Dica de Destaque

Os Quatro Paralamas - Divagando Sempre

Ano de lançamento 2020 




Sinopse

O documentário acompanha a banda desde o início no Circo Voador, em 1983. O filme fala da relação dos três que sobem ao palco, mas também de um quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel fundamental: José Fortes, o empresário. Em um papo na sala da casa de Bi Ribeiro, os quatro lembram a carreira, falam sobre sua amizade inabalável e tocam músicas que fazem parte dessa trajetória de quase 40 anos.








Minha análise e impressões pessoais 

O mais incrível no mundo artístico é a diversidade em tudo. Paralamas do Sucesso é uma banda que irradia felicidade. Suas letras também tem profundidade e diferente de Charlie Brown Jr,  que era mais agressivo e intenso, Paralamas é mais calmo e até romântico. Mas veja bem, isso é o que eu sinto, cada pessoa pode sentir de outra maneira. E comparei com Charlie Brown Jr porque acabei de ver um documentário sobre o Chorão. Cada banda tem a sua alma, ninguém é igual a ninguém. 

Paralamas é um grupo de amigos formado por Herbert, João e Bi Ribeiro. Mais o empresário José Fortes, que caminharam juntos nessa estrada musical por quase 40 anos. Assim como Charlie Brown Jr me marcou, Paralamas também teve significados em minha vida. Aos 15 comecei a usar óculos e instantaneamente me identifiquei com a música Óculos. Naquela época, quem usava óculos era considerado Nerd ( não sei porque isso era ruim ) e feio. Sempre quis que as pessoas me enxergassem por trás das lentes...

Lanternas dos afogados também foi bem marcante. Quem não sofreu um amor platônico na adolescência não é verdade? Mas depois que a gente cresce, amadurece, envelhece, olha para trás e acha que até foi uma época divertida. Mas não sou do tipo que diria que faria tudo outra vez e exatamente igual, não, eu faria diferente. 

Gostei desse documentário porque além de mostrar a trajetória dessa banda incrível, também mostrou a amizade desse grupo e mesmo Herbert tendo perdas terríveis, como o movimento de suas pernas e de sua amada esposa, ele nunca desistiu. Após seu acidente, me lembro de ter pensado na época que a banda pararia de tocar, Herbert continuou e ainda manteve sua esposa viva na música. Me emocionei muito, ok, chorei horrores com o depoimento dos amigos naquele dia fatídico e achei maravilhoso que Herbert continua transmitindo sua energia positiva com todos. 

As cenas antigas resgatadas, foram incríveis. Via-se claramente a união desse grupo, a profundidade da amizade e é muito bonito ver que mesmo com o passar das décadas, eles continuam unidos. Hoje em dia dá para você ouvir a música em qualquer lugar na hora que quiser, antes da internet, nós esperávamos ansiosos tocar na rádio hahaha Acho que mesmo que a modernidade tenha facilitado a vida, mesmo que cada vez mais apareça novos tipos de música, mesmo que eu goste também, a música antiga é como os filmes antigos para mim, tem uma certa magia, um certo sentimento, difícil de explicar...

No mais, Paralamas do Sucesso continua um sucesso hahaha e esse documentário também vale muito a pena ver. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários