Dica de Destaque

[Review] Turma da Mônica jovem ( animação episódios 1 ao 13) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2019

1 temporada 26 episódios 



Sinopse 

Agora adolescentes, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali precisam conciliar suas aventuras com as responsabilidades do colégio, os dramas da idade e as inevitáveis confusões amorosas que todo jovem enfrenta nesse momento da vida.

Trailer




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha agora enfrentam os problemas da adolescência com muito humor. 

Episódios 

1- 3,2,1... fight

Vai começar um torneio de games na escola. Mônica quer ser dupla de Cebola, mas ele recusa, dizendo que ela não vai saber jogar um jogo tão complexo. Mônica fica revoltada e decide provar para ele que sim, ela sabe jogar e muito bem. Mas o que os dois não sabem é que o verdadeiro jogo em questão é sentimental.


2- A balada da super lua

É noite de superlua e todo o colégio está animado para uma grande festa na Mansão do Limoeiro. Mas Magali, Cebolinha e Cascão se esqueceram de que haviam combinado um luau na casa de Mônica. Para não magoar a amiga, eles montam um plano de revezamento para estar nas duas festas, mas sustentar uma farsa assim não é tarefa fácil.


3- Veneno virtual

Um blog misterioso faz sucesso publicando podres de algumas pessoas na escola. Todos parecem se divertir com a vida alheia, mas a brincadeira perde a graça quando viram alvo das fofocas. Mônica decide descobrir quem é o bisbilhoteiro anônimo.


4- Neko café 

Magali tem muitos gatos em casa e seu pai dá um ultimato: ela precisa se livrar dos animais. Ao desabafar com Mônica, as duas têm a ideia de montar um Neko Café, ou café de gatos, na lanchonete do bairro.


5- Luz, câmera, Cascão 

A turma decide participar de uma competição de filmes do bairro. Para as filmagens, conseguem autorização para entrar na escola durante a noite. Cascão tem mil ideias de pegadinhas, mas seus planos são rejeitados pela turma. Sentindo-se desprezado, Cascão circula sozinho pela escola, quando começa a ter a sensação de que há mais alguém ali.


6- Batalha de quitutes

Quim está com a autoestima baixa por não ser bom nos esportes. A situação piora quando Titi volta de Paris sabendo fazer vários pratos gourmet, e é convidado por Carmem para fazer as comidas do seu aniversário. Ao ver seu posto ameaçado, Quim entra em uma disputa com Titi para saber quem é o melhor cozinheiro.


7- Sobre meninos e meias 

Cascão fica em primeiro lugar no torneio de parkour do bairro, e a turma decide fazer uma festa surpresa para ele. Mônica fica encarregada de comprar o presente, mas começa se sentir mal ao perceber que os amigos de Cascão não o conhece tão a fundo.


8- O peso de mil likes 

Denise está com a reputação manchada nas redes sociais. Quando entra na escola uma nova aluna, Isadora, Denise se aproxima dela na tentativa de parecer tolerante e "body positive". Até que a amizade fake começa a se tornar real e Denise tem uma crise de consciência.


9- Maga Magali

Magali acaba contando para a turma que Tia Nena é bruxa, e é uma zoação sem tamanho: ninguém acredita nela. Sentindo-se ofendida, Magali decide provar a todos que feitiços são, sim, reais. Ela abre o grande livro de bruxaria que sua tia lhe deu e começa a estudar, mas percebe que aqueles feitiços de iniciante não vão impressionar ninguém.


10- Vote em Mônica 

Para defender a permanência das aulas de filosofia na escola, Mônica e DC montam uma chapa para concorrer ao grêmio estudantil. Só que a chapa adversária ganha eleitores com propostas vazias, mas divertidas. Cebola, para conquistar a admiração de Mônica, decide ajudá-la a vencer a eleição, partindo para uma ousada estratégia de marketing.


11- Nove de novembro

Mônica usa uma lembrança de seu diário para compor uma canção bem profunda, que vira um sucesso na rádio da escola. Todos ficam supercuriosos para saber sobre o que a letra fala, inclusive Cebola, que acha que é sobre ele. A oportunidade de descobrir vem quando Mônica perde o diário e se inicia uma corrida frenética para encontrá-lo.


12- Além de Jurerê

Jeremias e Titi estão treinando para ficarem sarados para uma viagem a Jurerê. É quando surge o convite para participarem de uma oficina de teatro que Isadora vai dar no bairro. Titi acha ridículo, mas Jeremias fica interessado e decide ir escondido. Ele descobre nas aulas um novo lado seu, artístico e sensível, que pode colocar a amizade com Titi em risco.


13-

Todos os casais do bairro vão participar de um jantar de namorados no food truck da praça. Na zoeira, Mônica chama Cebola para ir com ela para ganharem um desconto fingindo que são um casal, mas Cebola nega o convite. Ele vê a burrada que fez quando DC aceita o convite no lugar dele. Cebola fica transtornado se perguntando se Mônica e DC estarão em um date.







Minhas divagações finais 

Turma da Mônica foi minha companhia de leitura desde criança. Aprendi a ler com essa turminha e mesmo depois de adulta, eu continuei lendo e rindo com essa galera. Quem nunca sonhou em ver essas crianças crescerem? E então, surgiu Turma da Mônica jovem. 

Confesso que fui ver sem compromisso principalmente porque são 26 episódios com 10 minutinhos cada. Não imaginava que fosse amar essa animação. Os traços são completamente diferentes de quando crianças, mas as histórias continuam nos fazendo rir e se emocionar. 

Primeiro deixa eu falar dos personagens. Senti falta da Aninha, a namorada do Titi, pelo menos não lembro de tê-la visto. Que sotaque era aquele da Denise? E desde quando ela ficou descolada e melhor amiga da Carminha? Confesso que faz anos que não leio um gibi, então não sei como andaram as coisas para essa turminha. 

Gostei da atenção dada ao Xaveco, apesar que ele continua sofrendo a síndrome do personagem secundário. Agora, minha gente, que transformação foi essa do Do Contra? Nem o tinha reconhecido hahaha 

Mas falando cronologicamente, Titi, Jeremias e Franjinha eram mais velhos. Por que estavam na mesma turma que a Mônica e afins? Mas tudo bem, não fui atrás de pesquisar e também não tirou a diversão da história. 

E falando em história, agora a turminha está no ensino médio, Mônica mudou completamente e apesar de já sabermos que desde crianças Mônica e Cebolinha tinha tudo para serem um casal quando crescessem, eles mudaram muito na adolescência. 

Magali continua com Quinzinho, Cascão com a Maria Cascuda,  Marina com Franjinha, mas... O casal mais esperado demoraram para se desenrolar... Primeiro porque Cebolinha ficou completamente tímido com a Mônica e por conta disso, perdeu várias oportunidades de expressar o que sente, o que infelizmente resultou nela acabando namorando outro...

Chocante eu sei, mas muito vida real hahaha porque mesmo que todos ali tenham crescido juntos e que jamais me passaria pela cabeça que esse garoto pudesse remotamente formar um par com a Mônica, aqui isso foi trabalhado sutilmente e aos poucos para que isso pudesse acontecer e mesmo que sejamos time Cebola, esse garoto não foi tão ruim com a Mônica. Então, mesmo que inicialmente tenhamos arrancado os cabelos pelo timing do Cebolinha ser péssimo, ainda dá para curtir o novo casal juntos. 

Todos os episódios como em todas as histórinhas da Mônica tem uma moral da história no final, mas o episódio em que fiquei mais chateada foi logo no segundo onde a Mônica ia dar uma festa mas todos queriam ir na da Carminha. Achei triste porque até a Magali, o Cascão e o Cebolinha queriam ir. A Carminha é uma esnobe, sempre maltratou a Mônica, não vejo porque os amigos a abandonarem por ela. Claro que no final tudo se ajeita, mas foi ali que começaram a preparar o futuro casal...

Adorei a introdução da Isadora. E apesar da Denise ser uma chatinha, gostei de sua atitude no final com a nova aluna. Achei que não ia ter muito o que falar pois os episódios são curtinhos, mas minha gente, eu nem via o tempo passando e a turminha é tão carismática e o drama do Cebolinha tão envolvente, que antes a gente acompanhava ele bolando os planos infalíveis para derrotar a Mônica, agora o vemos tentando se aproximar dela de modo romântico...

Já falei que os traços ficaram lindos? Vale muito a pena ver. Super recomendo. A segunda parte contém mais drama ainda. Tive que dividir porque não imaginei que os 26 episódios ia dar muito o que falar hahaha



No mais, minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários