Dica de Destaque

O vampiro Armand ( crônicas vampirescas 6) - Divagando Sempre

 Quem não conhece o filme Entrevista com o Vampiro? Por causa dele, pelo menos para mim, foi que conheci Anne Rice e me apaixonei pelo mundo sombrio dos vampiros. Este volume é dedicado ao vampiro Armand. Como eu vi o filme primeiro, não tem como tirar da mente o rosto de Antonio Banderas como Armand hahaha embora a descrição nele no livro não lembre em nada o Banderas...




Muitas coisas aconteceram anteriormente e enquanto Lestat continua apagado, letárgico, ninguém sabe ao certo o que aconteceu com ele, ou quando despertará, seu corpo continua guardado e sendo cuidado por Louis e os outros. 

Enquanto isso, Armand conta sua história para David.

Ele ainda era Amadeo, uma criança que foi vendida como escravo sexual na antiga Rússia e resgatado por Marius.

Amadeo era Andrei, um tesouro para a família, religiosos fervorosos que consideravam o jovem um exímio artista. Então ele foi perdido para sempre.

Amadeo sente coisas por Marius, seu Mestre, que não sabe explicar, mas também viu coisas que torna o Mestre especial. Ele sofreu horrores até ser resgatado por Marius e sua paixão então transformou seu pequeno pupilo em um ser imortal como ele, antes que se perdesse para sempre. 

Depois de sua transformação e de aprender sobre sua nova vida, Amadeo volta para sua antiga casa e encontra sua família vivendo de forma miserável. Ele tenta ajudar da melhor possível e mostrar que ele sobreviveu e está bem.

Vivendo a doutrina de Marius, Amadeo não imaginava no que isso poderia acarretar, até que a tragédia se sucedeu, culminando na perda de Marius.

Amadeo foi resgatado se tornando Armand e vivendo sobre outra doutrina contrária à de Marius e viveu assim ate que teve um colapso quando Lestat surgiu dizendo sobre o Véu que havia coberto a face de Jesus e que ele havia provado o sangue do Senhor.

Armand então desistiu, confuso sobre tudo pelo que  acreditou e lutou durante séculos e se entregou ao sol. Mas não pereceu, sobrevivendo para se encontrar com Lestat e beber seu sangue para ver tudo o que ele viu...


Enfim, achei uma história confusa e tremendamente monótona. Apesar que desde sempre Armand parecia o vampiro mais cheio de dúvidas e deprimente entre todos. 

Sua história foi repleta de sofrimentos, tanto antes quanto depois de sua transformação. Enquanto Louis teve uma vida amargurada pelo monstro que se tornara, Armand foi mil vezes pior. 

E Marius parecia um ser tão interessante, mas seu brilho apagou e ele na verdade, apesar de ser poderoso, era para mim, apenas um ser egoísta. 

A vida de Amadeo enquanto humano era bem mais interessante do que depois de transformado. E suas dúvidas sobre questões religiosas e fé,  foram bem cansativas.

Imaginei que uma hora Sybelle e Benjamin teria esse destino, mas pelas mãos de Armand,  então entendo sua tristeza pelo ocorrido. 

Mas de longe esse foi o pior volume da saga dos vampiros.  E já não imagino mais o Armand como Antonio Banderas,  por mais que fossem jovens na época do filme, agora eu imagino o Armand um garoto bem mais jovem que o Banderas era no filme hahaha apesar que esse trio arrasou na personificação dos personagens, Cruise, Pitt e Banderas estavam lindos demais. 

Mas enfim, minha nota de satisfação pessoal 4/10.


Comentários