Dica de Destaque

[Review] O horror na casa Amityville ( documentário ) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2020

Duração 1h 29m



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Amityville ficou famosa após o caso de assassinato, onde 6 membros da mesma família  foram mortos pelo próprio filho do casal Ronald Jr. na época com 23 anos. Após investigações, nenhuma possibilidade poderia ser diferente da de Ronald atirando em sua família sendo então condenado a prisão perpétua. Embora sua defesa tenha alegado insanidade ou outros depoimentos onde alegava que sofria abusos dos pais e fez tudo isso para se vingar. Ronald chegou até a dizer que ouvia vozes em sua cabeça onde mandavam ele atirar em sua família. 

Passado um tempo a casa foi a venda e sendo comprada pelo casal Lutz, com três filhos. Porém, não ficaram muito tempo, tendo que abandonar o local às pressas, pelas coisas misteriosas e assustadoras que aconteciam na casa. 

Um padre foi até o local mas saiu assustado para nunca mais voltar. Investigadores paranormais e jornalistas céticos foram até a casa investigar. Lorraine e Ed Warren foram até o local e constataram existir algo maléfico ali. Seus relatos viraram livro que inspiraram filmes. 

Ainda assim, ninguém quis se envolver religiosamente falando, a ponto de exorcisarem a casa. Os Lutz foram morar em outro local e pediram para amigos e parentes irem até a casa buscar alguns pertences. Estes relataram que no período em que estiveram ali, não sentiram nada estranho muito menos assustador. Sempre ficou a dúvida da veracidade dos horrores que a família passou ali, principalmente pela fama que alcançaram. 

A casa continua sendo famosa pelos horrores que aconteceram ali. Muitos curiosos ainda vão até o local.






Minhas divagações finais 

Cada filme ou documentário sobre a casa de Amityville traz uma nova perspectiva do que aconteceu e se é de fato assombrada. Cada pessoa tem sua religião e pode acreditar ou não se o local é realmente possuída por forças malignas. 

Sendo verdade ou sensacionalismo, eu jamais ficaria uma noite ali. Nossa mente prega peças sob pressão e sabendo de histórias de assassinatos e coisas estranhas acontecendo ali, com certeza algumas pessoas acabam vendo alguma coisa, mesmo que não tenha nada ou acabam ficando loucas. 

O caso da família DeFeo pode ser interpretado de várias formas. Mas lendo algumas pesquisas, os motivos de Ronald se baseiam em ele ter escutado vozes em sua cabeça e ele matando a família. Outras pesquisas li que ele sofria abusos de violência dos pais e por ser o filho mais velho, deveria ser responsável e dar bom exemplo aos irmãos. Os mais céticos poderiam afirmar que seu caso é simples, ele surtou e simplesmente não aguentando a pressão, matou todos. 

Já o caso dos Lutz, poderiam ter aproveitado a fama da casa para instigar ainda mais os curiosos afirmando que ela seria assombrada. Valorizava mais o imóvel ou ganhavam mais com entrevistas e escrevendo livros contando sobre suas experiências assustadoras. Não sou do tipo ver para crer e nem desafio ver. Prefiro ser neutra. 

Mas devo admitir que para quem curte essas histórias, como eu, não é preciso ver para acreditar. Só sentir medo já é o suficiente. A franquia Invocação do mal, até tenta contar essa história inspirada nos casos reais de Amityville, mas com certeza de modo bem mais assustadora e exagerada, porque são filmes de terror né, tendem a exagerar nos sustos. 

De qualquer forma, Amityville é uma história fascinante e mesmo que nem todos aprovem o que Ed e Lorraine faziam, eu fico mais tranquila que exista pessoas como eles. Caso realmente exista algo dessa magnitude é bom ter alguém que saiba o que fazer. É como dizem, melhor prevenir né. 

Eu gosto de ler e assistir coisas de terror, não de viver o terror em si. Eu nem gosto de levar susto na vida real, em filmes ainda vai. No YouTube existe vários canais de pessoas investigando lugares que dizem ser assombrados. Levam câmeras e aparelhos especiais que dizem gravar ou captar os espíritos, incluindo os maus, como os demônios. Já vi vários e não são nada comparados aos filmes de terror, que estão ali para produzir histórias e sustos de tirar a alma de seu corpo. Mas não nego que acho fascinante esse povo indo em casas assombradas e passando a noite lá. Mais uma vez eu garanto que não faria, mas gosto de ver os outros fazendo...

Amityville rendeu vários filmes sobre, não assisti todos, mesmo porque gosto mais dos documentários por se aproximar mais da realidade, por conter entrevistas com pessoas que viveram aquele momento, que sentiram algo, não uma história exagerada criada para assustar mesmo. De qualquer forma, real ou não, Amityville inspira medo já no nome. 

Nota 10/10


Comentários