próximos livros. Senti falta da Lady Jessica, acho que poderia ter sido explicado melhor porque ela não estava com os filhos, por um momento pensei que tivesse morrido. Talvez o autor vá trabalhar nela nos próximos livros.
No geral, comecei sem muita expectativa porque também já sabia mais ou menos que não seria tão bom quanto o primeiro. Apesar da lentidão, não nego que de uma certa forma, foi bem trabalhado todos os acontecimentos e terminei querendo jorrar lágrimas pelo final. Achei tão triste. Para variar, o próximo volume não sei quando ou se irei ler. Mas já que comecei, não gosto de deixar sagas inacabadas.
Minha nota de satisfação pessoal 9/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário