Dica de Destaque

[Review] Ice cold: o caso Jessica Wongso

 

Ano de lançamento 2023

Duração 1h 26m

Direção Rob Sixsmith



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Duas amigas. Um encontro em um café. Uma morte. Esse é o tema desse documentário. 

Jéssica, que estava morando na Austrália, faz uma passagem na Indonésia e marca de reencontrar algumas amigas, entre elas, Mirna. As duas estudaram juntas na Austrália e se tornaram melhores amigas. 

Mirna se casa e Jessica ao contar sobre seu namorado, recebe conselhos de Mirna, que desaprova o relacionamento. Segundo o documentário, supostamente, esse foi o motivo que a fez matar a amiga. 







Minhas divagações finais 

Eu normalmente gosto de casos que tenham solução e principalmente o motivo. Eu sei que muitos assassinos mataram por menos que isso, mas não acredito que esse seja o único motivo. Teve sinopses que li que dizia que Jéssica havia matado a amiga por inveja de seu casamento. Eu tinha até pensado que ela tinha um caso com ele. Embora a irmã gêmea e o pai de Mirna tenham participado do doc, o marido dela foi apenas mencionado. 

Acho que o diferencial é que o caso tomou proporções altas devido a mídia. Hoje em dia é comum acompanhar os julgamentos ao vivo. Ou poder ver detalhes filmados depois. As vezes nem parece real. Eu acredito inteiramente na culpa de Jéssica, mas confesso que minha mente divagou para outro desfecho. O que seria digno de um verdadeiro suspense policial.

Mas vamos ao caso real. Jéssica aparece nas câmeras do café, horas antes do horário combinado com as amigas. Isso já cria aquele ar de suspeita de que provavelmente ela estaria inspecionando o local. Depois, ao chegar e escolher uma mesa, convenientemente coloca várias sacolas em cima dela, escondendo parcialmente o local onde ficariam as bebidas? Não poderia ser mais óbvio. 

E em toda a situação, pessoas como ela que se passaram por vítimas, em nenhum momento durante entre o acontecido, velório e julgamento, demonstraram sentimentos de perda. Como o caso da Jolly, do Curry com cianeto, da Jennifer com os pais. Arrependimento então, nenhum. 

Agora, os outros casos, achei o documentário vago, com várias inconsistências, mas o da Jéssica? Ela foi presa porque não encontraram outro culpado mais óbvio do que ela. Porque não tinham provas. Seu advogado lutou para provar sua inocência, tanto que no meio do julgamento, as pessoas começaram a acreditar mesmo que ela pudesse ser inocente. 

A justiça é algo contraditório. Quantas pessoas são presas porque alguém plantou provas e incrimou inocentes? Mas foram julgadas culpadas por causa das provas. Quantas pessoas culpadas são libertadas por falta de provas, mesmo que tudo indique que ela seja a culpada? É extremamente complicado. Eu só queria saber mesmo qual foi o verdadeiro motivo da Jéssica. 

Eu acredito que ela seja culpada sim. Mas, o que faltou mesmo foi uma investigação mais detalhada. No caso de Jolly, que tbm usou cianeto para matar suas vítimas, pelo menos ao fazer uma autópsia, foi encontrado resquícios do veneno no organismo. No caso de Mirna, a quantidade encontrada foi mínima, então como que chegaram a conclusão que ela morreu envenenada por cianeto?

Realmente teve muitas falhas nas investigações e no julgamento. Que culparam Jéssica por falta de outro suspeito. Não acredito que ela seja inocente, mas se conhecêssemos melhor a história das duas amigas e como estavam vivendo recentemente, talvez daria para criar um perfil delas e quem sabe, teria um desfecho surpreendente desse caso. 

No entanto, o que se sabe é que Mirna morreu e Jéssica continua presa. 

Nota 7/10


Comentários