Dica de Destaque

Terra tempestuosa - Divagando Sempre

 



Ano de lançamento 2022

1 temporada 4 episódios 

Direção Talya Tibbon, James Morgan, Tim Lambert, Adam Brown



SINOPSE 

Caçadores de tempestades, sobreviventes e profissionais de resgate contam suas experiências eletrizantes com vulcões, tornados, furacões e terremotos.


TRAILER


FOTOS 









DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Eu sou o tipo de pessoa que quando começa com algo, fica vendo várias coisas semelhantes até cansar. Depois que vi o documentário sobre a tragédia no vulcão Whakaari, procurei outros títulos semelhantes e encontrei essa série documental, com quatro episódios falando sobre um fenômeno da natureza. 

O primeiro é sobre Tornado. 

Nos Estados Unidos é muito comum ter tornados assim como caçadores dos mesmos. Eles arriscam suas vidas estudando e fazendo gravações desse gigante da natureza, onde muitas vezes, é acompanhado de várias mortes. 

Alguns tornados ganham nomes específicos, principalmente quando causam danos absurdos, destruindo cidades inteiras. 

Acho que a primeira vez que me interessei por tornados, foi com o filme Twister, onde caçadores de tornado tentava colocar um experimento neles para poder medir melhor sua velocidade ou algo assim. 

No fim, o que podemos dizer desse episódio é que, apesar de ser algo lindo, é destruidor e do jeito que estamos cuidando do nosso planeta, a tendência é a natureza revidar dessa forma. 


Segundo episódio é sobre vulcões 

Novamente me pego vendo sobre eles. O de Whakaari não era de lava, mas fez um estrago enorme nas pessoas. Ainda que esse vulcão fica afastado da cidade. Tem país, que tem uma cidade inteira ao lado de um vulcão, por exemplo, o Monte Vesúvio na Itália. Não é um vilarejo ali, são bilhões de pessoas. E os estudiosos já dizem, se houver uma erupção, as consequências seriam catastróficas. 


Terceiro episódio terremoto. 

Quando morei no Japão, tive algumas experiências com terremoto, mas acho que o mais forte que senti, foi de nível 3. Apesar do país ser bem preparado, não tem como ir contra a natureza. 

O tsunami de 2011 aconteceu logo que eu chegava no Brasil. Olhando as cenas com a água vindo daquela forma, não dá para imaginar o tamanho do estrago que causou. 


Último episódio Furacão 

Existem diferenças entre tornado, furacão e tufão e cada um desses tipos, atinge um país específico. Vendo todos esses efeitos naturais acontecendo na Ásia, Europa ou América Central, não te faz pensar que o Brasil é um país privilegiado? Pena que a população não...

Eu entendo que para tudo as vezes é necessário arriscar sua vida para estudos, ainda mais em se tratando de fenômenos naturais, mas como já sabemos, não tem como prever a força da natureza. 

No meio de tantas catástrofes naturais, me pergunto até quando o ser humano vai ser capaz de continuar. E o pior que não é só a natureza, o próprio ser humano se destrói... ou seja, parece que nós vivemos em meio a tragédias. Mas o mais surpreendente, é como a humanidade consegue se erguer e continuar. 

Há anos se fala sobre o que pode acontecer com as mudanças climáticas, mas enquanto não houver uma devastação terrível,  é como se ninguém acreditasse no que está por vir. 

Pensar em até quando a humanidade permanecerá nesse planeta faz a cabeça explodir, mesmo que demore anos para saber e nós nem vamos mais estar aqui... 

Enfim, embora fascinante, esses fenômenos são terríveis e deixam um rastro de devastação e morte. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10


Comentários