Dica de Destaque

[Review] Futebol em apuros - Divagando Sempre

[Review] O diabo no tribunal ( filme documental ) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2023

Duração 1h 21m



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

O filme contém cenas recriadas com base em eventos  documentados, onde todas as fotografias e gravações de áudio são reais. 

Em Connecticut, David Glatzel, aos 11 anos, foi possuído pelo diabo nos anos 1980. David era o mais novo dos irmãos. Alan era o do meio e o mais velho Carl e a única menina, Debbie. 

Na época, Debbie, que namorava Arne, planejavam morar juntos e encontraram um nova casa. Toda a família foi convocada a ajudar na mudança. Porém, David, ao limpar um dos quartos, sente algo sinistro e imediatamente sai da casa e pede para ir embora. 

David conta a família o que viu na casa e disse que viu o Diabo e que ele queria sua alma. De início a família não acreditou, mas após um evento traumático que se manifestou na casa e mais tarde no próprio David, a família procurou ajuda da igreja e do casal Warren, que na época faziam sucesso devido ao caso de Amityville. 

Reunindo provas, conseguiram permissão da igreja para fazer um exorcismo em David. Mas, Arne vendo o sofrimento do cunhado, confronta o Demônio lhe dando permissão para entrar em seu corpo e deixar a criança em paz. Ed e Lorraine dizem a Arne que ele nunca deveria ter feito isso, pois ele abriu portas de seu corpo para ser possuído. 

Mas, como David estava bem e nada mais estranho aconteceu, a família pensou que finalmente estariam voltando a normalidade. Embora o casal Warren se mantivessem atentos e preocupados com Arne. Embora ele não agisse como David quando foi possuído, Arne ataca e mata um amigo a facadas e quando preso, durante seu julgamento, afirma não se lembrar de nada. 

A família de David e a defesa, tentam alegar que Arne cometeu o crime por estar possuído pelo demônio. Mas o juiz não aceitou essa alegação e o condenou a prisão perpétua. A mídia logicamente fez piadas sobre se o diabo compareceria ao tribunal e um dos irmãos de David, afirma que o caso foi simples. Arne surtou e matou o amigo. As provas estavam todas ali e ele nunca acreditou na possessão de seu irmão. Ainda conclui dizendo que os Warren ganharam dinheiro com a história deles na franquia Invocação do mal. 

Debbie faleceu antes do término do documentário e os irmãos não se falam desde que cresceram. Arne casou com Debbie durante seu tempo preso e após ser solto, afirma que nunca mais sentiu nada estranho dentro dele. David também viveu sua vida normal, ficando apenas as lembranças daqueles tempos sinistros. 








Minhas divagações finais 

Uma coisa que um dos irmãos de David pontuou, é algo que até passa pela nossa cabeça, mas não queremos acreditar que possa ser possível. Acho que era o irmão mais velho de David, Carl, que nunca acreditou na possessão do irmão. Ainda mais que depois que o casal Warren veio até a casa deles e sugeriu que tudo fosse documentado. Então, quando David tinha suas crises, a família corria para tirar fotos e gravar áudios. Para Carl era puro sensacionalismo. 

Não nego que o casal Warren foi romantizado na franquia Invocação do mal. Vera Farmiga e Patrick Wilson deram vida a Lorraine e Ed nos cinemas. E as histórias contadas nos filmes parecem bem mais assustadoras do que realmente foi. Mas depois do relato de Carl, você acaba vendo tudo por uma outra perspectiva. Devido às entrevistas, livros e filmes, você acaba tendo dúvidas e pensando se Carl pode estar certo ao dizer que tudo foi uma fraude para ganhar dinheiro. 

Mas, todos esses casos, tirando esse da família Glatzel, que se tivesse terminado na possessão de David com o exorcismo, teria tido até algum sentido, embora ainda seja inconsistente de onde esse demônio que possuiu David apareceu. E mesmo que tivesse passado para Arne, porque não se manifestou nele como em David? Qual o sentido de matar alguém e depois ir embora? Sem exorcismo sem nada? E Arne viveu uma vida normal? Acho que de longe esse foi o caso mais inconsistente dos Warren. 

Infelizmente os Warren não estão mais entre nós para contestar os relatos de Carl. E embora sua versão seja mais perto da realidade, acredito que não devemos desdenhar do mal. O mal, segundo Carl, era sua mãe que colocava um tipo de remédio na comida que a longo prazo poderia desencadear delírios na pessoa. O que poderia ter acontecido com David. Diferente da história de Amityville, que fica a dúvida mesmo sobre o ocorrido aqui temos uma explicação que possivelmente faria mais sentido do que alguém ter sido possuído pelo demônio. 

De qualquer forma Carl estragou minha visão dos Warren hahaha se formos pensar de modo cético, infelizmente ele pode ter razão. 

Nota 8/10


Comentários