Dica de Destaque

O mochileiro Kai: Herói ou assassino? - Divagando Sempre

 




Ano de lançamento 2023

Duração 1h 25m

Direção Colette Camden



Sinopse 

 No ano de 2013, após um crime de ódio, um jornal local chega até a cena do crime para tentar descobrir o que de fato aconteceu. Logo, descobrem que um mochileiro chamado Kai salvou o dia ao ajudar uma mulher de um ataque de um homem em fúria. Ao entrevistar o rapaz, ele se mostra praticamente um meme ambulante. O vídeo da entrevista viraliza e, em poucos dias, o jovem alcança um sucesso inimaginável. O que poucos sabiam é que esse mesmo rapaz poderia ser também um assassino a sangue frio.


Trailer 








DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Documentários, principalmente os criminais, são interessantes e assustadores. Por exemplo, Kai é um mochileiro que parece inofensivo, alegre, de bem com a vida e ao mesmo tempo assustador, bêbado ou drogado. 

Kai ficou famoso quando pegava carona e presenciou um acidente de carro, onde o motorista parecia ter feito de propósito com motivos racistas e ainda tentou agredir uma mulher que tentava ajudar a vítima. Kai sem pensar duas vezes, acerta o motorista com seu machado e durante sua primeira e única entrevista com Jessob, viraliza na internet. 

Todos querem um pouco de Kai e o único que consegue entrar em contato com ele é Jessob. A essa altura, alheio a sua fama, Kai continuava pegando carona e fazendo o que lhe dava vontade. Então aceitou conversar com Jessob e ir para Hollywood fazer uma entrevista no programa de Jimmy Kimmel.

Mas, conforme os produtores vão passando o tempo com ele, descobrem que Kai é incontrolável, sendo até expulso do hotel onde estavam hospedados.  

No julgamento do motorista que Kai bateu com a machadinha, ele explicou em detalhes o que tinha acontecido. Nesse momento, algumas questões minhas foram respondidas. 

Um primo seu acabou tomando conhecimento de sua fama e contando mais um pouco sobre Kai e assim sua mãe também acaba dando entrevistas. 

Mesmo famoso, as coisas que ele dizia deixavam alguns meio incomodados com a forma como ele via as coisas. Kai não era só livre de espírito, ele tinha uns pensamentos um tanto que sombrios. E na era da internet, muitos internautas apoiavam seu método meio violento de resolver as coisas. 

Mas foi com a morte de um advogado idoso que Kai acabou sendo preso. 

Como o advogado não foi trabalhar na manhã de segunda e seu vizinho ao conferir a casa, vê o jornal no quintal de domingo e segunda, fazendo com que ele chamasse a polícia, sendo então, encontrado o corpo do advogado brutalmente assassinado. 

Investigações levaram as suspeitas até Kai que foi preso. Durante seu interrogatório, ele diz que foi drogado e estuprado pelo advogado e que o matou em legítima defesa. Mas as investigações levam para outro caminho. Sendo assim, Kai de herói passa para assassino em menos de 3 meses após sua fama e é condenado a 57 anos de prisão. 


Acho que o caso de Kai é como aquela expressão que diz: as aparências enganam. Ainda assim, acho que as pessoas gostam desse tipo de personalidade.  Eu confesso que tenho receio, porque por mais que ele quisesse passar a imagem de que era um espírito livre, por mais que andar com uma machadinha sendo mochileiro solitário seja aceitável, usá-la daquela forma para agredir alguém? Assustador. 

Eu havia me questionado que forma ele tinha usado a machadinha, pois o motorista sobreviveu, mas depois explica melhor durante o julgamento do motorista.  Ainda assim, é meio perturbador que alguém cometa um ato desses e na entrevista conte todo animado como se tivesse acabado uma partida de futebol. 

E ele era bem instruído pois conhecia um pouco sobre as leis. E sendo alguém que não tinha endereço fixo e difícil de encontrar, me pergunto que perigos ele enfrentou ao pegar caronas com desconhecidos e que perigo ele representou para os mesmos. 

No mais, por ser um doc curto, na minha opinião poderiam ter explorado essa história bem mais. 

Fiquei curiosa nos motivos de Kai ter se tornado mochileiro, sua infância foi meio exposta mas com aquele ar de dúvida de até que ponto a violência e abuso que ele sofreu foi real? Ele foi mesmo drogado e abusado pelo advogado? Qual seus motivos para cometer esse crime? 

Mas uma coisa clara nesse doc todo, é que a única coisa que queriam dele, era aumentar a fama e audiência de seus programas usando o nome, imagem e a história de Kai. 

Enfim, minha nota de satisfação pessoal 8,5/10

Comentários