Dica de Destaque

A hora mais escura - Divagando Sempre

 




Ano de lançamento 2012

Duração 2h 37m

Direção Kathryn Bigelow

Elenco Jessica Chastain, Jason Clarke, Joel Edgerton, Kyle Chandler, Harold Perrineau Jr 


Sinopse 

Inspirado na real história da caçada ao homem mais procurado do mundo, Osama Bin Laden. O filme segue Maya, uma agente da CIA que atua no interrogatório de prisioneiros ligados à Al Qaeda.


Trailer 


FOTOS 








DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Acho que algumas datas memoráveis sempre vão ter aquela pergunta: onde você estava em tal dia/mês/ano? Eu me lembro do 11 de setembro. Morava no Japão, estava desempregada fazendo um bico, ajudando a vizinha a fazer salgados. Assistíamos a TV quando começou a mostrar a primeira torre em chamas. Daí por diante foram horas acompanhando esse ataque. 

Quando pegaram Bin Laden, fazia uns meses que eu havia retornado ao Brasil, não tinha internet ainda, só TV na casa dos meus pais. Quando vimos as notícias, nosso questionamento foi: será verdade? 

Mas deixando a vida real de lado, vamos ao filme. Primeiro: o que chamou minha atenção nessa produção, foi a atriz, Jessica Chastain,  além de ser um mulherão é uma excelente atriz. ( menos em IT capítulo 2 que não achei a personagem dela grande coisa, apesar de amar IT e a Bev ). Segundo: eu tinha acabado de ver Sicario e A hora mais escura apareceu como sugestão para assistir. Lendo a sinopse achei que seria interessante. 

As gravações das vítimas do 11 de setembro sempre serão marcantes. Já vi vários filmes sobre e sempre termino arrasada. No caso de A hora mais escura, o filme inicia assim e você já tem uma pequena ideia de como a história será tensa. 

Maya é uma agente do FBI que iniciou a carreira a procura do terrorista passando anos atrás dele. Sua primeira pista foi um nome que estava na boca de todos mas ninguém sabia quem era ou onde estava. Sem provas concretas, Maya não tinha poder nem pessoal suficiente para poder ir atrás de informações como ela gostaria. 

Ela passou anos insistindo em sua teoria, tentando comprovar que estava certa, desafiando seus superiores, até que sem mais outras opções e vendo a convicção de Maya, acabaram cedendo e concordando com ela. 

Mas antes de chegar a esse ponto, muitos seguidores de Bin Laden próximos à ele foram interrogados sob forte tortura e muitos agentes foram perdidos sob ataques terroristas também. Maya sobreviveu por pura sorte ou como ela disse: ela sobreviveu para continuar a missão e encontrar esse terrorista. 

As torturas realmente são bem agonizantes e não dá para imaginar os dois lados fazendo isso contra seus prisioneiros, como se não fossem seres humanos. São cenas realmente fortes. 

O cansaço de Maya, a perda dos dias incansáveis tentando encontrar uma pista do terrorista, sua insatisfação com as autoridades que não davam crédito à sua teoria, foram bem protagonizados por Jessica que deu um ar de realidade nessa jornada de busca por anos. E deixou um vazio quando ela viu que sua missão de uma década finalmente havia chegado ao fim... O que fazer agora? 

Dito tudo isso, só achei bizarro a participação de Chris Pratt como um soldado metido a besta hahaha 

Aqui eu foquei mais na personagem da Jessica, porque ela é uma mulher forte e determinada, não duvidava de sua capacidade e jamais desistiu, mesmo quando tudo indicava que não daria em nada. Parecia ela contra o mundo. Eu não recordo dos detalhes da forma como encontraram Bin Laden, mas não nego que a caçada parecia mesmo coisa do tipo gato e rato. 

A história do terrorista fala por si só, mas a produção foi intensa, atuações maravilhosas e final digno de nota 10. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10 

Comentários