Dica de Destaque

O milagre com Florence Pugh - Divagando Sempre

 


Ano de lançamento 2022

Duração 1h 43m

Direção Sebastian Lelio

Elenco Florence Pugh, Kila Lord Cassidy





Sinopse 

A trama se passa na Irlanda do século 19, onde uma enfermeira precisa analisar o jejum misterioso de uma criança de 11 anos que não come há meses e está aparentemente saudável.


Trailer 





Divagações, análises e impressões pessoais 

Outra vez começo um filme sem saber muito dele. Temos uma enfermeira indo para uma aldeia remota, lá pelos anos de 1800 e pouco, a viagem era tão longa que fiquei cansada só de ver, teria que valer muito a pena, porque é uma longa jornada...

A enfermeira Lib Wright junto com uma freira, se revezarão observando uma menina que dizem que não come a quatro meses. 

Lib começa o primeiro turno e ao conhecer Anna, a questiona sobre do que se alimenta e esta lhe diz que é de mana do céu. Lib não consegue acreditar que Anna esteja tanto tempo sem comer e estar saudável como aparenta. 

Achei a freira mais sinistra do que a enfermeira hahaha as pessoas que solicitaram essa observação de Anna queriam um relatório sigiloso, nem a freira ou a enfermeira poderiam trocar informações. Se bem que Lib até tentou, mas a freira é fiel em sua missão. As pessoas que solicitaram essa investigação eram: o dono da taverna, o padre, o médico e o dono das terras onde a família de Anna morava. 

Também achei essa família bem estranha, o quadro de família que Lib ficou olhando, onde os olhos do menino foram pintados eram de fato assustadores. A própria Lib assusta com seu ritual estranho toda noite. 









Divagações com spoiler

Por mais que a religião ou a Fé seja algo pessoal e questionável, o fato de Anna não comer não poderia ser fisiologicamente possível, eu cheguei a imaginar que a freira fosse cúmplice da família e estaria dando comida para a menina no turno dela hahaha Fora que a freira foi um personagem tão sem graça, não serviu para acrescentar muito na história. 

Quando Lib pediu o afastamento da família de Anna, ali eu tive certeza que de alguma forma ela estava recebendo comida da família, principalmente que depois ela começou a definhar. 

Não conhecia outros trabalhos desse diretor, mas já tinha visto Florence em outro filme igualmente estranho hahaha que ao meu ver, também era ligado a um tipo doentio de seita... enfim, aquele filme me deixou traumatizada, porque ao mesmo tempo que foi confuso foi horrível... 

Em O milagre, querendo ou não, esperamos por um mesmo hahaha sendo cético ou fiel, um milagre cairia bem nos dias de hoje, principalmente... Depois que Lib procura respostas com Anna, entendi melhor tudo isso que estava acontecendo e de uma certa forma, me lembrou de outro filme, embora seja gênero terror, foi inspirado em uma história real, onde o mal nesses casos sempre estão dentro de casa...

Mas enfim, Lib pediu uma audiência e relatou a verdade, porém a própria Anna só revelou que se alimentava de mana do céu e a freira negou ter visto algo suspeito. Só para confirmar que essa freira não servia de nada ou era paga para se fazer de ignorante hahaha 

Não sei se alguém estaria ganhando algum lucro com isso ou se a família apenas tinha uma fé cega, onde para reparar o mal feito pelo irmão, para ir para o paraíso, Anna teria que "sofrer" dessa forma. Entendo que, como enfermeira, Lib não poderia ficar de braços cruzados vendo a jovem definhar até a morte sem fazer nada. 

Achei a parte do jornalista um pouco fora do contexto também, mas acho que precisava de um romance de época né hahaha Acho que a maior lição foi em como o fanatismo religioso pode cegar as pessoas, onde fizeram uma criança acreditar que se fizesse jejum contínuo seu irmão teria passagem para o céu, apesar do crime que havia cometido. A ideia de Lib para salvar Anna foi fenomenal, embora naquele momento eu pensei que besteira ela estava fazendo. 

Houve cenas marcantes como Lib comendo automaticamente apenas para viver, ou seja, a comida não parecia nada demais, não dava para saber se estava quente ou fria, se era boa ou ruim, enquanto Anna precisava do alimento para viver. O cenário, o figurino, foi bom até, apesar de ser o segundo filme da Florence que vejo, ela tem esse ar de mistério mesmo, pode ter certeza que coisas estranhas virão com ela hahaha

Para mim não foi uma obra de arte, mas como eu não sabia o que esperar, o desfecho foi até uma surpresa, eu até sabia que era uma farsa, mas o motivo por trás disso foi realmente horripilante.

Então minha nota de satisfação pessoal 7,5/10

Comentários