Dica de Destaque

Jaula - Divagando Sempre

 


Ano de lançamento 2022

Duração 1h 47m

Direção Ignacio Tatay

Elenco Elena Anaya, Eva Teanner, Pablo Molinero Martinez


Sinopse

Um casal encontra uma garotinha misteriosa no meio da estrada. A criança parece estar traumatizada e eles tentam ajudá-la a desvendar seu passado. Mas, para decifrar seu comportamento estranho, eles devem mergulhar no passado obscuro da menina.

Trailer







DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS

Estou tentando diminuir minha lista de filmes para assistir e me deparei com esse título lá no fim e decidi que já estava muito tempo parado. Não lembro os motivos que me fizeram colocá-lo na minha lista, mas comecei a assistir só pela língua que amo...

O casal Paula e Simon se deparam com uma criança andando sozinha no meio da estrada. Eles a levam para o hospital e descobrem que ela está muito doente. Ninguém consegue saber sobre sua família ou até mesmo seu nome, pois de alguma forma, a criança não diz nada. 

Ao retornarem ao hospital, descobrem que a criança se chama Clara, pois reagiu ao nome quando chamaram uma enfermeira de Clara. Mas a criança tem ataques violentos sendo sedada e amarrada por precaução. 

Em um desses ataques, Paula se aproximou de Clara e conseguiu acalmá-la, como ninguém apareceu dizendo conhecer a garota, o hospital decidiu que ali não vão conseguir cuidar dela e deixou Clara com Paula e Simon, como se fosse uma adoção, mas temporária, até descobrirem os pais da menina.

Clara mostrou sinais de segurança ao desenhar ao seu redor, um quadrado de giz. Com o tempo, Paula descobriu que se expandir essas linhas, Clara consegue se movimentar pela casa tranquilamente. 

Mas, seus amigos e vizinhos ficam preocupados com a obsessão de Paula com Clara, principalmente depois que um evento onde uma amiga grávida quase engole um pedaço de caco de vidro, que desconfiam que foi obra de Clara. 

Daqui pra frente pode conter SPOILERS 

Paula e Simon tentaram por muitos anos terem filhos, mas não dava resultados. Por isso, quando Clara apareceu, Paula automaticamente ligou seu modo mãe. 

Inicialmente eu havia achado estranho ela injetando algo nela, pensei que ela estava doente e escondia do marido... Bom, ela estava escondendo algo mesmo, ela havia continuado o tratamento sem falar com ele. 

O relacionamento do casal já não era grande coisa desde o início, dava para perceber que eles estavam passando por algo não muito bom. 

Com a chegada de Clara, apesar das circunstâncias, parecia que uma luz havia entrado na casa do casal, até o evento do caco de vidro acontecer, onde Simon passou a sentir medo de Clara.

O maior mistério o tempo todo, era de onde ela tinha vindo. Por não falar muito, descobriu-se sua verdadeira origem e só pelo giz, você ao menos imagina que existe um histórico de abuso nessa história. 

Paula ter descoberto tudo foi o ápice do filme e dali pra frente é uma corrida contra o tempo... 

Por mais que já vimos várias histórias horrendas similares, ainda nos choca com pessoas doentes que fazem esse tipo de coisa. A Jaula é inspirada em um acontecimento real, mas fora isso não tem mais nada semelhante. 

Não sei porque pensei inicialmente que seria um filme de terror, acho que dado o ambiente meio sinistro, a história da criança aparecendo daquele jeito, de repente o casal fica com ela... era tudo meio estranho. 

Foi terror mas não do tipo sobrenatural. Jamais desconfiei do desfecho, na verdade cheguei a pensar que o Simon poderia ter algo errado hahaha coitado. 

Enfim, foi aquele tipo de filme que comecei com receio por não saber o que esperar, no meio foi mudando o rumo da história para um final de cair o queixo... Pelo menos o meu. 

Teve vários momentos importantes que não havia prestado atenção, como a barriga de grávida da amiga, por um instante achei que o marido estava tendo um  caso hahaha mas Paula olhava apenas com "inveja" porque ela não conseguia engravidar. 

Na hora do jantar um copo estava faltando e só depois entendi o porque, o desenho que Clara fez dando a Paula uma pista importante da qual ela não conseguia dizer, deve ter outras pistas que deixei passar mas essas achei bem interessante. 

As cenas pós créditos foram bem impactantes porque acabei lendo uma teoria de alguém explicando o final. Sempre me questiono sobre essas explicações, onde descobriram isso afinal? Com o próprio roteirista do filme ou são meras especulações? 

Eu, particularmente tive outro pensamento sobre essa cena final, depois que li sobre a explicação estragou totalmente o filme para mim hahaha mas decidi ignorar isso e continuar com o que pensei mesmo...

No mais, minha nota de satisfação pessoal 10/10


Comentários