Dica de Destaque

[ REVIEW] Marcados pela guerra

 

( Ano de lançamento 2014 )



Sinopse
Tentando deixar para trás a sufocante e pacata vida de uma cidade do interior, uma jovem decide se alistar no exército, na esperança de ser mandada para o Iraque, onde entraria em contato com uma nova cultura.







Minha análise e impressões pessoais

Diga-se de passagem que, alguns atores ficam marcados por algumas produções que fizeram, por exemplo, Kristen Stewart, sempre que a vejo ou o nome dela, já penso: Crepúsculo hahaha mas, isso não quer dizer que não goste do trabalho dela. Acho que ela e Robert Pattinson ficaram marcados por esse filme e embora possa ter sido um dos seus grandes primeiros filmes, são subestimados. Tirando esse filme em questão, eu gosto muito desses dois atores, que provaram que apesar de tudo, sabem atuar. Mas vamos direto ao filme.

Cole é uma jovem que se alista com o intuito de ir ao Iraque, mas acaba sendo realocada para a baía de Guantanamo, em Cuba, para vigiar detentos acusados de terem ligação com terrorismo. Alguns deles estão ali há 8 anos, caso de Ali, que é diferente dos outros e chama atenção de Cole. 

Ela só queria fazer algo importante na vida, mas naquele lugar ela entende mais sobre a humanidade. Eu odiei o Ransdell, típico soldadinho metido que acha que é melhor que qualquer um. E o que ele fez com a Cole, nada mais é que puro machismo. 

O filme apesar de parecer sobre guerra, realmente faz jus ao nome traduzido, Marcados pela guerra, após o 11 de setembro, foi disseminado o ódio a qualquer pessoa do Oriente Médio os considerando a todos como terroristas. O filme em si é bem parado, não é nos campos de guerra e o maior diferencial é que pela primeira vez os americanos não são retratados como heróis. A sutileza está em alguns detalhes, como no tratamento dos prisioneiros sendo considerados detentos. Por que? A diferença é que um prisioneiro tem seus direitos garantidos pela Convenção de Genebra, tendo punições aos maus-tratos, pois é considerado um crime de guerra. Já o detento, não tem defesa. Em outros termos, o detento pode ser maltratado já que não é considerado um crime de guerra. Que é o que acontecia por parte dos soldados. 

O filme é bem simples, ambientado quase no mesmo cenário, Cole e Ali no corredor, conversando e ela sentindo uma amizade proibida entre eles. Muito triste esse trabalho onde ela teria que vigiar os prisioneiros para que não cometessem suicídio e pensar que passariam o resto de suas vidas ali... Na verdade foi um filme bem reflexivo. Kristen e Payman tiveram mais química do que qualquer casal de filme romântico clichê hahaha e aqui nem tinha romance. Os dois carregaram o filme nas costas e devo acrescentar, apesar de muitos não gostarem dela, principalmente porque essa carinha de nojinho é típico  dela hahaha ela arrasou. Pelo menos eu gostei.

Minha nota de satisfação pessoal 9/10.

Comentários