Dica de Destaque

JUNG_E - Divagando Sempre

 



Ano de lançamento 2023

Duração 1h 39m

Direção Yeon Sang-Ho

Elenco Kang Soo-Yeon, Kim Hyun-Joo, Ryu Kyung-Soo


SINOPSE

Num futuro próximo pós-apocalíptico, uma investigadora num laboratório de IA trabalha para pôr fim a uma guerra civil clonando o cérebro da mãe, uma militar heroica.


TRAILER


FOTOS









DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Ultimamente passo os olhos pela minha lista de títulos para ver, mas nenhum me interessa de fato. As vezes paro e penso: sério que coloquei isso na lista? Hahaha 

Bom, procurando por algo curtinho, vi esse filme coreano e resolvi arriscar. E confesso que senti medo porque eu odeio IA... Mas deixa eu contar sobre o filme primeiro. 

Em um futuro ( espero eu que bem distante, de preferência que eu já não esteja mais nesse mundo ), onde devido às mudanças climáticas o nível da água aumentou inundando as cidades, a população passou a buscar abrigos construídos no espaço. Mesmo assim, a população entrou em guerra. 

Capitã Yun, é uma mercenária implacável que entrou nessa vida por dinheiro. Pois sua filha precisava fazer uma cirurgia cara. Mas, nesse dia, ela teve que sair para uma missão e acabou em coma. 

Anos se passaram e com a guerra, foi criado o projeto Jung_E, onde a Dra. Yun Seo-Hyun, filha da capitã Yun,  copiou a consciência da mãe e colocou em corpos protéticos e simulavam o último combate da mercenária. Porém, os andróides nunca conseguiam avançar do momento em que Yun foi acertada ficando em coma. 

Mas, a corporação decide encerrar o projeto e colocar a consciência de Jun em outras atividades. Antes de concluir o último dia de experimento, Seo-Hyun tenta uma manobra arriscada para libertar " sua mãe".


Aqui eu começo a divagar sobre o filme e tentando não dar spoiler, porque o fator importante aqui é a surpresa. Como eu disse antes, comecei a ver o filme sem compromisso, e depois não esperava que fosse tão bom, porque eu nunca gostei de IA. 

Eu sei que são apenas filmes, mas veja o resultado de Eu sou robô com Will Smith, Inteligência Artificial com Haley Joel Osment entre outros, nunca termina bem. Enfim, o que nos torna únicos, é a nossa consciência e o livre arbítrio.

Em Jung_E, a andróide era controlada por aparelhos mas eu ficava o tempo todo ansiosa esperando ela ter uma pane e se revoltar contra os humanos hahaha 

E nessa era, é normal você quando morrer, poder deixar sua consciência para ser usada em experimentos entre outras coisas. ( sinistro ). Como é difícil saber quem é humano e quem é andróide, tinha um teste que precisavam fazer periodicamente para diferenciar as pessoas. Realmente é uma surpresa tentar identificar quem é ou não... porque teve um deles ali que eu não esperava por isso...

Eu pensava que seria mais de luta. Achei que estavam usando a consciência de Yun para fazer um andróide que iria para a guerra e lutaria com os inimigos trazendo a paz, criando estratégias e tals. De fato, queriam usar sua consciência para criarem IA militares, mas o foco da história foi outro. 

Mas não deixa de ter ação. No final, foi bem tenso e dramático e a cena final da bochecha me rendeu lágrimas dignas de desidratação. Não faz sentido? Assista que vale a pena. Eu realmente não esperava o rumo dessa história, mesmo assim não tirou meu medo desses andróides.  

As produções coreanas são muito bem feitas. Tanto no drama, quanto na ação. Pensei até em um Jung_E 2, tipo, eu queria que ela tivesse contato com a filha, que descobrisse como o tempo passou, que mostrasse como ela ia viver daqui pra frente, se ela iria procurar ajuda para se disfarçar, se alguém estaria atrás dela... Enfim, pensei em várias possibilidades, mas então descobri que a atriz que faz Seo-Hyun, faleceu. Então não teria sentido fazer uma continuação sem ela... pelo menos para mim.  Mas não reclamaria se tivesse... 

No mais, apesar de traumatizante e mesmo vendo vários filmes sobre IA, nunca me acostumo e nunca deixa de ser assustador... embora tenho que admitir que são muito bem produzidos. 

RIP Kang Soo-Yeon ( a cena dela gritando de sofrimento pela mãe, apesar de ser sem som, foi muito potente. Você sentia a dor dela. Uma grande atriz com certeza. ) Infelizmente só conheci o trabalho dela nesse filme. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários