Dica de Destaque

O primeiro a morrer no final - Divagando Sempre

 




Ano da primeira publicação 2022

Páginas 544

Autor Adam Silvera




Sinopse 

Na noite de 30 de julho de 2010, as pessoas se reúnem em diversas cidades dos Estados Unidos para a inauguração da Central da Morte, um serviço controverso capaz de informar se seus usuários terão um encontro prematuro com a morte ao longo das próximas 24 horas.

Orion Pagan espera há anos que alguém lhe diga quando vai morrer. Só assim ele conseguirá aproveitar um pouco a vida, sem o temor de não saber quando a doença grave que tem no coração o fará partir dessa para a melhor.

Receber uma ligação da Central da Morte é a última coisa que Valentino Prince deseja. Após deixar o Arizona e se mudar para Nova York, ele mal pode esperar para viver esse novo capítulo de sua história e realizar seus sonhos.

Sob as luzes da Times Square, Orion e Valentino se conhecem, e a conexão entre eles é imediata. Mas, à meia-noite, a primeira ligação da Central da Morte anuncia que um dos dois vai morrer em breve. Embora não saibam como — ou quando — o dia vai terminar, eles só têm uma certeza: querem ficar juntos até o final.


DIVAGAÇÕES,  ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

A história conta a origem da Central da morte, antes dos acontecimentos de Os dois morrem no final

Embora no primeiro livro, o título já conta qual o final hahaha a história gira em torno de dois terminantes que decidem passar seu dia final juntos. 

Aqui, a premissa segue quase a mesma, já que um dos protagonistas é um terminante. 

No primeiro, como a Central da morte já existe, não imaginava que ela de fato teve um início. Achei que era um mundo onde já existia essa tecnologia ou magia ou sei lá o que... então não havia pensado que o início dela tenha sido tão caótico. 

Claro que fica uma dúvida: se você não se cadastrou na Central da morte e morre, então a Central seria culpada pela pessoa não ter sido notificada? Porque foi algo que fiquei me questionando quando após o funcionamento da Central, houve um tiroteio e uma pessoa morreu, mas ela não tinha recebido a ligação da Central dizendo que iria morrer naquele dia. E se, essa pessoa não se cadastrou na Central? Isso não foi esclarecido. 

Enfim, deixa eu começar pelo começo. 

Valentino acaba de se mudar e vai até o apartamento primeiro, uma vez que sua gêmea Scarlet está em um evento de trabalho. Dando uma volta nas redondezas ele conhece Orion e Dalma e devido às consequências da noite, viram amigos. 

É noite de inauguração da Central da morte, a meia noite Joaquim, o fundador da Central, irá pessoalmente fazer a primeira ligação e Valentino acaba se cadastrando após ouvir os motivos de Orion e Dalma terem se cadastrado. 

Joaquim faz a ligação e o telefone de um deles, Orion ou Valentino toca. 

Valentino é modelo e faz pouco tempo assumiu ser gay para a família, que extremamente religiosa, condenou o rapaz. 

Orion é órfão e mora com a família de Dalma que o adotaram após seus pais morrerem e sofre de um problema no coração...

Os dois, após a ligação de Joaquim, vão ter que se conformar e viver esse dia fazendo valer a pena cada segundo... 


ATENCAO, A PARTIR DAQUI, 

DIVAGAÇÕES COM SPOILER 

É meio óbvio quem receberia a ligação né, tipo A culpa é das estrelas hahaha 

Primeiro de tudo, o que me chocou foi a Central da morte não ter sido bem recebida pela população. Não é como se todos fossem obrigados a terem cadastros, ou seja, não era todo mundo que receberia uma ligação dizendo que iam morrer e se você não quisesse saber, só não se cadastrar ué. 

Eu pensava que não teria raiva de ninguém nesse livro, mas aquele Frankie e Rolando, minha nossa, um era um trambiqueiro miserável e o outro um covarde, se gostava tanto assim da mulher do Frankie, por que não tomou uma atitude logo? Foi dar o nome justo do Valentino para o Frankie? Tive vontade de parar de ler aí, porque já imaginei mil  coisas que poderiam acontecer e nenhuma delas eram boas...

Embora dá para prever algumas situações, ainda assim é tenso ficar imaginando as coisas que Valentino vai passar por ser terminante. Sua irmã que não chega, Frankie atrás dele porque quer ganhar dinheiro com sua morte. Dalma se sentindo excluída e enciumada por causa de Orion. E, com certeza Scarlet será contra a ideia de Valentino doar seu coração para Orion. 

Coisas novas geralmente chocam opiniões. Realmente, se a Central da morte tem como prever o dia que a pessoa vai morrer, porque não pode ser mais específico pelo menos prevendo a hora? O ceticismo e o caos é totalmente normal. Ainda mais em seres tão imprevisíveis. Fora que interesseiros como Frankie vão querer ganhar em cima disso. 

Ok, foi esclarecido que algumas mortes foram cadastradas mas não foram notificadas e algumas pessoas morreram sem saber que era seu dia final. Aí fiquei preocupada com Orion. Será?  

Na verdade, esse assunto sobre mortes é meio mórbido. A mensagem pode até ser positiva: não deixar seus sonhos para amanhã, viver o hoje como se fosse o último dia... mas ainda assim é triste como só valorizamos a beleza da vida no fim dela. O livro na verdade me deixou bem deprimida. Acho que ler no fim do ano não foi uma boa ideia hahaha 

O que mais gostei, foi como cada personagem que tiveram contato com Orion e Valentino, tiveram um espaço na história. E que aqui foi nos apresentado um dos protagonistas do Os dois morrem no final, embora ainda criança, dá para perceber que ele cresceu e não mudou nada hahaha achei legal também a atenção de lembrar sobre o aplicativo da Dalma que vai unir Mateo e Rufus no primeiro livro. 

Gostei muito mais da história de Orion e Valentino. Silvera cresceu e se superou nessa sequência, embora seja a história inicial... Bom, deu para entender né hahaha  

Sua escrita continua maravilhosa, e passar o dia novamente com terminantes foi cheio de vida, de aventura, romance e medo. E de novo, ainda bem que esses escritores são mais coerentes que eu, já tinha imaginado tantas coisas mas nenhuma aconteceu. 

E claro que chorei... então com certeza foi bom e super recomendo. 

Embora não tenha gostado 100% do primeiro, esse com certeza é nota 10.

Minha nota de satisfação pessoal 10/10


Comentários