Dica de Destaque

Manual de assassinato para boas garotas - Divagando Sempre

 

Ano da primeira publicação 2022

Páginas 471

Autor/a Holly Jackson


Sinopse 

Todos em Little Kilton conhecem essa história. Andie Bell, a garota mais bonita e popular da escola, foi assassinada pelo namorado, Sal Singh, que se suicidou após o crime. Na época, não se falava em outra coisa. Cinco anos depois, Pip ainda vê as marcas que a tragédia deixou na cidade, desde as matérias tendenciosas da imprensa local até o ostracismo da família das vítimas.

Mas a garota tem a impressão de que há peças faltando nesse quebra-cabeça. Ela conhecia Sal desde a infância, e ele sempre foi gentil. Por que teria se tornado um assassino? E será que Andie era mesmo tão angelical quanto a imagem construída após a sua morte?

Prestes a se formar no Ensino Médio, Pip decide analisar o crime em seu projeto de conclusão de curso e questionar alguns pontos da versão oficial. Porém, quando a pesquisa revela segredos aterrorizantes, ela percebe que se aproximar da verdade pode custar sua vida.

Nessa investigação obsessiva e repleta de reviravoltas, Pip começa a se questionar se ainda é uma boa garota, no fim das contas. Porque, com a ajuda de Ravi, irmão mais novo de Sal, ela está disposta a tudo para fazer seu dever de casa, proteger quem ama e reescrever a história de sua cidade.


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Primeiro fato interessante que achei, a narrativa. Pippa, ou Pip como gosta de ser chamada, está fazendo um projeto para a escola e seu tema inicialmente era sobre a imprensa investigativa sobre o assassinato de Andie Bell seguido de suicídio de seu namorado Sal Singh, considerado o culpado. A história é dividida entre suas pesquisas e ela escrevendo tipo um diário, todas as entrevistas que fez.  

Pip começa como um trabalho mas depois fica obcecada com suas descobertas. Andie não era quem mostrava ser, nem todos de fato a idolatravam,  sua família não era perfeita e ela chega a conclusão que teve muitas falhas nas investigações, chegando ao culpado muito convenientemente. 

Ao entrevistar o irmão mais novo de Sal, Ravi, ela acaba conseguindo um aliado nas suas investigações, pois assim como ela, ele também não acredita que Sal fosse o culpado. Ravi na época, 5 anos atrás, até tentou iniciar sua própria investigação mas não conseguiu nada, pois ele e sua família passaram a serem tratados como criminosos. 

O que começou com um inocente projeto escolar, passou a ser sério a ponto de Pip receber ameaças  cada vez que se aproximava mais da verdade. Mesmo correndo risco, ela não conseguia e nem poderia parar agora. 


DIVAGAÇÕES 

Aqui deixo claro meu respeito a Pip, eu jamais teria tido coragem de investigar algo dessa magnitude. Ainda mais em uma cidade pequena. Crimes são coisas extremamente sérias e por mais que o caso tivesse sido "concluído", no primeiro bilhete ameaçador eu já teria desistido do projeto. 

Algo que eu odeio nessas investigações, e são praticamente todas, profissionais ou amadoras, geralmente quem está investigando, SEMPRE vai a algum lugar perigoso SOZINHA. Já li livros de suspense policial onde a policial, segue uma pista ou intuição sozinha sem falar com ninguém e nunca termina bem. 

Sinta-se avisado que pode conter SPOILER 

Pip pelo menos em um determinado ponto, ao enfrentar um dos suspeitos ainda teve a inteligência de ligar para a polícia antes, mas a forma como o suspeito atendeu a porta e começou a confessar tudo, não creio que teria feito mal à ela. 

MAS, achei ela bem burrinha quando foi sozinha para outro lugar e quase poderia ter se dado mal. Se Ravi já estava envolvido completamente, eu usaria e abusaria de sua companhia. Eu entendo os motivos da pessoa ter feito o que fez, eu entendo Pip querer protegê-la apesar de tudo, mas tudo acaba se tornando um grande E SE... 

Mas acho que o ponto positivo dessa história toda, foi esse emaranhado de suspeitos e histórias comprometedoras e com um final surpreendente de tirar o fôlego. No fim, nenhuma das minhas teorias deu em nada hahaha 

Eu esperava que Pip e Ravi ficassem juntos, mas em nenhum momento senti que se gostassem tanto. Como descobri depois que é uma trilogia, pensei que o romance entre eles aconteceria nos próximos livros. Não que esteja reclamando, amei esses dois juntos embora não tivessem química romântica nenhuma. Mas como detetives amadores foram geniais juntos. 

Mais uma lição de como as aparências enganam e nada é como pensamos. Como é fácil julgar erroneamente através de notícias mal elaboradas e como nem sempre a justiça é de fato justa. Mas não saia por aí tentando investigar casos similares, nem todos podem ter a sorte de Pip, não na vida real hahaha 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários