Dica de Destaque

O enigma do quarto 622 - Divagando Sempre

 Ano da primeira publicação 2020

Páginas 528

Autor/a Joël Dicker



Sinopse

Em uma noite de dezembro, o sofisticado hotel Palace de Verbier, nos Alpes Suíços, é palco de um assassinato sem solução, já que a investigação do crime nunca é concluída pela polícia. Anos depois, o escritor Joël decide tirar alguns dias de férias e se hospeda nesse mesmo local. Lá, uma surpresa o aguarda: seu quarto é o 621 bis, a nova nomenclatura do agora estigmatizado 622, e a curiosidade o leva a mergulhar em uma investigação sobre o caso emblemático.

Ao longo da corrida para descobrir as motivações para o assassinato, somos apresentados a uma gama de personagens tão interessantes quanto pitorescos em um cenário aparentemente tranquilo e acolhedor: uma aristocrata russa decadente que sonha em casar as filhas com homens ricos, um grupo de banqueiros e um jovem ambicioso e talentoso que causa inveja e intriga entre os herdeiros que disputam a presidência de uma instituição financeira familiar.

Com a precisão de um mestre relojoeiro suíço, Joël Dicker nos leva ao coração de sua cidade natal, Genebra, neste romance intrincado e surpreendente, em meio a triângulos amorosos, jogos de poder, golpes, traições e ciúmes. Uma mistura inteligente de mistério e comédia de costumes, O enigma do quarto 622 dá continuidade à obra eletrizante de um dos autores mais aclamados do romance policial.

DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Joël é um escritor famoso, que ao se hospedar em um hotel para suas férias, se encontra diante de um mistério. No corredor em que fica seu quarto, existe o 621 e depois 621 bis e depois seu quarto 623. Achou intrigante, mas só acabou as suas férias quando sua linda vizinha de quarto, mais curiosa do que ele, quis desvendar o mistério. Então os dois começam a investigar, descobrindo um assassinato onde até os dias atuais, não foi concluído... 


Minhas divagações finais 

Primeira vez que leio algo desse autor e achei intrigante e interessante, que ele conta sua história como se tivesse acontecido com ele. 

O quarto misterioso é intrigante, mas não de um jeito sobrenatural ( infelizmente, pois se fosse eu teria gostado mais ). Anos atrás houve um assassinato ali e o caso foi encerrado sem um culpado. 

Curiosos e sem mais nada para fazer, Joël e sua vizinha Scarlett começam a desencavar a história enquanto é contada os ocorridos do passado até o fatídico dia. 

Confesso que essa parte foi meio desinteressante para mim. Pois conta os dias anteriores ao assassinato e o que Macaire fez durante esse tempo. 

Macaire seria o presidente do banco que leva o nome de sua família, herdado hereditariamente, mas ao decepcionar seu pai, este, decide mudar as regras antes de morrer. Então Macaire precisa provar e lutar pelo seu lugar de direito. 

Mas enquanto isso, sua história ainda envolve sua esposa Anastasia, que vem tendo um caso com seu rival Lev. Achei um desperdício de páginas ao tentar justificar suas atitudes levianas, colocando sua mãe e irmã odiosas na história. 

Sem contar que fiquei confusa com os acontecimentos, porque Joël vai escrevendo uma história paralela conforme vão descobrindo as coisas e por vezes fiquei sem saber se era parte da história real de Macaire ou se era o ponto de vista de Joël escrevendo seu livro. 

Fora que é muito chato toda vez contando a história voltando no tempo. Por exemplo, momentos antes do assassinato, voltam para anos antes quando um deles fez algo que mudou o futuro deles e explica essa decisão. Depois volta nas descobertas de Joël e sua escrita. Ou seja, eu vivo perdida nessa leitura hahaha 

Anastasia tem a pior história ao mesmo tempo que entendemos suas escolhas. Sua mãe era horrível, só pensava em dinheiro e prestígio. Fazer as filhas se casarem com homens ricos só para manterem uma aparência de princesas? Uma vida de luxo?

Lev só sofreu mas também fez escolhas erradas na vida. Depois perdeu Anastasia por isso e quando subiu de vida, ficou traindo Macaire saindo as escondidas com ela? Esse livro está mais para Os miseráveis hahaha 

E juro que jamais me passou pela cabeça esse final. Fiquei dividida entre chocada e decepcionada hahaha 

Minhas teorias sobre o culpado foram todas erradas, pensei do jeito que Joël quis que pensássemos. E errei feio na dedução para encontrar um final desses... 

Foi chocante porque é algo que não tem como ter pensado, embora o escritor tenha esfregado na minha cara todas as pistas e eu simplesmente ignorei. E decepcionante porque depois de tantas idas e vindas, você espera um final para aquele drama todo digno de ter valido a pena suas horas perdidas lendo e não algo tão fantasioso hahaha 

Os diálogos eram um tanto fora de contexto, como se fossem adolescentes e não adultos conversando. Principalmente porque tinha uma explicação ainda para esses diálogos. Ou foi a tradução que acabou deixando assim...

Se for observar bem, Scarlett foi uma personagem que apareceu do nada para incentivar Joël à escrever e após terminarmos o livro, pelo menos eu, fiquei decepcionada com o que aconteceu na verdade. Embora deva admitir que foi uma excelente jogada. 

E o mistério sobre o assassinato, confesso que teria sido menos cansativo se tivesse seguido uma cronologia normal. Porque as vezes eu parava a leitura e retornava no dia seguinte e ficava confusa até me situar nos acontecimentos porque de repente eu tinha voltado 15 anos atrás e não lembrava hahaha porque de início Anastasia e Lev tinham um caso, mas voltando no passado eles estavam juntos, mas se separaram por diferenças e tramoias e falta de diálogo, então a relação desses dois também foi meio desanimador...

Mas não nego que a trama foi digna de um mistério a la Sherlock Holmes. Cada suspeito era eliminado ou aparecia outro. Eu fiquei com um suspeito em mente do início ao fim, mas era óbvio demais. Mas apesar de tudo, não via a hora de terminar logo.

Minha nota de satisfação pessoal 6,5/10

Comentários