Dica de Destaque

Os miseráveis ( filme de 1998) - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 1998

Duração 2h 14m

Direção Bille August

Elenco Liam Neeson,  Geoffrey Rush,  Uma Thurman,  Claire Danes, Hans Matheson



Sinopse 

No início do século XIX, na França, Valjean foi condenado injustamente a prisão por ter roubado um pedaço de pão. Após 20 anos, sai em liberdade condicional e leva uma vida de perseguição e confronto, tornando-se um honrado e respeitável prefeito de uma pobre cidade, mas caçado por um obcecado policial que não acredita na sua transformação.

Trailer 



DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Jean Valjean foi preso por 19 anos e agora em liberdade, não consegue nem um local para se abrigar após descobrirem seu passado. Até que um padre lhe oferece comida e uma cama para dormir. Porém, Valjean foge roubando o padre mas é capturado. Como disse à polícia que havia recebido a prataria de presente do padre, os policias o levam até ele. 

O padre então confirma sua história e ainda lhe dá dois castiçais e diz para Valjean cumprir sua promessa de se tornar uma pessoa melhor. 

Anos se passam e Valjean agora é prefeito de um vilarejo mas com outra identidade. Mas sua paz é quebrada quando um novo inspetor da polícia chega e desconfia de Valjean, iniciando assim sua perseguição obsessiva.

Valjean poderia simplesmente ter fugido, mas conhece Fantine, que sofreu abusos, perdeu o emprego, se prostituiu e acabou adoecendo. Mas o que o manteve perto, foi a promessa de lhe trazer sua filha Cosette de volta. 

Porém, houve contratempos e Valjean se sentindo culpado por não conseguir unir mãe e filha, vai a procura de Cosette e quando vê o modo como ela vive, a leva embora adotando assim uma filha. 

Viveram em um convento onde Cosette recebeu educação mas conforme a idade avançando, sua curiosidade sobre o mundo afora dos portões também aumentava. Sendo assim, lhe devendo uma vida melhor e mesmo correndo o risco de encontrar o obsessivo inspetor, Valjean e Cosette saem do convento. 

Cosette já moça, bem cuidada, atraiu a atenção do jovem Marius. De início Valjean foi contra esse relacionamento, mas depois da revolução e quase perdendo Marius, Valjean entende que está na hora de seguir seu caminho e deixar Cosette viver a vida que merece...







Minhas divagações finais 

Como toda adaptação baseada em livro, ainda mais Os miseráveis que já é uma leitura desafiadora, confesso que para o ano em que foi lançado, o filme conseguiu transmitir muito bem as palavras do livro. 

Embora obviamente cada leitor vai ter o seu personagem imaginado de modo diferente, ninguém do filme chegou perto da minha imaginação hahaha a Cosette então, ficou muito mais bonita do que eu imaginava. 

Mas apesar de tudo, a obra não deixou de ser odiável nas mesmas partes do livro. Por exemplo, os Thenardier, o implacável Javert, a teimosia de Cosette em preferir Marius e desafiar Valjean. Tudo que sofri no livro, ou pelo menos metade, pois o livro é longo e aborda muitas histórias envolvendo Valjean, inclusive os Thenardier voltam a aparecer na história, a revolução teve vários acontecimentos importantes, Marius tem um histórico familiar incluindo um avô... enfim, o filme foi bem resumido e só pegaram alguns pontos.

Não lembro de tudo, obviamente, então o confronto final entre Javert e Valjean me pegou de surpresa. Mas o que fiquei questionando mesmo, foi o fato de passar anos e Valjean não envelheceu. Acho que no livro a idade pesou para ele. Mas, detalhes né. 

Afora isso, não teria como colocar tudo do livro, a não ser se fosse série. O que seria interessante. Sei que tem uma versão mais atual, mas apesar de ter grandes nomes no elenco, é musical... não sou muito fã, então provavelmente ou não assistirei ou deixarei para mais para frente... 

No mais, se não tiver condições de ler o livro, o filme foi bem interessante. Pelo menos a essência permanece. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários