Dica de Destaque

[Review] Muito bem acompanhada - Divagando Sempre

11.22.63 - Divagando Sempre

Ano de lançamento 2016

1 temporada

Elenco James Franco, Sarah Gadon, George MacKay, Daniel Webber, Chris Cooper, Josh Duhamel




Sinopse

Um modesto professor se depara com um portal do tempo que o leva ao dia 21 de outubro de 1960. Ele inicia uma jornada para tentar evitar o assassinato de John F. Kennedy.











Minha análise e impressões pessoais 

Devo admitir que quando soube dessa série eu quase surtei hahaha não faz muito tempo que li esse livro e vindo de Stephen King, pode ter certeza que o livro foi maravilhoso. Mas, como toda obra literária quando é passada das páginas para as telas, bem... sempre fico receosa se vai ter o mesmo efeito. Alguns poucos filmes baseados nos livros sempre me decepcionam na caracterização dos personagens, mas quando é Stephen King, dificilmente me decepciono. Hum... ok, exceto A torre Negra, que é uma das minhas sagas preferidas do King, mas infelizmente estragaram com o filme. Mas enfim, voltando a série. 

Novembro de 63 sempre me foi intrigante já começando pelo título. Você pensa, o que aconteceu nessa data? O assassinato de JFK. Aí se inicia a aventura mais louca da vida de Jake Epping.  Não me lembro com riqueza de detalhes, mas como sempre acontece, conforme fui vendo fui me lembrando. 

No início da série, Jake está ouvindo uma história de um de seus alunos onde ele conta que sobreviveu à um massacre onde o pai dele matou toda a sua família. E logo depois está no restaurante do Al, onde presencia o mesmo passando mal por questão de minutos. Al então pede para Jake voltar no dia seguinte e que contará tudo. Na verdade ele mostra ao Jake, para assim conseguir acreditar melhor. Atrás da porta de seu depósito existe um portal que Al chama de toca do coelho, onde o leva para o dia 21 de setembro de 1960, as 11:58 e não importa o que faça lá ou quanto tempo fique, quando retorna, só se passaram dois minutos dos dias atuais. E, quando você volta e retorna para o ano 60, tudo o que fez antes foi zerado, ou seja, se quiser que a mudança permaneça, a pessoa terá que ficar naquele ano para sempre...

A parte que não entendi e não nem lembro, é se Al morre e por isso Jake decide continuar o projeto dele. Durante o tempo em que está lá, tem flashes de conversas com Al lhe dando instruções de como agir no passado e como todo ser humano, Jake não é imune ao amor e acabou se aproximando demais das pessoas e se distanciando de seu propósito, assim como Al já o tinha alertado por experiência própria. 

Na minha ridícula lembrança, Jake havia voltado para o futuro quando não conseguiu salvar a família de Harry Dunning e voltou ao passado para fazer tudo de novo, mas do jeito certo. Foram várias tentativas até conseguir salvar a família de Harry. Então conheceu Bill Turcotte, que tinha ressentimentos contra o pai de Harry e se junta a Jake para salvar JFK. 

Como é uma série, acho que teria ficado mais interessante se explorassem esse lado, Jake tentando várias vezes mudar o passado e a cada volta ao futuro descobrir que suas ações podem ter consequências até que ele tem uma última chance, que mesmo se der algo errado, ele deve continuar porque não tem mais volta. E um detalhe, ele precisa escolher porque se caso ele conseguisse salvar JFK, ele teria que continuar no passado, já que se retornasse ao futuro tudo o que ele havia feito zerasse de modo que seria tempo perdido. 

Mas claro, a história não poderia ter sido de outra forma. Não me lembrava como terminava, para mim, na minha humilde memória, Jake voltava para o futuro para salvar todos que perdeu e via como seus atos do passado haviam transformado em algo ruim. Então ele voltava ao passado, zerava tudo e ficava por lá mesmo e fazia tudo outra vez, mas sem envolver salvar JFK e ficava com Sadie. Mas claro que Stephen King tinha outros planos para o final hahaha Algumas partes foram bem  fieis ao livro. Vejo os personagens muito bem caracterizados, ok, confesso que Jake não era assim na minha imaginação mas passou com honras. Tirando o final que achei um tanto triste, a série é bem interessante. Se você não conhece pelo livro, pode ter certeza que a trama é  excepcional. 

Eu gosto dessas histórias de viagem no tempo, apesar de darem nó no cérebro hahaha no final, foi como um sonho para Jake, viveu uma aventura, uma outra vida, mas também aprendeu que mexer com o passado na tentativa de melhorar o futuro, as vezes nem sempre pode ser o melhor... 

Gostei muito do Bill, na verdade gostei do George MacKay desde que ele fez 1917, mas não lembrava o que tinha acontecido ao Bill. Lembro que era bem entediante as horas que passavam escutando a vida do Lee e não lembrava que Bill acabava se apaixonando hahaha claramente o amor é o maior perigo da vida... James Franco não é um ator excepcional mas foi muito cativante como Jake. Enfim...

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários