Dica de Destaque

[Review] Conversando com um serial killer: o canibal de Milwaukee - Divagando Sempre

 




Ano de lançamento 2022

1 temporada 3 episódios 



Sinopse 

Jeffrey Dahmer confessa seus crimes hediondos em entrevistas que revelam sua mente doentia.


Trailer







DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Eu prefiro ver mais um documentário com entrevistas, imagens ou gravações de áudio com os verdadeiros serial killers do que ver uma série ou filme romantizada dos mesmos. 

A história de Dahmer é mais um daqueles casos horríveis que acabam tornando esse tipo famoso, mas por outro lado, também acaba passando para as pessoas que esses assassinos são geralmente quem a gente menos espera que seja um criminoso. 

Aparentemente Dahmer é diferente por sua infância não ter sido abusiva, mas seus desejos sexuais não eram normais, pois envolviam violência, morte e no final canibalismo. 

17 jovens, entre eles, brancos, asiáticos e a maioria negros,  foram enfeitiçados pelo carisma de Dahmer, perdendo suas vidas no processo. 

Nos anos 80, 90, o homossexualismo não era bem aceito ( o que não muda muito nos dias de hoje ), e acredito sim que houve preconceitos por parte dos policiais que deixaram o jovem de 14 anos voltar para Dahmer porque ele apenas disse que era seu namorado. 

Havia testemunhas dizendo como encontraram o rapaz, mas como eram negras, preferiram acreditar na palavra de Dahmer, que era obviamente branco. Nem confirmaram a identidade do rapaz. E provavelmente nem se sentiram mal pelas próximas vítimas que Dahmer fez depois. Acho que faltou mostrar isso no doc, como esses policiais ficaram, sabendo que poderiam ter prendido um assassino naquela época. 

Eu não sabia o que tinha acontecido com ele, então se também não sabe, cuidado com o SPOILER

Sempre achei que nesses casos de assassinos em série, o pior lado é a defesa, porque muitas vezes você sabe que o seu cliente é culpado, mas precisa encontrar argumentos para provar sua inocência mesmo que seja alegando problemas mentais. Que é o que tentaram provar com Dahmer. 

Claro que todo serial killer não bate bem da cabeça, começando pelo prazer de matar né. No caso dele, ele era bem consciente do que fazia com suas vítimas, principalmente que nas gravações de áudio, você não sentia que ele tinha dúvidas quanto ao que fazia nem no julgamento não via culpa ou remorso. 

Claro que a Wendy, que o entrevistou e gravou suas confissões, teria certo apego à ele, mesmo passando horas ouvindo relatos macabros, porque ele era branco e charmoso. 

Ele ter pedido para sair da solitária e conviver com outros presos, era claramente uma nota de suicídio. Wendy tinha o alertado que se saísse da solitária, não sobreviveria. E foi o que aconteceu. Uma hora alguém tentaria matá-lo. 

Como em Milwaukee não tinha pena de morte, Dahmer pegou prisão perpétua, mas não era isso que as pessoas desejavam. Embora fosse melhor que ser considerado doente mental, trancado em um hospital psiquiátrico e depois solto na sociedade novamente. 

Agora fiquei curiosa para ver a série, porque pelo menos O enfermeiro da noite, foi até que bem fiel. 

O mais triste nesses julgamentos é quando as famílias das vítimas dão seu depoimento de toda dor e sofrimento que os acusados os fizeram passar. Tanto o enfermeiro quanto o canibal não esboçaram nenhum remorso ou arrependimento. 

Acho que toda história de serial killer é horrível, mas esse foi ao extremo. Dahmer enganou muita gente e feriu muitas também, não só as vítimas, mas suas famílias, além de seus vizinhos onde morava. 

O método como ele atraía os rapazes fica em alerta sempre. Nunca vá a casa de um estranho que acabou de conhecer, ainda mais oferecendo dinheiro para tirar fotos. Por mais que seja tentador, por mais que seu ego infle por ser considerado(a) um modelo, não aceite. 

Bizarro, terrível, triste. E mesmo que ele tenha tido um final merecido, mesmo que as famílias e amigos das vítimas tenham que seguir em frente, vai ser sem os filhos que não voltarão mais...

De tanto ver esses doc, você começa a se acostumar com a forma de filmagem, com as pesquisas as vezes fracas que fazem, com a aceleração no final, mas ainda assim, surpreende o tanto de maldade que habita no ser de algumas pessoas. E sempre fica aquele medo de quão próximo um assassino desse tipo pode estar de você. 

Minha triste nota para o doc 10/10


Comentários