Dica de Destaque

[Review] Pai nosso? - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2022

Duração 1h 37m

Direção Lucie Jourdan



Sinopse 

Uma mulher faz um teste de DNA e descobre que tem vários meios-irmãos, revelando um esquema chocante que envolve um famoso especialista em inseminação artificial.

Trailer 



DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Jacoba sempre soube que seus pais tiveram problemas de infertilidade, por isso, tinha curiosidade para saber se tinha algum meio irmão por aí. Ao que se sabia, cada doador poderia doar no máximo três vezes, então ela esperava encontrar pelo menos um ou dois irmãos. 

Após fazer um teste de DNA, ela acaba descobrindo várias correspondências e então seu pesadelo deu início. O médico que tratava os problemas de infertilidade nos anos 70/80, que havia tratado sua mãe, usou seu próprio sêmen para fecundar várias de suas pacientes. Até mesmo aquelas que traziam o sêmen do próprio marido. 

Revoltada com a situação e após perceber que cada vez mais aparecia um novo meio irmão, Jacoba tenta processar o médico após ele negar que tivera outros filhos fora do casamento e após ameaçá-la quando ela procura a mídia para expor seu caso, já que até a promotoria se negava a investigar. 

Até o fim do documentário, foram confirmados que o médico teve 96 filhos... 





Minhas divagações finais 

O chocante de tudo isso é que Jacoba só queria saber se tinha algum irmão e acabou descobrindo um terrível esquema por parte do médico. Até o final do documentário ele não revelou qual era seu verdadeiro propósito ao fazer isso e no final ainda descobriram mais 44 médicos que fizeram o mesmo que o Dr. Cline, embora ele tenha sido o que mais fecundou mulheres. 

O pior de tudo é que as mulheres que foram de certa forma violadas por ele, não tiveram justiça uma vez que não foi julgado por isso. Além do que, como escondeu isso por anos, ele se tornou parte de uma comunidade religiosa conquistando várias pessoas tendo então, apoio delas que o julgavam como um bom homem. 

Em nenhum momento sentiu remorso pelo que fez a suas pacientes e nem demonstrou nenhum sentimento por seus filhos. No mundo sempre foi fácil você se esconder atrás de religião mostrando seu lado honesto para apagar o que se fez de errado no passado. 

Ele era claramente culpado por tudo o que fez, chegou a ameaçar Jacoba e andava armado. A justiça ainda é muito falha nesse mundo. O caso de Jacoba não se enquadrava em nenhuma violação por lei e por isso, embora várias mulheres tenham sido enganadas, a alegação do médico é de ter simplesmente ajudado elas a realizarem seus sonhos de se tornarem mães. 

Além de ter mentido por anos, ainda trocou o sêmen dos maridos pelo dele, isso já não tem explicação para suas atitudes. Ajudar a encontrar um doador compatível com o desejo das mulheres é uma coisa, agora colocar o próprio sêmen sem falar nada? Imagina os filhos que pensaram que os pais eram o biológico e topar com uma realidade dessas? E tem gente que ainda defende esse homem? Surreal...

História sinistra e com final mais ainda sabendo que ele não foi devidamente punido...

Minha nota para o documentário 8/10

Comentários