Dica de Destaque

[Review] Campeonato dos sonhos - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2023

Duração 2h 5m

Direção Lee Byeong-Heon

Elenco Park Seo-Joon, IU, Lee Hyun-Woo, Heo Joon-Seok, Baek Ji-Won, Ko Chang-Seok, Kim Jong-Soo




Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Em 2010, um time de futebol composto por pessoas em situação de vulnerabilidade social, treinam para competir no torneio Social Mundial. Cada jogador se voluntariou para isso, no entanto, cada um tem seus motivos e desejos para continuar ou desistir. Além do que, sem um treinamento profissional, são todos ruins de bola, tendo algum potencial se forem melhores trabalhados. 

Yoon Hong Dae está passando por momentos delicados e em toda sua vida sempre foi o segundo em tudo. Cansado disso, se estressa com um repórter que o persegue implacavelmente e acaba o agredindo ficando famoso viralisando na Internet. E ainda tem problemas com sua mãe, que é uma foragida e deve dinheiro para pessoas que ele nem quer imaginar. 

Para melhorar um pouco sua imagem, sua agência propõe que ele treine um time formado por pessoas em situação de vulnerabilidade social, enquanto a produtora So Min grava um documentário. Apesar de achar a ideia ridícula, não tendo outra alternativa, ele acaba aceitando. 

So Min, a frente do documentário, propõe a Hong Dae escolher jogadores com histórias de vida comoventes para dar um ar mais dramático ao documentário. Entre eles está Son Bum Soon, um homem que perdeu tudo após um acidente de trabalho e foi parar na rua. Então ele conhece uma mulher com doença mental que o ajuda e ele acaba se apaixonando por ela. Seu sonho é ajudá-la a pagar um lugar para ela morar. 

Kim In Su é órfão e vive vendendo revistas nas ruas. Quando estava no orfanato conheceu outra órfã e logo ficaram amigos. Porém um acidente os separa e ele passa a vida procurando por ela. Jun Hyo Bong perdeu dinheiro que emprestou para um amigo e por isso sua esposa pediu o divórcio e agora vai morar em outro lugar com a filha. Seu objetivo é ter uma casa para  levar a menina. 

Também temos Kim Hwa-Dong, que era CEO de médio porte, mas trocou a família por mulheres e álcool. Agora, tenta se redimir pelo menos para sua filha. Jeon Moon-Su é imprevisível e diz ser um ex gangster e que agora mora na rua. E por último completando o time temos Young-Jin, que faz uma declaração chocante ao grupo mas que no final faz todos rirem. 

Apesar das dificuldades iniciais em treinar esses péssimos jogadores, Hong Dae ainda se envolveu emocionalmente com cada um deles, após ver a determinação de alguns em alcançar seus objetivos. Tudo parecia dar errado, principalmente quando perderam o patrocínio, mas devido a um acontecimento que faz a imagem de Hong Dae cair novamente para um homem violento, So Min consegue com depoimentos e breves imagens limpar a barra do colega. 

Então, assim que consegue limpar sua imagem, seu empresário cancela seu contrato com a produtora e ele deixa de ser o técnico do time. Mas quando o time está indo para a Hungria, desanimados, Hong Dae aparece. Mas isso era só o início da trajetória do time, quando veem que os adversários não eram nada como imaginaram, ainda assim jogaram todas as partidas.











Minhas divagações finais 

Não imagino o motivo desse título estar na minha lista. Com certeza foi pelos atores Park Seo-Joon e IU. Mas, IU teve um papel minúsculo se comparado ao restante, apesar dela ter uma personagem forte e interessante, o restante do time teve bem mais destaque. 

Não espere um romance, pois aqui o foco é além de limpar a imagem de Hong Dae, também mostrar a determinação dos jogadores. A história de cada um é potencialmente inspiradora. 

"Quem garante que amanhã você não vire um sem teto?" Após perderem o patrocínio, o agente responsável pelo documentário diz isso para o sujeito que resolveu desistir de patrocinar o time. E isso é uma verdade, pois até o Kim Hwa-Dong,  que vivia até bem, no fim, perdeu tudo. E isso é uma realidade que ninguém sabe com quem pode acontecer. No entanto, todos perderam tudo por motivos diferentes, mas acho que o mais maltratado foi o Bum Soon. Ele sofreu um acidente de trabalho e foi parar na rua, além de ser sem teto, ainda foi covardemente espancado. Não é como se ele tivesse escolhido essa vida. 

Hong Dae não era bilionário, mas aprendeu muito convivendo com esse time peculiar. Cada jogador tinha sua personalidade, seu estilo de jogar e um objetivo para terminar o campeonato e aparecer no documentário. Park Seo-Joon está em um papel completamente diferente do que estou acostumada a ver, que geralmente é um poderoso CEO e que sempre, por causa de algum escândalo ou problema, conhece uma garota que vai se apaixonar e cuidar dela. Mas como um ótimo ator que é, vai assumir qualquer papel lindamente. 

A história é inspirada em um caso real e até teve a participação de dois jogadores brasileiros que poderiam ter trazido mais vitórias para eles, mas decidiram conseguir, ou pelo menos tentar, com seus próprios esforços. Claro que não saíram vencedores, mas marcaram presença pela determinação de nunca desistirem. Ou seja, história sobre perseverança e luta de vida. 

Recomendo. 

Nota 10/10


Comentários