Dica de Destaque

Lava jato ( livro ) - Divagando Sempre

 Ano da primeira publicação 2016

Páginas 372

Autor/a Vladimir Netto



Sinopse 

No livro,o jornalista Vladimir Netto acompanha as investigações desde seu início, em março de 2014, e, como num livro de suspense, vai revelando, pouco a pouco, os principais desdobramentos do maior escândalo de corrupção do país.

À medida que a operação avança, vamos descobrindo quem são os personagens-chave desse processo – doleiros, dirigentes da Petrobrás, políticos e empreiteiros – e como se articularam para desviar bilhões dos cofres da estatal.

Para traçar o perfil do juiz Sérgio Moro, fio condutor desta história, o autor se debruça sobre detalhes jurídicos da operação e a serenidade do magistrado para julgar pessoas de grande influencia.

Repleto de informações de bastidores, ligações perigosas e diálogos de um cinismo impensável, essa reportagem em forma de livro, com ares de trama policial, é um registro histórico do conturbado período que o Brasil atravessa.


DIVAGAÇÕES,  ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS

 “A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E, se me deixarem solto, viro presidente de novo”. Lula

Comecei com uma frase que Lula disse durante as investigações em que ele se envolvia. Porque querendo ou não, ele acabou falando a verdade, pois foi solto e se tornou presidente hahaha 

Esse livro sempre me interessou desde que o vi pela primeira vez na livraria. Mas ainda bem que não consegui ler naquela época. Pois diante dos acontecimentos pós Lava jato, ia ser mais decepcionante. 

Acho que o mais interessante do livro, é como o jornalista contou toda a história, de modo simples para a compreensão, e apesar de Sérgio Moro estampar a capa do livro, não se trata apenas dele. Ele não é endeusado, e embora seja considerado um herói, o foco não é totalmente nele como eu havia pensado. 

Quando eu vi o livro a primeira vez com Moro na capa, achei que seria mais uma história da vida dele e de como iniciou a Lava jato e como tudo acabou levando ao ex presidente Lula, que foi uma das prisões mais aguardadas do país. 

Mas para chegar até ele, foi preciso contar a história desde o início, que remonta investigações de vários envolvidos. Confesso que eram tantos nomes, que não guardei nenhum...

 E outra, essa operação foi um sucesso porque naquela época, com tanta corrupção, quem teria coragem de enfrentar o governo? Mas se formos olhar para o presente, o que mudou?

Eu, particularmente não gosto de política, mas o livro foi muito bem escrito, as investigações digna de suspense policial, mas com a justiça que o país tem, já imaginamos onde estão todos os envolvidos... 

Mas gostei da escrita, gostei que alguns pelo menos passaram um tempo presos e acho uma leitura válida para quem não curte muito política....

Minha nota de satisfação pessoal 8/10

Comentários