Dica de Destaque

Clemência: a história de Cyntoia Brown - Divagando Sempre

 

( filme documental / ano de lançamento 2020)



Cyntoia foi presa aos 16 anos ao matar um homem. Sua primeira audiência seria de transferência para determinar como ela seria julgada, na vara da juventude ou na vara criminal. Se ela for julgada na vara criminal, poderá pegar prisão perpétua. 



A mãe biológica de Cyntoia a teve aos 16 anos e psicólogos a entrevistam assim como a mãe adotiva, em busca de sinais de transtorno psicológico. 

Em sua defesa Cyntoia conta sua história. Ela havia saído da casa de seu namorado e ido para as ruas e pego uma carona com a vítima em questão. Foram para a casa dele e lá, depois de comerem algo, Cyntoia perguntou se poderia dormir um pouco pois estava muito cansada. Com medo do que o homem poderia fazer com ela, já que exibiu algumas armas que tinha e dizia ser um corretor imobiliário muito importante na comunidade ficou com medo de atacá-la, então atira nele.

Porém, há controversas em seu relato, primeiro porque a carteira e o carro dele desapareceram. Mas ela garante que só atirou porque estava com medo de morrer e que não o roubou. 

Mas ela não convence o júri e é considerada culpada e condenada a prisão perpétua.

Mas aos 22 anos, depois de mais de 5 anos presa, seu caso é reaberto para uma nova avaliação. Dessa vez insistem no transtorno psicológico, uma vez que sua mãe bebeu até os 8 meses de gravidez e o último usou drogas mais pesadas. E sua avó sofria do mesmo vício.



Ainda assim Cyntoia passou 15 anos presa, até que recorreu por clemência ao governador e conseguiu liberdade condicional por mais 10 anos. 

Mesmo presa, terminou os estudos e aos 30 anos, escreveu um livro e luta por aqueles que passam pelo o que ela passou.  




Um crime é sempre um crime, mas no documentário é sobre a vida e a pena de Cyntoia. Embora ela tenha pago por isso ficando os 15 anos presa, ainda não ficou claro se ela o matou realmente por defesa pessoal. 

Mas o mais importante para a defesa, era ajudar Cyntoia que teve a infância conturbada e geneticamente tinha problemas. E por ser menor, não acharam justo ela ter sido julgada como maior e ter pego pena máxima. 

Cyntoia cresceu, se arrependeu de seus erros, estudou e se tornou uma pessoa apta a voltar a sociedade. Sua história teve essa tamanha repercussão porque seu caso foi julgado sem seus direitos como menor de idade e ela foi tratada como uma mera prostituta.

Não tem como negar que foi emocionante seu pedido de perdão e ver como ela cresceu e amadureceu. Ela tirou a vida de uma pessoa? Sim, mas como ela disse, não tem como voltar atrás e ela pagou por seu crime. 

Também teve diversas cenas gravadas durante seus primeiros anos presa, depoimentos de advogados,  psicólogos, seu julgamento...

Minha nota de satisfação pessoal 10/10.

Comentários