Dica de Destaque

[Review] 47 Ronins - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2013

Duração 1h 59m

Direção Carl Rinsch

Elenco Keanu Reeves, Hiroyuki Sanada, Tadanobu Asano, Rinko Kikuchi, Kou Shibasaki, Jin Akanishi



Trailer




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Asano, ao receber Lord Kira em sua casa, enfeitiçado o ataca durante a noite, sendo condenado a cometer o chamado Seppuku, suicídio de forma honrosa e servindo a seu mestre. 

Seus samurais se tornaram ronins, guerreiros sem mestre e foram proibidos de se vingar pela morte de Asano. No entanto, Kuranosuke foge e encontra Kai, um jovem que foi adotado por Asano e que não era aceito na comunidade por ser mestiço. Kai era apaixonado pela filha de Asano e foi vendido como escravo após a morte de seu mestre. Mas assim que soube que ela estava sendo obrigada a se casar com Kira, ele se junta a Kuranosuke para se vingar. 

Ao todo foram 47 ronins que após se vingarem foram condenados a cometer o seppuku e lhes dado a chance de honrar a fidelidade com seu falecido mestre. 









Minhas divagações finais 

A saga dos 47 ronins é lendária pela sagacidade dos ex samurais pela vingança de seu mestre, que foi morto injustamente. Porém, eu li um conto que retrata essa história e embora seja em poucas palavras, foi bem melhor que o filme. Porque no filme houve mudanças gritantes na história. 

Primeiro, de onde surgiu Kai? Não havia motivos para introduzir esse personagem na história. A partir daí então tiveram que criar um interesse amoroso e forçar um casamento para que ele participasse da vingança. 

Segundo, feiticeira e monstros? O conto não teve nada disso e ainda assim prendeu minha atenção. No conto, Asano atacou Kira pois este o humilhou a ponto de irritá-lo tanto que acabou o ferindo. No filme foi enfeitiçado e o atacou pois imaginou que Kira estava abusando de sua filha. 

 Terceiro, Kuranosuke dispensou sua família para que acreditassem que ele não buscava vingança vivendo sempre bêbado. No filme, ele apenas fez que tivesse se divorciado de sua esposa mas seu filho o acompanhou na jornada. 

E por último, Kuranosuke encontra Kira mas enquanto este estava em seu quarto, tanto que ficou escondido enquanto seus homens eram atacados e morriam o defendendo. No filme eles sofrem primeiro uma emboscada na tentativa de encontrá-lo mas são atacados pela feiticeira. O final foi parecido com o conto, sem a presença do filho de Kuranosuke.  

Esse filme estava na minha lista um tempinho já, mas como li o conto e achei interessante, fui conferir. Eu adoro os filmes do Keanu Reeves, só achei que seu personagem era desnecessário no filme. Hiroyuki Sanada é sempre o melhor ator para interpretar samurais. Talvez pensassem que ele sozinho como protagonista não fizesse sucesso e colocaram Keanu Reeves para chamar a atenção. Mas infelizmente para mim, não acrescentou nada na história. 

Kuranosuke por si só já era um Samurai incrível e sua história de vingança sem o personagem Kai, teria fluido perfeitamente melhor. E com certeza sem monstros ou feiticeiras teria sido ainda mais incrível. 

Kuranosuke no conto, fingiu por um ano não estar interessado em vingança, despistando os espiões de Kira, até este estar convencido de que não seria atacado e abaixasse a guarda até Kuranosuke decidir que chegava o momento certo da vingança. Poderia até ser um filme mais curto, mas teria sido mais fiel ao conto. 

Os 47 ronins já sabiam qual seria a penalidade ao dar continuidade ao plano de vingança e por isso, como costume da época, eles escreveram cartas deixando seus motivos pela vingança. Em honra pela luta e fidelidade ao mestre deles, foram enterrados ao seu lado. Pelo menos no filme, achei triste que a família de Kuranosuke assistiu ao seu fim. Mas com o conto fiquei curiosa para saber mais sobre esses ronins, já no filme fiquei decepcionada com a feiticeira e os monstros. Já ficou muito surreal. Se acrescentassem só o Kai, ainda dava para relevar. Pois é de se esperar que um filme baseado em um conto tivesse mudanças, mas não tão absurdas... E pior, descobri que ainda tem sequência... 

Nota 7/10

Comentários