Dica de Destaque

RACIONAIS MC's - DAS RUAS DE SÃO PAULO PARA O MUNDO - Divagando Sempre

 


Documentário/filme 

Ano de lançamento 2022

Duração 1h 56m

Direção Juliana Vicente 





Sinopse 

Com seus protestos em forma de música, o lendário grupo de rap Racionais MC's transformou a poesia de rua em um movimento poderoso no Brasil e no mundo.



Trailer 









Divagações, análise e impressões pessoais 


Conta a trajetória de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, que saíram da periferia de São Paulo para o mundo. Ícones do rap nos anos 90, mais de 30 anos de carreira, mas passaram poucas e boas para serem ouvidos e tentaram ser calados...

Depoimentos e imagens fortes daquela época, mostra a luta desse grupo que tinha apenas a intenção de mostrar com suas letras para tantos outros negros de periferia que também se sentiam oprimidos pela sociedade, sobre um racismo estrutural que perdura até hoje. 


Mas infelizmente ao apontarem com suas letras os culpados contra a violência e morte dos negros nas periferias, acabaram colocando um alvo nas próprias cabeças. Foram perseguidos e tiveram vários shows interrompidos com tiroteios...

Difícil não se emocionar com os relatos dos integrantes, as imagens, as letras de suas músicas. Além dos momentos difíceis também tiveram os bons, a principal foi a amizade e união do grupo até os dias de hoje. 

Li uma crítica dizendo que o documentário era banal, chato e previsível, que é apenas um documentário biográfico convencional.  Concordo com uma leitora que respondeu: ser crítico é uma coisa, agora ser invejoso e não ter a capacidade de entrar em uma luta  por tanto tempo é outra. 

Onde lutar contra o racismo é banal? Eu achei o documentário perfeito. A luta do Mano Brown e seus amigos é algo que existiu no passado e infelizmente ainda existe nos dias de hoje. Eu também odeio o preconceito, o racismo, a injustiça... 

Achei a proposta e o desenvolvimento ótimos. Não é sobre Mano Brown,  é sobre Racionais e sua jornada durante esses longos 30 anos contra o racismo. Tanto que as entrevistas foram divididas para que os outros integrantes aparecessem também, deixando assim que nos impressionássemos com imagens gravadas dos momentos mais tensos assim como os memoráveis. Encerrar o documentário com a música Vida Loka é a cereja do bolo. 

Já coloco a parte 1 e 2 para curtirem 


Mas a minha preferida ainda é Diário de um detento. Além da letra forte e verdadeira, o MV segue mais forte ainda, com gravações dentro da prisão com referências ao massacre no Carandiru. Algo que ainda gera controvérsias do público quando tocado no assunto. 





No mais, para finalizar, acredito que seja uma história que todos deveriam conhecer e ter mais conscientização sobre o racismo. É um documentário que mostra os fatos, não promove o grupo. Acredito que para chegar ao sucesso, muitos artistas que vieram de baixo sofreram pelo caminho, mas outros continuam sofrendo até hoje... 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários