Dica de Destaque

[Review] As memórias de Marnie - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2014

Duração 1h 43m

Direção Hiromasa Yonebayashi



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Anna é uma garota que desconta sua raiva criando problemas para sua mãe adotiva. Ela ainda sofre de asma e por isso o médico recomendou que passasse um tempo no interior, pois talvez o ar puro lhe ajudasse com a respiração. 

O casal que lhe acolhe é extremamente calorosa com ela e logo ela se sente a vontade para explorar as redondezas. Anna gosta de desenhar e sai por aí procurando algo inspirador e encontra um velho casarão abandonado. Ela é atraída pela casa e não percebe quando a maré sobe ficando presa ali. Mas um pescador caladão passa por ali lhe dando carona. 

Ela então tem sonhos com uma linda garota e acaba a conhecendo na vida real, ela se chama Marnie e sempre que pode aparece para Anna. Uma noite ela a leva para uma festa em sua casa e conta seus medos e segredos, até que certo dia ela desaparece. 

Anna fica intrigada principalmente quando descobre que o casarão está sendo reformado para uma nova família morar nela. E é então que ela conhece a garotinha Sayaka, a nova moradora do casarão. Sayaka inicialmente pensa que Anna seria Marnie por sempre estar olhando para a casa. Ela conta que encontrou o diário de Marnie e Anna percebe que tudo o que passou com Marnie até então, estava escrito no diário. 

Anna e Sayaka se tornam amigas e tentam descobrir então quem era Marnie. Através do diário encontram o nome Hisako e Anna se lembra da senhora que viu pintando o casarão da colina e vai procurá-la.  Hisako então conta a história de Marnie, que seus pais eram ausentes e ela ficava aos cuidados da babá que a tratava com violência. Em um dia de tempestade, foi trancada no silo no alto da colina e seu amigo de infância Kazuhiko a salvou. Eles se tornaram grandes amigos e se casaram. Tiveram uma filha Emily, mas Kazuhiko morreu cedo devido a uma doença e Marnie foi parar no sanatório. Sua filha foi para o colégio interno aos 13 anos e quando Marnie saiu para poder cuidar da filha, Emily revoltada, se casou e estava grávida. Porém, ela e seu marido morreram em um acidente e sua filha ficou aos cuidados de Marnie até sua morte, onde a neta acabou sendo adotada por outra família. 

Ao descobrir a história de Marnie, Anna sente gratidão pela vida e finalmente aceita Yoriko, sua guardiã como mãe. Ela se despede de todos com a promessa de voltar no próximo verão. 











Minhas divagações finais 

Mais um filme animado em que não parecia grande coisa mas que teve uma história impactante. Este não é tão antigo, é de 2014, mas mais uma vez, a trama é simples e sem muita tecnologia. 

Que Marnie não parecia uma garota comum, estava bem óbvio principalmente porque o casarão claramente estava abandonado e só Anna interagia com ela. Mas, daí esse desfecho com uma história tão triste e a descoberta de quem era Marnie? Juro que por essa não esperava. Quando fui ligando os pontos até descobrir a verdade, meu queixo caiu. Foi uma trama muito interessante. 

E claro, tão maravilhoso que só poderia vir do Studio Ghibli. Não só os traços são magníficos, como a história em si sempre tem uma mensagem, reflexões ou lições de vida. Mas o desfecho de vida de Anna, eu só fui percebendo quando a Hisako conta a triste história de Marnie. Enquanto a trama vai se desenrolando, vamos imaginando outras coisas, bom, pelo menos eu sempre imagino outras coisas. 

Eu sabia que tinha acontecido algo com a Marnie, nem é spoiler pois é algo bem óbvio. Mas por que ela aparecia para Anna? Eu pensei que era só porque Marnie era solitária e Anna não dava valor a família e a vida que tinha. Por mais que sua mãe adotiva lhe desse tudo, principalmente amor, ela não conseguia acreditar. Pensei que Marnie só apareceu para mostrar como ela viveu e como se deve valorizar quem nos ama. Mas a resolução foi bem mais profunda. 

O pescador caladão é um personagem que aparece poucas vezes mas marca presença. A garotinha Sayaka parecia que seria aquelas crianças mimadas e irritantes, mas foi muito cativante e fofinha. Nem toda história acaba em romance, porém, essas também deixam fortes impressões na alma. Terminei a história com vários sentimentos.

Super recomendo.

Nota 10/10

Comentários