Dica de Destaque

[Review] O castelo animado - Studio Ghibli - Divagando Sempre




Anime/Filmes 

Ano de lançamento 2004

Duração 1h 59m

Direção Hayao Miyazaki


Sinopse

Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia em busca do Castelo Andante, onde reside um misterioso feiticeiro que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.


Trailer 






Minha análise e impressões pessoais 


O castelo animado é e sempre será o melhor anime movie que já vi. Sempre, e olha que já vi várias vezes, me emociono nas mesmas partes. Embora, nas outras milhares de vezes eu tenha assistido dublado em português, dessa vez vi no áudio original. Magnífico. 

Sophie vive e trabalha na chapelaria de seu pai, sem perspectivas futuras, tanto que sua irmã Lettie lhe questiona se quer viver dessa forma para sempre. Foi indo ver sua irmã, que Sophie acaba conhecendo o famoso Howl, conhecido como um terrível bruxo. 





Perseguido pelos capangas de madame Sullivan, Howl usa Sophie para conseguir escapar. Porém, espiões da bruxa do Pântano a seguem. 

Sophie está em sua chapelaria quando a Bruxa aparece e lhe lança um feitiço esperando que ela acabe revelando o paradeiro de Howl. Sophie percebe que a Bruxa lhe envelheceu e agora como uma velhinha de 90 anos, ela enfim, deixa a chapelaria e vai procurar o mago Howl, na esperança de que este possa lhe desfazer o feitiço. 



No caminho Sophie encontra o cabeça de nabo, um espantalho também enfeitiçado e juntos encontram o castelo de Howl. Sophie entra e conhece Calcifer, o demônio do fogo, que conhece o feitiço dela mas não pode desfazê-lo sem antes se livrar do seu. 





Markl é um garotinho que vive ali administrando os negócios de Howl, enquanto este fica fora e acaba se apegando a Sophie. 





Tantas e tantas vezes que vi e ainda fico encantada com esse filme. A melhor cena, quero dizer, uma delas, é quando Howl está fritando os ovos e o bacon. Aprendi a quebrar ovos com uma mão com ele hahaha 



A viagem da triste Sophie,  solitária e de baixa auto estima, a ajuda a se encontrar, a se amar e a amar sua nova família, por mais diversificada que ela seja constituída. 



A forma como ela descobriu o segredo de Howl e Calcifer foi lindo, quando ela reencontrou Howl que passou todo esse tempo esperando por ela, enche meus olhos de água toda vez. 

A cena mais engraçada com certeza é da Sophie indo para o reino e encontra a Bruxa do Pântano, fora ela achando que o cachorrinho que a segue é o Howl disfarçado, a primeira vez que vi também pensei que era hahaha 




Os detalhes gráficos, a trilha sonora, a composição dos personagens, tudo maravilhoso. Estúdios Ghibli é realmente excepcional.  

Enfim, minha nota de satisfação pessoal 10/10 



Comentários

Postar um comentário