Dica de Destaque

[Review] Kaze tachinu Vidas ao vento ( anime movie) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2013

Duração 2h 6m

Direção Hayao Miyazaki



Sinopse 

Jiro Horikoshi é um jovem que vive em uma cidade no interior do Japão. Ele tem o sonho de voar em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, Jiro decide que construir um avião como deseja e colocá-lo no ar é a meta de sua vida. Durante a busca pela realização deste objetivo, ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá, e os planos de Jiro podem estar prestes a mudar.

Trailer 



DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Jiro, desde criança, tinha o sonho de voar, mas devido a sua deficiência visual, ele decidiu que projetar aviões seria o mais próximo de realizar seu sonho. Ele sempre teve o bom senso de ajudar o próximo e um dia, retornando para a universidade de trem, ele conhece uma jovem que pega seu chapéu quando este quase o perde por causa do vento. 

Um forte terremoto força os passageiros a seguirem o resto da viagem a pé, mas a cidade que que já estava próxima, foi totalmente destruída e com focos de incêndio. Jiro ajuda a jovem e sua acompanhante que quebrou a perna as levando em segurança até a residência delas mas acaba perdendo o contato.

Jiro se forma e vai trabalhar como designer de aviões e assim os anos passam. Ele viaja para vários lugares para pesquisar e aprender mais sobre aviões, quando um dia, reencontra a jovem do trem novamente. Eles se envolvem romanticamente porém, ela confessa que está muito doente, mesmo assim, Jiro promete ficar ao seu lado por todo o tempo que puder. 

Mas devido ao seu trabalho, eles ficam afastados e ela vai para um hospital para se tratar e melhorar. Mas vendo como Jiro está se esforçando em seu trabalho, Naoko foge do hospital e vai se encontrar com Jiro. Ele então pede a seu chefe que a deixe ficar mas acabam se casando, pois o chefe de Jiro achava impróprio acolher o casal no mesmo quarto se não eram casados. Assim, Jiro se desdobrava entre trabalhar arduamente e cuidar e estar com sua esposa doente...











Minhas divagações finais 

Uau, esse anime movie já estava um tempinho na minha lista. Peguei para ver sem compromisso e quando fui pesquisar mais sobre ele, achei interessante por ser do Studio Ghibli e dirigido por Hayao Miyazaki. Quem não conhece pelo menos alguns dos trabalhos de Miyazaki? Títulos como O castelo animado, A viagem de Chihiro, Meu amigo Totoro, O castelo de Cagliostro... são meus preferidos na verdade. 

Alguns desses animes, ainda pode-se ver traços semelhantes em personagens que lembram de outros filmes dele. E o mais interessante foi que Vidas ao vento foi uma homenagem de Miyazaki para Jiro Horikoshi, que foi o engenheiro de aviação, criador do modelo Zero usado por kamikazes durante a Segunda Guerra Mundial. 

Visto pelo ponto de vista de Miyazaki, ele retratou a vida de de Jiro de forma romanceada, introduzindo a Naoko na vida dele no filme. Por isso que quando pesquisei por ele, não encontrei menção a nenhuma esposa. 

A época da Segunda Guerra ainda é muito confuso para mim, em relação aos países que eram aliados ou inimigos de Hitler. A época de Jiro estava iniciando a guerra ainda e ele mencionava o fato que gostaria apenas de criar belos aviões e lamentou várias vezes o uso dos mesmos para a guerra. 

Acho que foi uma belíssima história, sobre alguém que tinha um sonho e correu atrás para realizá-lo.  Embora algumas partes fossem surreais como os sonhos dele com Caproni, um famoso engenheiro aeronáutico italiano. Eu me confundia nesses sonhos, mas eram divertidos porque desde criança Jiro os tinha. E de uma certa forma, os incentivou a seguir com seus sonhos.

O bom do filme é que não teve nada tão dramático. Pensei que Jiro fosse sofrer no trabalho ou que teria dificuldades no seu romance, mas foi tudo tranquilo, só os problemas rotineiros de quem trabalha muito. Nem o pai de Naoko foi um empecilho no romance. Gosto assim, quando tudo flui tranquilamente. 

Pode até ser uma homenagem a vida do engenheiro, isso não quer dizer que precisa ser 100% baseado em sua vida particular real. O fato de ter seguido seu sonho e de suas realizações são a essência de tudo e estão ali. No mais, foi para dar um ar mais romântico à história. Também não espere cenas de guerra, pois o foco é na trajetória de vida de Jiro. As cenas mais trágicas foram no início quando deu o terremoto e o incêndio na cidade.

Enfim, me surpreendi e me arrependo de não ter visto antes. Super recomendo. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários