Dica de Destaque

A voz do silêncio - Koe no katachi - Divagando Sempre


Título original Koe no katachi 

Anime/filme/Ano de lançamento 2016

Duração 2h 9m

Direção Naoko Yamada




Sinopse


Uma estudante com problemas de audição sofre com o bullying dos colegas e decide mudar de escola. Anos mais tarde, um dos rapazes que a importunavam resolve se redimir.



Trailer













Minha análise e impressões pessoais

Segunda vez que assisto, da primeira vez como não imaginava a história, fui descobrindo conforme assistia, pela segunda vez, já tinha lágrimas nos olhos quando ela virou a página do caderno onde dizia ser surda. 

Nishimiya entra na escola de Ishida, um garoto problemático que passa a fazer bullying com ela. Nishimiya apesar das dificuldades de comunicação, tenta usar um caderno para fazer amigos e se comunicar. 

Ueno,  no início até tenta ajudar, mas passa a fazer bullying também, achando que Nishimiya só atrapalha por ser surda. Apesar dela e Ishida atacarem Nishimiya publicamente, alguns participam indiretamente dando risadinhas ,  aqueles que não concordam com o bullying apenas olham de longe. 

Então, cansada de ver a filha sofrer, a mãe de Nishimiya a transfere de escola. As coisas se invertem para Ishida e ele se afasta de todos. 

Até que encontra Nishimiya novamente. Dessa vez ele está disposto a fazer a coisa certa e tenta se redimir do passado. Mas não é tão fácil como ele imagina. Então ele acaba fazendo um amigo, Nagatsuka, que o ajuda a consertar seus erros e poder encarar as pessoas no rosto novamente. 

Mas, para que tudo termine bem, Nishimiya e Ishida passam por momentos perturbadores,  onde cada um decide que o mundo seria melhor sem eles. Mas não ao mesmo tempo. 

Ishida decidiu isso antes de voltar a ver Nishimiya e ela após conseguir a amizade dele. 

Preparem os lencinhos, porque eu achei que não choraria já sabendo a história toda, mas chorei feito um bebê de soluçar. 

Gostei do Nagatsuka, acho que todo mundo deveria ter um amigo como ele hahaha odiei a Ueno do início ao fim. Se atracar com a mãe da Nishimiya e ainda dizendo que se não tinha capacidade de educar os filhos, não deveria fazer um. Como se ela tivesse educação também hahaha 

Eu não tenho o coração puro para perdoar alguém como ela hahaha mesmo que no final tenha parecido que ela e Nishimiya finalmente tenham se entendido. Claro que não é diferente do Ishida que a perturbou mais que qualquer um nos tempos de escola, mas pelo menos ele tentou se redimir, coisa que a Ueno deixou bem claro era que nunca gostou da Nishimiya nem mesmo agora, depois de tanto tempo. 

Pra início de conversa, jamais fazer bullying com alguém já seria maravilhoso. Não é porque a pessoa tem deficiência ou seja diferente, que alguém tem o direito de te ofender ou machucar. Tantas coisas boas nesse mundo para se fazer, mas pessoas continuam perdendo tempo preferindo fazer o mal para os outros. 

É uma história tocante. Todos acabam aprendendo algo, menos a Ueno talvez hahaha quando aconteceu o "acidente " e Ishida se feriu, ela continuou culpando a Nishimiya por tudo que acontecia com eles. 

E mesmo ela sofrendo o bullying jamais tratou os outros mal, ela sempre pedia desculpas e queria ser amiga de todos. Mesmo quando Ishida passou a sofrer bullying, ela tentava ajudá-lo, principalmente porque sabia como ele se sentia. 

Essa é aquela história que você pode ver quantas vezes quiser, vai chorar em todas hahaha poderia falar muito mais, mas se não assistiu ainda, não quero contar detalhes importantes.  Veja, se emocione e se apaixone. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10


Comentários