Dica de Destaque

[Review] Pinóquio de Guilhermo Del Toro - Divagando Sempre

 



Ano de lançamento 2022

Duração 1h 57m

Direção Guilhermo Del Toro, Mark Gustafson



Sinopse 

O desejo de um pai solitário dá vida magicamente a um boneco de madeira, seu nome é Pinóquio. Confuso por ser tão diferente das outras crianças, Pinóquio foge de casa para encontrar seu lugar no mundo e se depara com perigo e aventura.


Trailer 











DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS

"Tudo que é bom exige paciência." Gepeto para seu filho Carlo 

Eram só os dois, pai e filho. Estavam sempre juntos e Gepeto tentava ensinar várias coisas a seu filho. Mas, uma tragédia separou os dois para sempre. 

Arrasado, Gepeto nunca mais foi o mesmo, sentia falta de seu filho todos os dias. Até que uma noite totalmente embriagado, ele cria um boneco de madeira e cai no sono. 

Nesse momento, um grilo falante viajante, encontra um lugar aconchegante para morar e escrever suas memórias. Uma árvore ao lado do túmulo de Carlo. Porém, em poucos minutos a árvore é furiosamente derrubada por Gepeto e transformada em um boneco. 

Vendo tudo isso tristemente, o Grilo nota magia em volta do boneco e uma espécie de anjo dá vida ao boneco de madeira e como o Grilo havia reinvidicado aquela árvore como seu lar, o anjo deu a missão ao Grilo de ensinar as coisas para o menino, de ser a voz da sabedoria para Pinóquio, como o anjo o nomeou, que a partir de agora seria um filho para Gepeto. Se o Grilo conseguisse tornar Pinóquio um bom garoto, ela realizaria qualquer desejo dele. 

Mas quando Gepeto acorda, na maior resseca, não consegue acreditar no que vê. Seu boneco de madeira vivo... Mas isso estava além de sua compreensão, mas ele deixou para pensar nisso após a missa, deixando Pinóquio trancado em casa. 

Mas como toda criança curiosa, Pinóquio foge para a igreja e todos no pequeno vilarejo o vêem. Desesperado Gepeto tenta mostrar que é um boneco de madeira controlado por ele, mas Pinóquio diz que é um ser vivo de carne e osso, fazendo seu nariz crescer. 

A notícia se espalha e um dono de circo a beira da falência, aproveitando a inocência de Pinóquio, o usa para ganhar mais dinheiro. Quando Gepeto descobre que Pinóquio não foi a escola como prometeu, vai atrás dele e quando briga com o dono do circo, Pinóquio perde os sentidos. Mas quando volta, Gepeto fica preso a uma enorme dívida que Pinóquio deixou ao assinar um contrato o prendendo ao circo e devido a sua natureza de não morrer, ele é convocado à guerra, deixando Gepeto desgostoso pela vida, mais ainda do que já estava. Então não querendo ser um fardo para seu pai, Pinóquio foge e vai trabalhar no circo. 

Mas Gepeto arrependido de suas duras palavras, vai atrás de seu filho...


O que eu sabia da história de Pinóquio. 

• boneco de madeira que ganhava vida e queria ser de verdade. Quando mentia seu nariz crescia. 

• tinha um grilo falante que atuava como sua consciência tentando fazê-lo ir para caminhos corretos. Falhando miseravelmente hahaha 

• lembro vagamente que ele foi enganado e trabalhado no circo. 

• lembro de algo como Gepeto e Pinóquio presos dentro de uma baleia. Mas sempre confundo se era de Pinóquio mesmo hahaha 

• no final não tenho certeza se o anjo transformou Pinóquio em um garoto de verdade. 

Não lembrava que possivelmente como tendo acabado de despertar para uma vida cheia de aventuras e curiosidades, Pinóquio fosse meio que chatinho e insuportável hahaha tudo que ele fez desde o início foi desobedecer Gepeto. 

E as pessoas obviamente não ajudavam em nada, querendo se aproveitar do inocente boneco de madeira. 

Não sei se é, mas  pode ser SPOILER 

Eu decididamente não me lembrava do final de Pinóquio. Achei mesmo que ele virava um menino de verdade. Bom, não sei se na visão de Guilhermo isso mudou, mas considerando a magia de tornar um boneco de madeira vivo, porque não um ser vivo de carne e osso né. 

E sim, chorei no início com a morte de Carlo e no final também. Pinóquio se sacrificando para salvar Gepeto e depois ficando sozinho, pois os anos passaram e todos acabaram morrendo, também foi triste demais. 

E adorei que Ewan McGregor dublou o Grilo. Obiwan reencarnado no grilo e passando sua sabedoria Jedi hahaha 

No mais, como eu disse antes, não lembro o final dessa história, mas essa versão de Guilhermo foi espetacular. A animação no estilo stop motion foi maravilhosa. E a ideia de criar um boneco a partir da árvore sem pintura, foi sensacional.  Não tem como negar que Pinóquio é de fato, um boneco de madeira vivo...

Pinóquio teve toda essa aventura enquanto seu pai corria atrás dele e o melhor de tudo, é acabarem se encontrando dentro da baleia hahaha 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários