Dica de Destaque

[Review] Maze Runner: correr ou morrer - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2014

Duração 1h 53m

Direção Wes Ball

Elenco Dylan O'Brien, Thomas Brodie-Sangster, Will Poulter, Ki Hong-Lee, Kaya Scodelario, Aml Ameen, Blake Cooper, Patricia Clarkson, Dexter Darden



Trailer




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Thomas acorda justamente no momento em que está subindo por um elevador subterrâneo. Ao chegar na superfície é recebido por outros jovens e diversas informações é despejado de uma vez o deixando ainda mais confuso. Ele não tem lembranças de nada, nem qual seu próprio nome. 

Conforme o dia vai passando, ele vai conhecendo a rotina do local e os outros jovens. Ele foi recebido pelo líder Alby, segundo os jovens ali, ele foi o primeiro a chegar naquele local. Tudo que sabem até o momento é que nos três anos em que Alby chegou, depois dele, uma vez por mês o elevador subia com mantimentos e algum garoto novo. Se organizaram e descobriram da pior forma que o labirinto, que rodeia o local onde se encontram, não há saída aparentemente e ninguém sobreviveu uma noite lá. Assim que a porta se fecha, os monstros saem e perambulam pelo labirinto. Durante o dia, Corredores percorrem o labirinto estudando o local em busca de saída. 

Em uma demonstração de luta com Gally, Thomas acaba lembrando seu nome. Chuck, o mais novo dos jovens, fica encarregado de mostrar os grupos divididos e nas tarefas que cada um precisa fazer. E o mais importante, obedecer as regras. No entanto, Ben, um dos corredores, parece ter sido picado por algum animal misterioso o deixando agressivo e ataca Thomas. Seguindo as regras, ele é deixado sozinho no labirinto depois que as portas se fecham. Alby então decide no dia seguinte, investigar com o Corredor MinHo o local onde Ben pode ter sido picado e algo acontece aos dois que atrasa seu retorno. 

Escurecendo, o grupo aguarda perto das portas quando MinHo aparece carregando Alby ferido e inconsciente. Quando as portas começam a fechar, Thomas, em um impulso corre e entra no labirinto, selando seu destino. Presos ali, MinHo acredita que é o fim deles, mas com ajuda de Thomas conseguem passar a noite e Thomas ainda mata um dos monstros, dando uma nova esperança no grupo de sair dali. Menos Gally que desde o início não simpatizou com Thomas e acredita que tudo de errado começou a acontecer depois que ele chegou. 

Mas o pior ainda estava por vir quando o elevador subiu com apenas uma garota. Que olhou para Thomas e o reconheceu, causando suspeitas no grupo. E ainda trouxe um bilhete consigo dizendo apenas: ela é a última. Ainda assim, ninguém tem lembranças de nada, mas Thomas desconfia que ele e a garota nova estejam envolvidos no mistério, através de sonhos que vem tendo. Apesar de ter desobedecido as regras, ele é promovido a Corredor e no dia seguinte explora o labirinto com MinHo. 

Depois disso as coisas vão mudando e a porta do labirinto não é fechada ao escurecer, dando liberdade para os monstros invadirem e atacarem o acampamento. Ao amanhecer Gally reúne o grupo para sacrificar Thomas e Tereza, que acha ser os responsáveis pela confusão que vem acontecendo. No entanto, Newt, que era o encarregado depois de Alby, decide que está na hora de reagirem e buscarem uma saída. Com o grupo dividido, eles seguem pelo labirinto enquanto Gally e mais alguns garotos decidem ficar no acampamento. 

Apesar dos perigos e algumas perdas, Thomas e os sobreviventes vão descobrir que estavam vivendo algo muito mais horrendo do que os desafios no labirinto. 












Minhas divagações finais 

Vi esse filme a primeira vez no cinema e fiquei completamente apaixonada pelo MinHo. Depois descobri que o filme era adaptação de livro e apesar de ter visto as sequências, só li o primeiro livro. E obviamente não lembro de como a história termina, pois somente o primeiro vi mais de uma vez. 

A premissa era interessante principalmente por você aparecer em um elevador, sem memória e jogado no meio de outros jovens, alguns até hostis, e descobrir que estão a três anos ali e não encontrariam uma saída nem explicação para o que estava acontecendo. Só sabiam que uma vez por mês o elevador subia com suprimentos e uma pessoa nova. 

Aparentemente Thomas foi diferente de todos desde o início, pois era muito curioso e por ser novato, não saberia que todas as suas dicas e questões para explorar o temido labirinto, já tinham sido executadas. Mas sua maior ousadia foi invadir o labirinto sem pensar, quando as portas se fechavam com MinHo e Alby lá dentro. Ele só queria ajudar e nem pensou nas consequências. Coisa que nenhum outro membro do grupo tentou fazer. Só aceitaram o fim do líder e do Corredor. 

Quando assisti no cinema, a história parecia muito mais longa do que realmente foi. Me parecia ter passado horas ou até dias com Thomas, até ele se familiarizar com o pessoal e o local. Mas dessa vez foi tudo tão rápido. Quando percebi Teresa já estava chegando e os monstros atacando... Não vou mentir que de todos a Teresa foi a personagem mais sem graça do filme. Chuck e Newt foram meus preferidos, depois de MinHo, ninguém ganha dele. 

Uma coisa o Gally estava certo, depois que Thomas apareceu, tudo começou a acontecer. E até descobrirem os motivos, eu já tinha criado minhas teorias. Claro que estava na cara que seria algo como um teste ou experimento. Você ser jogado no meio de outros garotos, sem memória, tentando sobreviverem com o que tem? E se vinha suprimentos, obviamente alguém estava por trás disso, logo, obviamente estariam sendo observados. A questão seria por que? E por quem? Se eu esperava algo desse tipo? Acho que não, na época só estava satisfeita em ver MinHo correndo. 

Para mim, a hostilidade de Gally tinha sentido pois eu achava que ele sempre soube o porque de estarem ali, pois ele era sempre contra tentarem algo para mudar a situação e odiou quando Thomas apareceu e mudou tudo. Para Gally ali era a casa deles. Não acredito no que aconteceu com ele, tenho certeza que vai voltar e para mim ele era um infiltrado, aquele que instigaria os outros a seguirem regras e jamais questionar o labirinto. Não lembro das sequências, então possivelmente estarei enganada. 

O filme acaba com eles saindo do labirinto, mas tenho minhas desconfianças contra esse grupo que os resgatou. Se o complexo foi invadido e todos mortos, como que eles sabiam que o grupo de sobreviventes conseguiu sair do labirinto? E principalmente, se eles eram contra a CRUEL e sabiam dos experimentos feitos com os jovens jogados no labirinto, por que não invadiram o local e os resgataram antes? Ficaram esperando eles saírem para que? Esse resgate não me convenceu. E mais uma vez reforço que a Teresa, por ser a última a ter chegado e reconhecido Thomas, também não me convenceu que esteja do lado dele. Em tudo foi ele quem tentou salvá-la e mantê-la junto ao grupo e em nenhum momento a vi retribuir os sentimentos de Thomas. Ele parece a ver como alguém importante, enquanto ela só segue o fluxo. Não tenho bons sentimentos para com ela. Sigo minha teoria de Gally para ela também. 

Pelo menos esse primeiro foi arrasador e impressionante. Apesar que saindo do labirinto já podemos imaginar o que está por vir. 





Nota 10/10

Comentários