Dica de Destaque

Scrooge um conto de natal por Charles Dickens - Divagando Sempre




Ano da primeira publicação 1843

Páginas 122

Autor Charles Dickens



Sinopse 

Numa véspera de Natal, Scrooge recebe a visita do seu ex-sócio Jacob Marley, morto havia sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que o seu espírito não pode descansar em paz, já que não foi bom nem generoso em vida, mas que Scrooge tem uma chance, e que três espíritos o visitarão.



DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Como eu acabei de ver a animação mais recente que saiu desse conto, eu sei como termina, fora que ao longo dos anos, muitos filmes e desenhos saíram baseado nele, embora eu não me lembre de ter lido algo do Dickens, gostei muito desse conto. Bom, tudo que é relacionado ao Natal, ultimamente eu adoro. 

No conto, obviamente há diferenças com a animação que vi. Scrooge recebe a visita de seu falecido parceiro que lhe avisa que três espíritos virá para lhe mostrar seu passado, presente e futuro. A diferença é que no filme eles vieram na mesma noite, com diferença de uma hora cada. No livro as entidades viriam no mesmo horário mas em dias diferentes.

Antes, eu não gostava muito quando mudavam algumas coisas dos livros, mas hoje em dia, penso ser até que interessante. 

No caso, faço comparações com a animação mais recente que vi, pois até então confesso que desconhecia esse personagem. O único que conhecia que odiava o Natal era o Grinch hahaha mas o Scrooge, por coincidência, foi mencionado em algum filme de Natal que vi, por isso me interessei pela história, pois o personagem também não era muito ligado ao Natal, e gostava de Scrooge porque o achava incompreendido.  No mínimo interessante não? 

Apesar de entendermos mais a avareza de Scrooge na animação, pois realmente é de partir o coração como ele trata as pessoas e principalmente seu funcionário e seu sobrinho, no livro, vamos acompanhando mais suas mudanças e desfeitas com as pessoas conforme mostram seu passado. 

A descrição do Espírito do Natal passado é um pouco diferente do que vimos na animação. E senti falta da Prudence, foi um adicional do filme será? Claro que, por ser um conto, não há tantos detalhes, mas a ideia é bem semelhante. 

Gostei das mudanças na animação, pareceu mesmo que Scrooge se arrependeu de como viveu a vida revivendo seu passado cheio de amor e após ver como morreu, decidiu que se tivesse uma chance, ele mudaria. 

Suas boas ações depois, foram maravilhosas. Gostei de como foram retratados os espíritos, o do passado parece retratar a felicidade, com o fantasma mais brilhante e cheio de vida. Ja o do presente mostra a ganância, a comida em abundância enquanto muitos passam fome. E por último claro, a morte. 

Scrooge lembra muito o sovina do Tio Patinhas hahaha é uma pena que as pessoas só fazem boas ações na época de Natal. 

Mas enfim, o conto é maravilhoso e vou procurar mais livros de Dickens para ler. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10


Comentários