Dica de Destaque

Não pare - Divagando Sempre

 



Ano da primeira publicação 2015

Autor/a F.M.L Pepper

Páginas 280


Sinopse 

Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a adolescência. Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina! Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?



Minha análise e impressões pessoais 

Acho que quando não somos nós quem estamos escrevendo a história, não temos controle sobre os personagens e ultimamente tenho lido uns que me faz querer parar de ler hahaha

Eu gosto de ler autores desconhecidos ou então ler vários de um que gosto mesmo, por exemplo, Stephen King as vezes pode deixar a desejar nos finais tempos passados, mas nenhum livro dele me decepciona. Seus personagens são bem trabalhados e mesmo que me cause diversos sentimentos, sempre termino satisfeita. Claro que nem sempre vai atingir a perfeição, mas difícil eu lhe dar uma nota baixa. 

Não pare já comecei odiando as personagens hahaha esse negócio da mãe esconder segredos nunca termina bem, isso fica bem claro na personalidade insuportável da filha, que depois de várias páginas, fui lembrar seu nome: Nina. 

Quando ela entra para a escola, misericórdia. As conversas com a mãe ou até mesmo o modo como ela retrucava, davam a impressão que Nina aparentava ser uma garota diferente. Por sempre estar mudando de escola, país e tals, você a imagina mais experiente em se tratando das pessoas. Mas o modo como ela chegou na escola, os diálogos um tanto infantis, a personalidade dela se transformou em uma menina sem graça, que pelo jeito, vai ser daquelas que o mais importante na vida são os garotos. 

Provavelmente é mais indicado ler esse livro entre 12 a 17 anos, talvez pela idade a compreensão ou identificação seja até melhor. Ou a escritora poderia ter se esforçado em trabalhar mais os diálogos, porque parece mesmo que foi escrito por alguém de 14 anos. Eu sei, porque quando tinha essa idade, escrevi uma história que os diálogos seguia dessa forma hahaha 

Muito conveniente mal começar na escola nova e fazer uma amiga, sem passar pelo desconforto solitário de um primeiro dia? Bem fantasioso mesmo. E os garotos já ficarem interessados nela? Deve ser uma beldade essa Nina.

Não faço ideia do que seja a história desse livro, então só vou continuar para descobrir qual o segredo que a mãe esconde tanto da filha. Não me parece estarem sendo perseguidas já que a mãe usa seus nomes reais e a Nina vai para a escola. Mesmo que se mudem tanto, toda vez que fossem para outro lugar, mudariam de identidade. Então, deve ser algo com a própria Nina. Mas com essa personalidade não sei que grande coisa ela possa ser hahaha 


DAQUI PRA FRENTE CONTÉM SPOILER 

Pois é, a mãe acabou morrendo sem revelar o que de fato estava acontecendo e Nina foi sequestrada por Richard. Ela descobre algumas coisas mas acha que é um surto psicótico do grupo sequestrador ou que fazem parte de uma seita maluca. A mãe morreu mas ela só pensa na aparência de Richard ou o que ela sente por ele. 

Confesso que não aguentei e acabei indo pesquisar se havia mais algum leitor que não gostou dessa história também. Ou eu estou lendo errado ou sou do contra mesmo hahaha porque para minha surpresa, o livro é bem elogiado principalmente pela escrita. Me senti um ET solitário hahaha 

Só falar que não estou gostando não justifica meus motivos, então vou exemplificá-los. Primeiro: por quê a mãe morre sem lhe contar nada? Nos segundos finais só manda a filha continuar fugindo. Claro que ela não ia fazer isso sendo que a vida toda contrariava as ordens da mãe. Por quê desde o início a mãe já não contou toda a verdade se sabia que um dia seriam pegas? Não era melhor já estarem preparadas? Aí agora fica essa garota insuportável sem saber de nada achando que todo mundo pertence a uma seita maluca hahaha 

Outra, se estavam se escondendo, Stela poderia ter no mínimo trocado suas identidades a cada país que fossem, claro que para isso teria que ter contado a filha a verdade. Embora eu desconfie que nem mesmo assim teria funcionado, porque em Eu sou o número Quatro, ele sabia sua história e fugiam mudando de identidade e ainda assim deu errado hahaha

Ok. Toda heroína precisa amadurecer de uma certa forma, de ingênua e indefesa aprender a ser forte e inteligente. Mas Nina é superficial demais. Não tem como sentir simpatia por essa garota.  Minha vontade era tacar fogo no livro, mas como é em PDF... 

Enfim, nos momentos finais a Nina me lembrou de Bella em Crepúsculo, no volume que Edward vai embora e ela fica praticamente o livro todo definhando a ausência dele. Nina só queria morrer depois que foi traída por Richard. Por favor né, nem a perda da mãe foi tão devastadora quanto desse moleque. Claro que ninguém quer ser traído por quem a gente ama, mas esse drama todo da Nina é insuportável demais. 

E o final? Termina daquele jeito só para os leitores terem curiosidade de continuar a saga? Bom, da minha parte não quero ler outro livro dessa autora, a não ser que tenha amadurecido nos diálogos hahaha 

Analisando friamente sem contar os diálogos, o tema é até interessante. Oras, se apaixonar pela morte? Morrer com um beijo da morte? Sinistro e romântico hahaha MAS... muita coisa poderia ter sido melhor para tornar uma leitura agradável para mim. Nunca revirei tanto os olhos diante de um personagem tão sem graça. 

Nos confundir entre quem era quem, o verdadeiro mistério por trás dos acidentes que aconteciam ao redor da Nina, sua verdadeira origem, foi até interessante. Mas entre ser uma personagem ingênua, frágil e ignorante dos acontecimentos para uma garota fútil, inútil e burra? Tem uma diferença aí. 

Se tenho curiosidade para saber como termina essa história? Claro que tenho, o que não tenho é paciência para ler outro livro revirando os olhos o tempo todo outra vez hahaha 

Se Nina fosse diferente, talvez eu desse mais uma chance. Mesmo que a mãe tivesse escondido a verdade durante todo esse tempo, se a personalidade dela fosse diferente, talvez eu poderia me conectar mais com ela. Talvez se quando a mãe morreu ela tivesse sofrido mais, porque convenhamos, a mãe sacrificou a vida toda para proteger a filha, isso era bem claro desde o início, só a egoísta não via, para morrer e a filha nem sentir sua falta como deveria? Afinal, foram quase 17 anos juntas e ela sofreu mais por um garoto que só a traiu e que ainda conhecia a poucos dias?... ah me poupe. 


Minha nota de satisfação pessoal 1,5/10

Comentários