Dica de Destaque

Por que matei minha familia? - Divagando Sempre

 


Ano de lançamento 2021

1 temporada 4 episódios 

Direção Tali Shemesh, Assaf Sudry


Sinopse 

Nos anos de 1986, em Jerusalém, um jovem de 14 anos mata toda sua família à queima roupa.  Investigadores tentam descobrir os motivos, já que segundo o jovem, não tinha nada de errado com sua família ou o modo como o tratavam. 

Trailer 


Fotos







DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Análises: 

O primeiro episódio começa mostrando a cena macabra da família assassinada. Um detetive conta suas lembranças do caso de quando foi chamado no meio da noite para investigar. 

Um repórter que também estava presente na época, conta sua versão de quando chegou lá. Alguns vizinhos, amigos da família, também dão depoimentos sobre o caso. 

Mas o ápice do documentário é quando se descobre o único sobrevivente da família, um jovem de 14 anos. 


Impressões pessoais 

Em nenhum momento é revelado o nome do suspeito, então lendo mais sobre o documentário descobri que é por causa do sigilo de menores de idade. 

Confesso que a premissa foi forte, poxa, um garoto de 14 anos matar os pais e as duas irmãs? Deve ter um motivo forte. Mas não, ninguém descobriu o porque e ele apenas disse que ouviu vozes o mandando fazer. 

A única pessoa que disse que tinha uma teoria dos motivos, não quis revelar qual era. Era o advogado de defesa do jovem. Na verdade achei ele bem esquisito...

De longe esse foi o pior doc criminal que já vi. Por que? Uma família é assassinada, o suspeito é preso mas não diz o motivo. São 4 episódios que poderia ter sido um filme de 90 minutos. Pois muitas cenas eram repetidas ou ficavam focando no rosto dos entrevistados durante segundos intermináveis. 

O jovem foi preso, condenado a 8 anos, mas teve sua pena reduzida e foi solto. O doc não revela como está hoje em dia, mas de novo, pesquisei e li que ele se casou, tem filhos e trabalha. Mas como descobriram seu nome após a estreia do doc, ele foi demitido. 

O crime aconteceu no fim dos anos 80, não é como hoje em dia que todo crime dessa magnitude alegam insanidade, se bem que, todos que o conheciam diziam que ele era muito inteligente. Mas nada apaga o que ele fez. Foram 4 pessoas e não eram desconhecidos. Pai, mãe e irmãs. Quem faz isso e não esboça nenhuma reação? Nem que fosse raiva?

Sabendo disso você se sentiria seguro em estar ao lado de uma pessoa assim? Eu não. A história até parecia interessante, mas deixou muitos espaços vazios. Focou em repetições e no fim não expôs nada de interessante. 

É um crime chocante mas que terminou como a personalidade do jovem assassino: vazio. Acho que se fosse para perder tempo com um doc tão raso desses, em respeito à família, nem deveriam ter mexido com isso... 

Geralmente no final dos documentários, diz como o assassino está, se preso, condenado a morte ou posto em liberdade. Nesse, não diz como o jovem ficou, como se ele não fizesse parte da sociedade ou não tivesse cometido algo horrível. 


Divagando com Spoiler 

Durante o período em que estava preso, acho que antes do julgamento, o jovem recebeu cartas de colegas da escola. Não me lembro direito sobre o conteúdo, mas depois, o jovem recebeu a herança da família por ser o único sobrevivente. Para mim, esse foi o motivo o tempo todo. 

Por ser muito inteligente, tanto que nem quiseram revelar seu QI, e por ser muito amado, as vezes esse foi o problema para ele. Talvez ele em seu íntimo queria ser sozinho e fez tudo isso. Só acho a justiça um tanto estranha, porque apesar das mortes, ele ainda ficou com tudo...

Resumindo, é um caso macabro, com solução nada satisfatória e com a pior conclusão de um caso. Não recomendo perder tempo assistindo...

Pela primeira vez, minha nota de satisfação pessoal para um doc 1,5/10


Comentários