Dica de Destaque

[Review] Maze Runner: A cura mortal - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2018

Duração 2h 22m

Direção Wes Ball

Elenco Dylan O'Brien, Thomas Brodie-Sangster, Ki Hong Lee, Will Poulter, Rosa Salazar, Giancarlo Esposito, Dexter Darden, Kaya Scodelario



Trailer




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Thomas consegue juntar um grupo para resgatar MinHo. Porém, apesar de conseguir tirar um vagão com vários sobreviventes, MinHo não estava entre eles. O líder dos rebeldes lhe diz que o melhor que podem fazer agora é procurar outro local para se esconderem, pois agora existe mais jovens na comunidade para serem protegidos. Thomas só aceita essa realidade quando o grupo é atacado pelos soldados da CRUEL. 

Enquanto todos se preparam para se mudarem, Thomas tenta fugir sozinho, mas Newt e Caçarola querem ir junto, pois afinal é o MinHo, companheiro deles antes mesmo de Thomas chegar na clareira. Mas no caminho, Jorge e Brenda aparecem, os salvando e seguindo ao resgate juntos. 

Eles encontram outro grupo de rebeldes, que cercam o complexo verdadeiro da CRUEL, cercado por altos muros que protegem uma cidade lá dentro. Só os escolhidos podem viver ali. Antes de encontrar uma maneira de entrar, Thomas, Newt e Caçarola se surpreendem por encontrarem alguém que julgavam estar morto. Apesar da surpresa e desconfiança em saber de que lado ele realmente está, o seguem e armam um plano para se infiltrarem  no complexo. Thomas reencontra Teresa e a usa para conseguir chegar até MinHo. 

Entre escolhas certas ou erradas, Thomas descobre o verdadeiro plano do Homem Rato, o fiel soldado de Ava e entre perdas e destruição, ele tem que decidir entre a cura ou salvar seus amigos. 








Minhas divagações finais 

Minha gente, eu assisti essa trilogia e com certeza deletei da minha memória porque deveria ter odiado tanto a Teresa que não lembrava do desfecho. Então vamos lá, com SPOILERS pare agora se não quiser saber o final.











 

Eu confesso que fiquei extremamente surpresa com a aparição de Gally. Ok que como ele disse, só deixaram ele lá para morrer, mas infectado, como conseguiu uma cura? Na verdade não prestei atenção nessa parte. Mas, de qualquer forma, julguei ele mal.

Confesso também que toda cena que Teresa aparecia que eu via que era irrelevante, eu avançava. Desde o primeiro eu não gostei dela e no segundo quando traiu o grupo, a odiei ainda mais. E continuei odiando quando Thomas a encontrou e ele perguntou se ela não se arrependia pela traição. Mesmo vendo o que faziam com MinHo, ela nunca se arrependeu. Só gostei de dois momentos nesse filme com ela, quando MinHo a ataca e quando ela morre. Bom, eu disse que ela merecia ter virado um monstro, mas esse final também foi satisfatório. Nunca vibrei tanto com a morte de um personagem quanto o dela. 

Mas falando em morte, por que meu Deus do céu mataram o Newt? Injusto demais. Um personagem tão maravilhoso, que estava na clareira desde o início, que recebeu Thomas com até empatia, que confiou nele o seguindo pelo labirinto e ainda ao resgate de MinHo. Não, ele não merecia esse final. E mais injusto ainda foi Teresa ter seu nome gravado na pedra por Thomas. Ela foi tão cega seguindo os propósitos da CRUEL, que só percebeu que estava sendo enganada quando viu que o Homem Rato só queria a cura a todo custo, por ele mesmo. E que nesse novo mundo, só poucos escolhidos poderiam ser curados. Foi então que ela percebeu que tudo pelo que lutou e sacrificou foi em vão. E seu sacrifício foi para tentar se redimir salvando Thomas. Mas ainda não me convenceu e sua morte foi apagada por mim pela morte de Newt, que foi muito mais emocionante e triste. E revoltante também. 

Apesar de tudo isso, foi um final razoável. Teve muitas falhas e com certeza se eu ler os livros, encontrarei várias diferenças. Mas no momento, posso dizer que foi uma saga satisfatória. Claro que, o início é e sempre será instigante, misterioso e muito melhor que o desenrolar depois. O que acontecia fora do labirinto, os verdadeiros motivos de estarem ali presos, a busca pela cura de modo errado, sempre vai ser clichê esse tipo de vilão. Embora o Homem Rato tivesse bem mais interesse pela cura se não salvar a si próprio. Mas era óbvio que alguém poderoso e cheio de dinheiro e influência, estaria por trás desse projeto tão hediondo. Só seria mais clichê ainda se tivesse um público de milionários assistindo as provas no labirinto e escolhendo seus favoritos.

Já imaginou que louco seria? Milionários infectados comprando os jovens que tivessem a melhor chance de produzir uma cura para eles? Acho que o diferencial do primeiro filme era que eles não eram caçados por ninguém, depois que saíram do labirinto, começaram as perseguições. Claro que deu uma empolgada na história, pois de qualquer forma eles continuavam correndo e se protegendo do que quer que fosse. 

Mas enfim, acho que a parte mais emocionante mesmo foi quando Newt estava se transformando e Thomas não queria o deixar,  e Newt fez de tudo para entregar um cordãozinho que dentro tinha uma cartinha que ele deixou escrito para Thomas. Chorei quando ele leu. Quando vi que Gally ia voltar, porque o filme não é lançamento né gente, então tem fotos espalhadas por aí e eu presumi algo completamente diferente. Pensei que ele fosse um experimento do CRUEL, mas tipo um super soldado sabe, não imaginei que sua volta fosse contra o CRUEL e ainda fosse ajudar Thomas. A volta do Gally foi uma grande surpresa. 

As cenas mais emocionantes com certeza foram a morte de Newt e o reencontro com MinHo. A morte de Teresa foi mais um trunfo hahaha como eu disse nos filmes anteriores, eu entendo o lado dela querer encontrar uma cura, só não concordo com os métodos. E ela descobrindo que foi tudo em vão e ficando para trás, ao meu ver, não a redimiu. E com certeza a única pessoa que sentiu pesar pela sua morte foi o Thomas. Acho que aquele final foi tipo Titanic, se alguém tivesse pulado aquela hora e pego o Thomas, daria tempo para Teresa pular no avião também, mas acho que se partindo de que o filme foi fiel ao livro, o autor preferiu matar Teresa para evitar dor de cabeça hahaha 

No mais, apesar do segundo ter sido o menos interessante, recomendo a trilogia. 

Nota 10/10

Comentários