Dica de Destaque

Sonata em punk rock - Divagando Sempre

 


Ano da primeira publicação 2016

Páginas 269

Autor/A Babi Dewet 


Sinopse 

Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock'n'roll, mas sim toda a Cidade da Música.


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Primeira vez que leio um livro dessa autora. Confesso que sempre que inicio uma nova história, sinto receio. Porque quando não é você que está escrevendo a história, não dá para mudá-la. Geralmente os de suspense policial ou terror, não sou tão crítica, porque essa área só gosto mesmo de ler. Mas os romances, sou mais exigente. 

Precisa de duas coisas: o casal protagonista terem química ( não importa o gênero) e a história de cada um que vai levar ao outro. O principal para mim é pelo menos um dos dois me cativar. Valentina? Até agora não me conquistou. ( como já disse algumas vezes, eu paro de ler para fazer comentários, então ainda estou no início da história).

O pai aparecer de repente e lhe ajudando a estudar em uma escola caríssima? Compreendo que é possível o cara subir na vida e depois tentar se redimir com os filhos pelo abandono. Mas e os sentimentos da mãe que até então lutou sozinha para criar e sustentar a filha? Que sem pestanejar aceitou? Valentina me pareceu meio supérflua. No primeiro dia conhece um garoto, que é grosseiro com ela, mas ela só destaca sua beleza... bem coisa adolescente mesmo hahaha 

A descrição da escola( que depois de muito ler descobri que era um conservatório hahaha ) parecia que ela estava indo para a casa do presidente hahaha e seu encontro com Kim? Gente, sério, uma escola ( continuo falando escola hahaha ) renomada, considerada a melhor do país, que só o quarto do garoto tinha o tamanho do apartamento inteiro da Valentina, mentira, na verdade não lembro se era isso mesmo, achei essa parte tão irrelevante que nem prestei atenção hahaha mas enfim, uma escola de prestígio ter alunos que se comportam como adolescentes do ensino médio? E pior ainda, um deles ser filho da diretora? Que ótimo exemplo. 

A autora quis dar personalidade a Valentina, eu entendo, uma roqueira no meio de música clássica, ela precisa se desdobrar para se ajustar. Mas... no meu ponto de vista não está conseguindo. Parece mais a história de dois adolescentes no ensino médio que se odeiam. 

Não faço ideia como seja na verdade uma escola como essa em que ela entrou, mas se o intuito é ensinar, porque a professora ficou indignada por Valentina não saber ler uma partitura? Pelo menos eu, achei essa parte um exagero. Não sei, talvez esteja falando coisas que não entendo. Mas eu, teria desistido dessa aula hahaha afinal, você não está ali para aprender? Se fosse para saber tudo qual o intuito de ter aulas?

E esse plano da Valentina de chantagear o garoto para ter aulas de piano? Ah por favor. Que coisa de ensino médio ( ando falando muito isso ).

Já tive leituras insuportáveis ao longo da vida com certeza. Mas a vontade de abandonar esse é maior a cada página. Não faço isso porque sei como é difícil escrever, como as vezes uma ideia parece tão boa para nós, mas não é para os outros. Mas o conteúdo infelizmente é meio vazio e os personagens sem personalidade nenhuma. A descrição de situações, lugares e pessoas tem em abundância mas falta em harmonia com os personagens. São todos frios, embora a autora tenha tentado deixá-los cativantes ou com alguma utilidade em colocar na história, mas no fim, para mim só ficou mais personagens vazios para lembrar o nome. Falando nisso, os únicos que lembro são Valentina e Kim hahaha  

Não existe química nenhuma entre eles e mesmo quando ficaram juntos foi tão sem graça. Apesar de Kim ouvir sua música preferida quando vê Valentina, ainda faltou muito para mostrar que os dois ficavam bem juntos. E que conservatório é esse? Alunos com mais de 20 anos agindo ainda como se estivessem no ensino médio. 

Muita questão foi apresentada mas não foi devidamente trabalhada. O que mais irritou foi o TEMPO TODO essa garota destacando a beleza de Kim. Passei a odiar esses dois hahaha no fim eu estava chorando de desespero para terminar essa leitura logo... Foi o pior livro que li esse ano ( terminei em 2022). Não consigo pensar em salvar nada dessa história. As referências musicais me deram ódio por causa dessa garota...

E O FINAL? Sério? Quem gostou do livro, minhas sinceras desculpas, mas eu odiei. Tanto que várias páginas eu pulei porque na minha cabeça eu já estava lendo tudo assim: blá blá blá blá blá hahaha 

Obs final: acho que só eu não gostei desse livro hahaha 

Infelizmente minha nota de satisfação pessoal 0,5/10

Comentários