Dica de Destaque

[Review] A lição/ The Glory ( K-drama) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2022

1 temporada 16 episódios 

Elenco Song Hye-Kyo, Lim Ji-Yeon, Lee Do-Hyun 



Sinopse 

Anos depois de ser vítima de terríveis atos de violência na escola, uma mulher coloca em prática um elaborado plano de vingança.

Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Moon Dong-Eun sofreu terrivelmente por um bullying praticado por um grupo de amigos da escola. Além de graves transtornos psicológicos, também sofreu queimaduras e cortes pelo corpo todo. Ela até tentou acabar com sua vida para não sentir mais dores, mas após ser expulsa da escola e de sua casa, ela recomeça sua vida mas com um plano de vingança para cada um que a fez sofrer, em especial Park Yeon-Jin, a lider do grupo e por quem ficou mais obcecada. 



Minhas divagações finais 

Muitos doramas geralmente são comédias românticas onde as vezes até um selinho pode acontecer no último episódio. Mas tem doramas mais adultos como A lição, onde tudo é diferente das comédias românticas. A violência foi bem extrema e até o linguajar foi bem mais vulgar, assim como a presença de cenas de sexo. 

Eu particularmente prefiro as comédias românticas recatadas, não vejo muita graça em cenas de sexo. Não sabia que teria isso nesse dorama e só me interessei porque a protagonista embarcaria em uma lenta jornada de vingança. 

O bullying foi terrível de ver, tanto que pulei algumas partes. Pensamos que estando na escola, podemos contar com nossos professores, mas algumas vítimas não têm essa sorte quando os diretores são comprados e manipulados pelos pais ricos dos alunos. Dong-Eun ainda foi espancada por um deles. Mas claro que ele também estava em sua lista de vingança. 

Ela conseguiu terminar os estudos, se formou e conseguiu o trabalho onde iniciaria sua vingança. Mas no meio disso tudo ela conheceu boas pessoas, como a Sra. Kang, que sofria violência doméstica pelo marido e que acabou virando cúmplice de Dong-Eun, se esta no caso, se livrasse de seu marido violento. Porém, com o tempo, Kang aprendeu a dirigir e a tirar fotos e acabou virando espiã de Dong-Eun.  

Também conheceu um jovem que a ensinou a jogar GO ( jogo de tabuleiro ) onde seria útil no futuro, mas Yeo-Jeong na época, se formando em medicina, acaba se interessando por ela. No entanto, apesar de ter desaparecido, Dong-Eun acaba se encontrando com ele novamente e dessa vez, ela conta tudo para ele, o que sofreu, mostra as marcas de seu corpo e ele, se oferece para lhe ajudar com sua vingança. 

Dong-Eun planejou cada detalhe com cada um que a fez sofrer e conhecendo a personalidade de cada um, acabou convencendo um deles a se vingar também, principalmente porque essa pessoa não cresceu na vida e apenas se tornou o cachorrinho do grupo. Porém, essa pessoa não confiava totalmente em Dong-Eun e tentou fazer as coisas do seu jeito, acabando desaparecendo e mudando os planos dela. 

Mas o foco principal sempre foi Yeon-Jin e Dong-Eun se aproximou de sua filha e de seu marido, a deixando preocupada com qual seria o próximo passo, já que Yeon-Jin vivia uma vida de luxo e sucesso, mas baseado em mentiras. Myeong-Oh era tão ordinário mas o que aconteceu com ele deixa um sentimento estranho, não era como se tivesse completado a vingança dele direito. 

Mas o melhor de todos, depois da Sra. Kang foi Yeo-Jeong. Ele tinha seus próprios problemas e embora não tenha sofrido tanto quanto Dong-Eun, ele tinha um pézinho na sede de vingança também. Ou seja, de uma certa forma ele entendia muito bem os sentimentos de Dong-Eun. 

Cada um deles que a fizeram sofrer, cresceram e tentaram ter uma vida de aparências e luxo. Yeon-Jin casou e teve uma filha, além de ser apresentadora de meteorologia. 





