Dica de Destaque

Meu policial (livro) - Divagando Sempre

 Ano da primeira publicação 2022

Autor/a Bethan Roberts



Sinopse 

Brighton, Inglaterra. Anos 1950. Marion avista Tom pela primeira vez. A partir de então, ela soube: seu amor seria suficiente pelos dois, perdurando até alguns anos mais tarde, quando o rapaz volta do exército e a ensina a nadar na sombra do píer. Patrick, experiente curador do Museu de Brighton, conhece Tom e mostra a ele um novo mundo, glamoroso e liberal. Patrick também se apaixona por Tom. Nessa época, é mais seguro para todos que Tom, um jovem policial, se case com Marion. Os dois amantes terão, então, de compartilhá-lo – até que um deles se rebela e três vidas começam a ser destruídas.



Divagações, análises e impressões pessoais 

Esse livro já estava na minha lista quando descobri que ia sair o filme com HARRY STYLES, então corri para ler o livro antes de ver o filme. Apesar de ser óbvio quem Harry seria do livro, ao ler, ainda não tinha associado sua imagem ao personagem, então minha imaginação é bem diferente do filme. 

Sabia mais ou menos qual o enredo, só não esperava que fosse contada desde o início da vida de Marion hahaha me perguntava onde estaria o "meu policial", não que fosse chato, porque na verdade eu que fui atropelando tudo e já queria saber do final.

Como a história se passa na Inglaterra, nos anos 50 ainda, a gente já imagina as dificuldades desse relacionamento. Marion e sua amiga Sylvie, que na verdade eu desconfiava se Sylvie gostava mesmo de Marion, porque aos olhos da outra, ela era linda e popular, eu achava que uma hora a Sylvie maltrataria Marion. 

Tom, foi o primeiro amor adolescente de Marion que perdurou por muitos anos. Não a condeno, sei como é. Enquanto ele foi para o exército e depois decidiu ser policial, ela se formou e se tornou professora. 

Na verdade, o início começou meio confuso para mim porque já estavam o trio juntos e Marion passa a contar como a história deles começou. Só depois entendi que era isso hahaha 

Antes de ir para o exército Tom havia dito que ensinaria Marion a nadar, então, quando se encontraram anos depois, ela lhe cobrou isso. Assim, passaram os sábados de manhã nadando. Tom começou a se abrir mais para ela e obviamente Marion se sentiu esperançosa de que as coisas finalmente começariam a acontecer. Até que, uma terceira pessoa apareceu entre eles. 

Quando Tom lhe disse que gostaria de apresentar alguém, Marion logo ficou preocupada de que teria uma rival, mas se sentiu aliviada quando era um amigo chamado Patrick. Ledo engano minha cara, eu ficaria preocupada da mesma forma hahaha 

Assim, os três passam tempo juntos e Marion sabe que pelo menos algumas vezes por semana, os dois saem sem ela. Eu já desconfiaria aí hahaha 

Não existe suspense na história como eu imaginava, porque no início já diz que Patrick está acamado devido ao derrame que teve, mas eu tinha suposto que ele havia sofrido um acidente e que a culpa era da Marion e por isso ela estava cuidando dele para tentar se redimir... ou, que num misto de ciúmes, ela havia provocado esse acidente para ficar com Tom só para ela. Mas ainda estava no início da leitura, então era só minha imaginação indo além das possibilidades...

Gostei que ela estivesse contando toda a história desde o início como se fosse uma autobiografia. Pena que durante seus primeiros dias dando aula, foram relatados apressadamente. É que eu achei que ela teria alguma dificuldade com alguma criança, já que duas foram destaques maiores durante seu relato. Mas acho que o foco mesmo é na sua história com Tom. 

Tom é aquele tipo de personagem que como estamos vendo sob a perspectiva de Marion e ela é um tanto ingênua, não sei quais meus sentimentos por ele ainda. Embora ela fale de modo apaixonante sobre ele, ainda não me apaixonei por ele também hahaha 

Depois a narrativa muda com relatos da perspectiva de Patrick. Devo acrescentar que ele sim, me fez me apaixonar pelo Tom também hahaha 

Acho que naquela época e talvez hoje em dia, ainda tenham pessoas que para protegerem suas carreiras e até a si mesmos, fazem o que Tom fez para conseguir ficar em paz com a pessoa que realmente ama, mas no caso como amante. 

A vida de Marion, durante seu relato, me parece que chegaram até a vida idosa vivendo desse jeito, mas ao que parece, ela e Tom se afastaram romanticamente e apenas vivem sob o mesmo teto. 

Esse tipo de amor é tão triste, pois Marion perdeu tanto amando alguém que não a amava da mesma forma. Não culpo Tom por ter escolhido esse caminho, quando no próprio trabalho ele via como os homossexuais eram tratados e o próprio Patrick sabia como era isso, principalmente quando perdeu Michael para o preconceito. 

Não imaginava que essa história seria mais profunda e tão triste quanto parecia. Para mim seria um romance de conto de fadas hahaha 


DIVAGAÇÕES COM SPOILER 

Devo dizer que não esperava essa atitude da Marion. Professora, atenta às notícias sobre os homossexuais e ainda assim denunciou o Patrick? E o mais absurdo ainda, ele foi preso? Agora tudo faz sentido. 

Bem que eu disse lá no começo que achava que ela teria feito algo para ele e por isso cuidava dele como que para se redimir do que aconteceu. Será por isso que Tom se afastou dela? Por ser nos anos 50, acho que um divórcio também não seria bem visto, porque os dois continuaram casados anos depois. 

O mais intrigante no entanto, é que Marion cuidava de Patrick sozinha, já que Tom se negava a vê-lo. Esse era o maior mistério para mim, visto que aparentemente Patrick jamais deixou de amá-lo. 

Essa história é cheia de sentimentos diversos. E mesmo tentando se colocar no lugar de cada um deles, fica difícil entender as motivações e as consequências que levaram a um romance tão triste. 

E mesmo que esse trio tenham passado por tudo que passaram, achei o Tom o mais covarde de todos e a Marion a mais egoísta. 

No final, achei um desperdício de história, ninguém viveu de verdade, um foi preso, os outros dois se distanciaram apesar de continuarem a fingir um casamento, que desperdício de vida também. A Marion viveu com a culpa e com certeza Tom jamais a perdoaria. Ou seja  a única coisa que me marcou, foi o quanto o preconceito naquela época era surreal. Prender alguém só por ser homossexual? Não é por menos que até nos dias de hoje, embora tenha a causa LGBTQI +, ainda tenham muitas pessoas que escondem sua homossexualidade por causa do preconceito social. 

Mas voltando a história, teria sido mais interessante se fosse de fato um triângulo amoroso. Se Tom na verdade fosse Bissexual, ainda novidade naquela época, que se sentisse dividido entre o amor de Marion e Patrick. Mas o contexto foi muito além, deixando apenas a crueldade humana marcada em nossa alma. 

O fato de Marion ter sido o elo malvado dessa história, me faz questionar se não fosse por ela, será que continuariam vivendo daquele jeito? Ou será que uma hora Patrick seria descuidado sendo denunciado de qualquer forma? Uma coisa é certa, nenhuma mulher deveria se prender a um homem assim por amor. É um amor doentio quando não é recíproco. E Tom deveria ter sido mais corajoso, pois embora Patrick tenha sido preso, ele sempre foi verdadeiro a quem realmente era. No fim, Tom foi só um coadjuvante de sua própria história hahaha 

Minha nota de satisfação pessoal 6/10


Comentários