Dica de Destaque

[Resenha] Sociedade das relíquias literárias - Divagando Sempre

 

Ano de publicação 2020

Editora Wish



DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Coletânea de contos

O gato brasileiro ( Arthur Conan Doyle 1898)

Marshall é herdeiro de Lord Southerton e foi convidado pelo seu primo Everard, que retornou recentemente do Brasil, com animais exóticos e uma esposa, esta, recebeu Marshall muito mal, mas ele continuou na casa. Porém, ao conhecer o terrível gato brasileiro, ele entende porque seu primo o convidou para sua casa.


O resgate do cacique vermelho ( O. Henry 1907)

Dois fora-da-lei decidem sequestrar um garotinho pedindo 2 mil dólares em resgate. Porém, o que não imaginavam, era que o garotinho na verdade era um pestinha e para se livrarem dele logo, aceitaram fazer negócios onde mais perderam do que ganharam. 


Os 47 ronins ( Barão Algernor Bertram Freeman-Mitford 1871)

Após ser humilhado por Kozuki, Takumi tenta matá-lo, falhando e sendo então punido e deve cometer o seppuku. Ele deixa 47 guerreiros que se tornam ronins, que juram vingança. 


A porta no muro ( H. G. Wells 1906) 

Nosso protagonista conta a história de como soube através de um amigo, sobre uma porta no muro. Ao atravessá-la conheceu um lugar incrível, mas ao retornar a porta desaparece e aparece em momentos aleatórios. Sendo assim, várias vezes em momentos e situações diferentes, ele teve a chance de ter um vislumbre da porta mas não conseguindo alcançá-la novamente. 


O sonho da sultana ( Rokeya Sakhawat Hossain 1905)

Neste mundo utópico, é liderado por mulheres e os homens quem ficam em casa trancados, cuidando dos afazeres domésticos. Não há guerras, brigas nem assassinatos. Seria perfeito, se não tivesse sido um sonho. 


O bebê de Desirée ( Kate Chopin 1893)

Antes da guerra civil, um fazendeiro da Louisiana se casa com Desirée. Mas quando o filho do casal nasce, Armand repudia esposa e filho, quando a história real é outra. 


A filha de Rappaccini ( Nathaniel Hawthorne 1844 )

Giovani se hospeda em uma pousada vizinha de uma casa com um belíssimo jardim. Então repara em uma linda jovem, que depois vem a descobrir se chamar Beatrice, filha de um inescrupuloso médico, que faz experimentos com a própria filha. Giovani repara que no jardim, qualquer ser vivo que se aproxima da bela Beatrice, cai morta aos seus pés. Qual o segredo da bela jovem? Ele sobreviverá?


Abril encantado ( Elizabeth  Von Arnim 1922 )

A Sra. Wilkins e a Sra. Arbuthnot veem um anúncio em um jornal sobre a locação de um castelo na Itália, por um mês inteiro. Elas decidem então dividir o castelo e o aluguel e ainda decidem convidar mais duas pessoas para dividirem as despesas. Duas desconhecidas, uma senhora idosa já viúva e uma jovem solteira belíssima que deseja um pouco de paz. Assim as quatro mulheres distintas, vão tentar conviver os 30 dias juntas, embora cada uma em seu espaço. Será possível?


O capote ( Nikolai V. Gógol 1842 )

Akaki é um funcionário comum e ao perceber que seu capote está muito velho e sem conserto, decide economizar um dinheiro até conseguir providenciar um novo. Com seu novo capote, ele é notado e elogiado, mas ao voltar para casa depois de um jantar com seus colegas de trabalho, ele é assaltado. Por mais que tente recuperar seu capote, ninguém, nem mesmo a polícia pode fazer algo. Depois que vem a falecer, histórias de um fantasma procurando seu capote começa a se espalhar pelas ruas assombrando as pessoas. 


O homem abelha de Orn ( Frank Richard Stockton 1887 )

Um homem velho e encarquilhado, considerado feio pelas pessoas, vivia tranquilo com suas abelhas. Ele achava que enquanto as tivesse, não precisava de mais nada. Até encontrar um jovem feiticeiro que cisma que o homem abelha já foi outra coisa além disso deixando o homem curioso e obcecado por descobrir quem ele era antes das abelhas. Então ele parte em uma longa jornada para tentar descobrir.


A aventura do carbúnculo azul ( Arthur Conan Doyle 1892 )

Ao visitar o amigo Sherlock, Watson é envolvido em uma história interessante onde um ganso escondia dentro de si uma valiosa joia dada como desaparecida. Seguindo todos os passos, Sherlock descobre os envolvidos e de onde veio a joia. 


A fada do mar ( Marie Jeserich Timme / Villamaria 1877 )

Antonio, um jovem solitário, um dia vê uma figura belíssima sentada em uma pedra e vem a descobrir se tratar a ser uma poderosa fada. Ele suplica que ela o leve ao seu reino lhe jurando fidelidade e ela o alerta que não poderá voltar e jamais deve traí-la. Apesar de tanta beleza e paz, ele é atraído a superfície novamente e sua traição tem suas consequências. 


O sequestro do Papai Noel ( L. Frank Baum 1904 )

5 trolls a fim de serem visitados pelas crianças no Natal, decidem acabar com a alegria delas sequestrando ninguém menos do que o bom velhinho, papai Noel. 


A princesa leve ( George MacDonald 1864 )

Em um reino acontece um batizado de uma recém nascida princesinha. Porém, sua tia, esquecida por seu pai, lhe joga um feitiço como vingança. A princesinha passa a crescer sem ser afetada pela gravidade, ou seja, se não se segurar, ela pode sair voando.


A noiva da caveira ( Elphinstone Dayrell 1910 )

Afiong, era uma jovem belíssima e por mais que tivesse inúmeros pretendentes, não achava nenhum digno de tanta beleza que a pudesse interessar. Um dia, no reino dos mortos, um espírito ouviu falar de Afiong e juntando partes maravilhosas de corpos de amigos, ele se tornou um ser belíssimo que chamou a atenção de Afiong. Cega bela beleza ela quis se casar com ele, até descobrir um pouco tarde, que foi enganada.


Cinderela italiana ( Giambattiste Basile 1634 )

Zezolla queria muito uma mãe, então sua governanta que sempre estava a seu lado, a convence de que se casasse com seu pai, ela se tornaria sua mãe. E assim foi feito, porém, após o casamento a governanta aparece com outras filhas que nem tinha conhecimento e passam a tratar Zezolla como empregada da casa. 


A amizade dos anões ( Marie Jeserich Timme 1877 )

Kuno, perdeu a mãe que antes de morrer, salvou a rainha dos anões, então quando ele precisou de ajuda, lá estavam eles. Quando seu pai viajou por um lonago tempo, deixou o filho aos cuidados de Lady Von Allenstein e ela tinha um filho Eckbert. Os dois tratavam Kuno muito mau, mas após um incidente Lady Allenstein finalmente percebeu o erro que cometeu e acabou aceitando Kuno como um filho. 

 

O caçador de focas e o sereiano ( Elizabeth W. Grierson 1910 ) 

Um dia, um caçador de focas perde sua faca, quando esta fica presa em uma foca que foge. No dia seguinte é pego por um sereiano que o leva ao fundo do mar para salvar seu pai que foi ferido pela faca do caçador. Assim ele pôde voltar a superfície com a promessa de nunca mais caçar focas. 


Baba Yaga e Vasilissa, a bela ( Alexander Afanasyev 1855 )

Vasilissa perdeu a mãe cedo e o pai logo se casou com uma viúva com duas filhas. Antes de morrer, sua mãe lhe deixou uma bonequinha para lhe ajudar em situações de necessidade. Sua madrasta vendo como Vasilissa era bela, lhe dava as piores tarefas para deixá-la feia. Porém, com a ajuda da bonequinha, ela continuava bela e saudável. Um dia, o pai de Vasilissa precisou viajar e a madrasta aproveitou para mudar de casa e mandou Vasilissa fazer uma tarefa na floresta onde vivia uma bruxa conhecida como Baba Yaga. 


A lenda de Yara ( Affonso Arinos 1917 )

Um jovem pescador cai nos encantos da bela mas temível Yara. Todos conheciam a lenda, mas poucos conseguiam resistir a ela.



Minhas divagações finais 

O maior desafio dessa leitura foi me lembrar dos contos depois. Infelizmente não escrevi após ler cada um, então não me recordo das emoções que senti naquele momento. Não sou muito fã de contos, porque são curtos e geralmente não tem muito sentido. Mas... esses até que foram interessantes. 

Logo de cara digo que o que mais gostei, foi Abril encantado e Os 47 ronins. Abril encantado foi o mais longo de todos e apesar da simplicidade do contexto da história, acabou sendo realmente encantador. Embora eu não tenha gostado muito de alguns personagens. 

Os 47 ronins foi interessante por ser inspirado em um acontecimento real e depois ter inspirado o filme. A jornada dos 47 ronins atrás de vingança pelo mestre foi espetacular. 

Alguns contos terminam de modo tão horrível, que achei que todos seriam assim, mas teve alguns que terminaram com um final feliz, embora possam ter sofrido horrores até chegar ao merecido final. 

Os contos foram escritos lá pelos 1800, 1900, mas acredito que pela edição mais recente lançada por essa editora Wish, a escrita seja simples e fácil de se ler. Geralmente terminam com alguma mensagem ou contém na história alguma mensagem moral ou motivacional. 

Achei alguns contos divertidos, emocionantes ou interessantes. Vale a pena ter conhecimento dessa Coletânea. Alguns podem parecer estranhos, mas no geral são bons. 

Nota 8/10

Comentários