Jeon Jae-Joon é CEO de uma empresa mas só se diverte, usa Myeong-Oh e sempre que pode dorme com as mulheres do grupo, incluindo Yeon-Jin e Hye-Jeong. 



Hye-Jeong poderia ter saído do grupinho e mesmo não sofrendo o mesmo tipo de bullying que Dong-Eun, era intimidada pelos amigos e considerada a mais inferior deles. Se tivesse se casado e não fosse gananciosa e bobinha, teria se dado bem...



E a Lee Sa-Ra que se tornou viciada? Não tenho muito o que dizer sobre ela... Hye-Jeong se destacou mais do que ela para mim, talvez porque Sa-Ra só procurava Myeong-Oh pelas drogas, mas Hye-Jeong embora fosse gananciosa, era influenciável, já que foi enganada por Dong-Eun e fez parte de sua vingança contra Jae-Joon...


Confesso que esperei A VINGANÇA, mas foi apenas A lição mesmo. Alguns tiveram um final merecido, mas Yeon-Jin não merecia muito mais? Entendo que Dong-Eun não era uma assassina,  tanto que imaginei que pelo bullying que ela sofreu, ela fosse aprender a lutar para pelo menos se defender. Mas seus planos eram mais intelectuais. 

De todos, com certeza a atriz Lim Ji-Yeon merece meus aplausos. Interpretar alguém fofinha, apaixonada ou sofrida, ainda é fácil, mas fazer alguém com tanta maldade, no olhar, sorriso, não é algo fácil. E quando ela gritava de ódio? Ridícula?  Achei, mas foi muito convincente. 

A história da Sra. Kang foi ao mesmo tempo triste e hilária. Mas adorei ela. Agora, se Yeo-Jeong não tivesse um final merecido, eu ficaria muito triste. Mesmo que eu tenha imaginado algumas coisas além do que realmente eram. Sempre faço isso e nunca acerto...

E não acho que deveria ter sequência porque o intuito de tudo, era a vingança de Dong-Eun.  A forma como terminou até pode ser uma porta aberta para uma sequência, mas acho desnecessário. Tudo terminou bem para Dong-Eun e aquele final foi satisfatório. 

Demorei para ver esse K-drama pelo meu medo do bullying, que foi violento como imaginei e sofri como esperei. Sequer imaginar que existem seres humanos desse tipo é no mínimo nojento. E pior ainda é saber que existe na vida real, que geralmente são filhos de pais ricos e influentes e por isso nunca são denunciados e que muitos educadores por meio de corrupção ou chantagem, ignoram o bullying e ainda culpam as vítimas. 

Dong-Eun sofreu desde seu nascimento tendo uma mãe como a dela, acho que ainda demorou para tomar aquela atitude. E Song Hye-Kyo também está de parabéns pelo seu personagem. Quando a vi em Descendentes do sol, seu personagem era bem diferente. Embora Dong-Eun pareça fria e sem sentimentos, é compreensível pelo o que sua personagem passou ao longo dos anos. 

Lee Do-Hyun foi outro que me surpreendeu por ter participado em Sweet Home com outro personagem completamente diferente. E confesso que não o reconheci de primeira. Sou péssima com rostos. Mas ele foi muito apaixonante aqui. Só não achei que combinou muito com Dong-Eun pois ela parecia bem mais velha para ele. Ele tinha carinha de estudante hahaha e como ela tinha seu foco em vingança, acho que se apaixonar não fazia parte de sua meta de vida, então o casal não teve muita química... 

Ha Do-Yeong tinha tudo para ser o estraga prazeres da história por ser marido de Yeon-Jin, mas embora ele não fizesse parte da vingança de Dong-Eun, achei certo que de uma certa forma, ela o deixou de fora, mesmo que tenha prejudicado seu casamento ao descobrir quem sua esposa era de verdade. 

Enfim, foi uma longa jornada e apesar de ter esperado um pouquinho mais dessa vingança, ainda assim superou minhas expectativas. 

No mais, minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários