Dica de Destaque

The Godfather - O poderoso Chefão - Divagando Sempre

 




Ano de lançamento 1972

Duração 2h 55m

Direção Francis Ford Coppola 

Elenco Marlon Brando, Al Pacino,  James Caan,  Robert Duvall



Sinopse 

Uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone incapacitado e força os filhos Michael e Sonny a assumir os negócios.


Trailer 










DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

O poderoso Chefão é com certeza um daqueles clássicos imperdíveis. Assisti anos atrás mas certamente hoje, será com outros olhos. E obviamente não me recordo de nada hahaha 

Mesmo no casamento de sua filha, Don Vito Corleone, faz negócios em seu escritório. Ele aumenta seu círculo de contatos e ajuda seus familiares com negócios um tanto que duvidosos. Apenas Michael, tenta se manter afastado dessa vida de mafioso. 

Porém, Don Vito, ao negar fazer negócios envolvendo drogas é alvejado causando pânico e revolta na família Corleone. Sonny quer vingança imediata, mas o consigliere Tom, aconselha Sonny a esperar, pois ele está misturando negócios e assuntos pessoais. 

Depois de Michael ver como seu pai está exposto já que comprovou que a polícia foi comprada pelo inimigo, ele se oferece para acabar com essa ameaça, tendo que ficar escondido por um tempo. 

Don Vito volta para casa e Sonny cai em uma emboscada. Enquanto Michael perde a mulher com quem acabou de casar. Sendo assim, ele retorna e com seu pai fragilizado, assume os negócios da família. 


DIVAGAÇÕES COM SPOILER 

Realmente,  apesar de ser um filme longo e antigo, em nenhum momento fiquei entediada. Esse filme faz parte da minha lista de clássicos que todos deveriam ver pelo menos uma vez na vida. 

Para quem não queria entrar nesse ramo e se dizia diferente de seu pai, Michael acabou se saindo até pior que ele hahaha no funeral do pai, o olhar de Michael já mudou totalmente, dava para ver que logo seria um verdadeiro Godfather hahaha 

Achei a irmã dele bem trouxa por fazer escândalo pela morte do marido. O cara além de trair ela, ainda batia nela, ficou bem óbvio que foi ele quem entregou Sonny e achei a única morte merecida desse filme hahaha talvez se Sonny tivesse matado ele antes do que só bater no cara, ele tivesse sobrevivido ou morrido em outro momento, já que era estourado e estava na cara que não viveria muito tempo mesmo. 

Por mais que histórias de mafiosos sejam romantizados, acabamos gostando desse gênero, como Peaky Blinders, que não tem nada mais que bebidas, cigarro e mortes hahaha 

Apesar de Michael ter começado com a Kay, largado ela e fugido para longe, achei bem sacana ter se casado e depois que a mulher morreu ele voltar e ir atrás da Kay de novo hahaha 

Lembro vagamente da morte de Víto Corleone, mas as referências desse filme que expandiram em outras produções é fenomenal. Duas marcantes que me lembro bem são do filme de animação dos Anjinhos ( Rugrats em Paris se não me engano). Eles haviam visto o filme e no início e no final, representam a cena onde Don Vito está no casamento da filha recebendo as pessoas em seu escritório, no início a Angélica é o Chefão e no final é o Chuck. Outra bem marcante é na série Modern Family. Teve um episódio que Phil revive hilariamente a cena do batizado, armando a vingança contra seus inimigos. Gente, essa foi muito boa, assistam a série que vale a pena também. 

Enfim, as vezes não criamos coragem quando vemos que o filme passa de 2 horas, ainda mais hoje em dia que é tudo tão corrido. Mas, Poderoso Chefão é tão bom, que nem vi o tempo passar. Mas também porque eu gosto de filmes de mafiosos hahaha 

Marlon Brando é icônico nesse papel com seu jeito de falar e sua feição. E ver um Al Pacino tão jovem, uau, magnífico. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10 


Comentários